By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Mercado de carne: exportações, reforma tributária e COP 30 moldam setor em 2025 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Mercado de carne: exportações, reforma tributária e COP 30 moldam setor em 2025 
outros

Mercado de carne: exportações, reforma tributária e COP 30 moldam setor em 2025 

Última atualização: 5 de janeiro de 2025 03:30
Published 5 de janeiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Com exportações em alta e novos desafios internacionais, Brasil se prepara para expandir sua presença global e enfrentar questões de sustentabilidade e tributação
Este conteúdo foi originalmente publicado em Mercado de carne: exportações, reforma tributária e COP 30 moldam setor em 2025 no site CNN Brasil.  Macroeconomia, -agencia-cnn-, Agropecuária, Carne Bovina, CNN Brasil Money, COP 30, Exportações, Reforma tributária CNN Brasil

Contents
Leia MaisGoverno federal planeja dobrar abertura de mercados agrícolas até 2026Indústria de carnes de frango e suína do Brasil deve ter recordes em 2024, diz ABPAAgronegócio brasileiro espera aumentar participação na União EuropeiaReforma TributáriaCOP 30 e os desafios de sustentabilidade

Com uma exportação recorde em 2024, o mercado de carne bovina brasileiro tem uma perspectiva positiva para os próximos anos, impulsionado pela infraestrutura e experiência da indústria nacional.

De acordo com dados da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o aumento de 30,4% nas exportações entre janeiro e novembro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023, confirma o crescimento do setor.

No ano passado, o mercado de carne movimentou R$ 13 bilhões com exportações para outros países e pretende ampliar ainda mais sua participação no mercado internacional em 2025, especialmente para países da Ásia, que são responsáveis por quase 30% do consumo global de proteína bovina.

Leia Mais

  • Governo federal planeja dobrar abertura de mercados agrícolas até 2026

    Governo federal planeja dobrar abertura de mercados agrícolas até 2026

  • Indústria de carnes de frango e suína do Brasil deve ter recordes em 2024, diz ABPA

    Indústria de carnes de frango e suína do Brasil deve ter recordes em 2024, diz ABPA

  • Agronegócio brasileiro espera aumentar participação na União Europeia

    Agronegócio brasileiro espera aumentar participação na União Europeia

Roberto Perosa, recém-empossado presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), destaca que, apesar de desafios, como a necessidade de explorar novos mercados, o Brasil continuará ampliando sua produção e presença no comércio global de carne.

“O Brasil já é o maior exportador de carne bovina no mundo e temos alguns desafios ainda, e vamos desbravar novos mercados neste começo de ano, como Japão, Vietnã, Turquia e Coreia do Sul, que correspondem a quase 30% do consumo de carne no mundo”, afirmou.

Perosa mencionou que um acordo com o Japão, que está sendo negociado há mais de 20 anos, está prestes a ser fechado. Em fevereiro, uma comitiva brasileira, juntamente com o Ministério da Agricultura, viajará ao país para finalizar os termos.

Na Turquia, a proposta está em fase de negociação final, com apenas algumas questões técnicas pendentes.

No Vietnã, a burocracia já foi superada e agora resta enviar uma autoridade brasileira para formalizar o acordo. Perosa acredita que esses “desafios” serão superados já no início de 2025.

“O acordo mais atrasado é o da Coreia do Sul, que ainda precisa vencer obstáculos. Mas também há questões internas, como os problemas políticos por lá”, destacou Perosa.

Ele ainda afirmou que o ciclo pecuário no Brasil é positivo, com a disponibilidade de animais para abate, projetando que, pelo menos nos próximos dois anos, o Brasil continuará sendo um grande fornecedor de carne para o mercado global.

Reforma Tributária

Apesar da participação crescente no mercado internacional, o Brasil seguirá abastecendo o mercado interno. Perosa lembra que 75% de toda a carne produzida no país permanece no Brasil.

Olhando para este cenário, reforça que a reforma tributária, que será sancionada nos próximos dias, vai tornar os preços mais “justos” para os consumidores locais.

“Hoje, 75% da carne produzida no Brasil fica no Brasil, somente 25% é exportada. [A reforma] é imprescindível para que a gente possa dar essa opção de refeição acessível para os brasileiros, pois o consumo de carne é cultural. O brasileiro consome muita carne. Isso vai corrigir uma injustiça para o setor e para a cultura brasileira”, afirmou à CNN.

Na regulamentação da reforma tributária, que foi aprovada no fim de 2024 pelos parlamentares, as carnes ficaram com a alíquota zerada na cesta básica brasileira. Apesar de alguns insumos já terem impostos federais negativos, alguns estados cobravam uma alíquota local.

Agora todas as carnes terão desconto para o consumidor final e os bois terão alíquota reduzida, o que pode resultar numa redução significativa dos preços, inclusive de carnes mais nobres, como a picanha – promessa de campanha do presidente Lula.

O presidente da Abiec também ressaltou que a produção de bovinos no Brasil segue em crescimento, o que resultará em uma oferta contínua de carnes, tanto para o mercado interno quanto para o externo.

Segundo a CNA, a expectativa é de que o setor cresça 6,2% em 2025, atingindo R$ 453,3 bilhões, impulsionado pelo aumento na produção de carne bovina.

COP 30 e os desafios de sustentabilidade

A realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP 30, no Brasil, também traz novos desafios para a pecuária brasileira. A pressão aumentou após a COP 29, realizada no Azerbaijão em 2024, não alcançar resultados satisfatórios em financiamento climático.

Entre as prioridades do Brasil está evidenciar as melhores práticas de produção e sustentabilidade. Segundo Perosa, a COP 30 será uma oportunidade para o Brasil se destacar como exemplo das práticas sustentáveis no setor agropecuário.

“Para o Brasil e o setor agropecuário, a realização da COP no país é muito positiva, pois mostrará o que temos feito em termos de integração e sustentabilidade. Estamos programando ter um pavilhão junto com aves e suínos para fazer uma experiência e que possam conhecer melhor o sistema produtivo brasileiro”, afirmou.

Perosa destacou ainda que o Brasil tem um dos sistemas de produção mais extensivos do mundo, com 80% do gado criado a pasto, o que confere ao país uma vantagem competitiva.

O pavilhão conjunto vai mostrar a evolução do setor, incluindo ações das empresas, melhorias genéticas e o fornecimento de bois novos para a China. “Vamos poder mostrar o que está sendo feito para desdizer os radicais que dizem que não está se fazendo nada”, enfatizou.

Força agro: Tocantins e Goiás têm maior potencial de mercado do Brasil

Este conteúdo foi originalmente publicado em Mercado de carne: exportações, reforma tributária e COP 30 moldam setor em 2025 no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Ex-marido de Preta Gil posta homenagem: ‘iluminou minha vida’

Ex-jogador desiste de romance com atriz famosa por considerá-la “muito velha”; saiba quem

“95 % dos consumidores não tem motivo de comemorar nada”, dispara presidente da UPB sobre a Coelba

Homem mata e arranca a língua da irmã na frente da mãe

Ações chinesas fecham perto de máxima desde 2022 com ganhos em terras raras 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Veja o cronograma de pagamento do Bolsa Família em abril no DF

16 de abril de 2025
Regulação do uso de aditivos em cigarros em debate no STF
Maduro deve tomar posse para 3º mandato hoje em meio a contestação internacional 
Antes da vitória, Hugo Motta marcou missa para segunda-feira no Congresso 
Nova frente fria chega a Salvador; veja a previsão
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?