By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Mercado de soja inicia 2026 com oferta recorde e preços sob pressão 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Mercado de soja inicia 2026 com oferta recorde e preços sob pressão 
outros

Mercado de soja inicia 2026 com oferta recorde e preços sob pressão 

Última atualização: 30 de janeiro de 2026 12:16
Published 30 de janeiro de 2026
Compartilhe
Compartilhe

Produção elevada no Brasil e no mundo pode limitar altas nas cotações, enquanto clima, China e área nos EUA seguem no radar do mercado   CNN Money, Agro, agronegócio brasileiro, economia, Soja CNN Brasil

Contents
Leia maisPreços de ovos em janeiro têm menor nível em seis anosMato Grosso lidera exportação de carne bovina em 2025Cacau Show espera ano de recuperação com queda do preço da amêndoa

O mercado de soja inicia 2026 com um cenário de oferta confortável e preços pressionados, reflexo de sucessivas safras robustas e de uma demanda que cresce em ritmo mais moderado. No Brasil, a perspectiva é de mais um recorde de produção, o que reforça a tendência de cotações mais moderadas ao longo do ano. 

A produção brasileira na safra 2025/2026 está estimada em 176,1 milhões de toneladas, volume 2,7% superior ao do ciclo anterior e o maior da história, aponta a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Para a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) essa produção coloca o Brasil em uma posição confortável para ampliar o processamento e a exportação o esmagamento de soja. 

A expectativa é de um aumento de 4,27% no esmagamento do grão este ano, alcançando 61 milhões de toneladas. “Esse volume favorece a oferta, as vendas internas e as exportações de farelo e óleo. Os principais fatores de impulso são o aumento da mistura de biodiesel, que eleva a demanda por óleos e gorduras, e a forte demanda externa por farelo de soja”, diz Daniel Furlan Amaral, diretor de economia e assuntos regulatórios da Abiove. 

Leia mais

  • Preços de ovos em janeiro têm menor nível em seis anos

    Preços de ovos em janeiro têm menor nível em seis anos

  • Mato Grosso lidera exportação de carne bovina em 2025

    Mato Grosso lidera exportação de carne bovina em 2025

  • Cacau Show espera ano de recuperação com queda do preço da amêndoa

    Cacau Show espera ano de recuperação com queda do preço da amêndoa

 Atualmente, o biodiesel absorve uma parte muito importante do óleo de soja vendido no mercado doméstico, representando cerca de 70% da demanda interna pelo produto. 

A maior parte da produção brasileira da soja é exportada. Projeções da Abiove, apontam para vendas externas de 111,5 milhões de toneladas este ano. Já os embarques de farelo devem atingir 24,6 milhões de toneladas e os de óleo quase 1,5 milhão de toneladas. “As exportações e os estoques finais de óleo podem sofrer alterações caso o governo concretize o aumento da mistura obrigatória para B16 ainda este ano”, avalia o executivo da Abiove. 

Nos últimos anos, o consumo interno tem ganhado relevância no Brasil. O esmagamento de soja segue em expansão desde 2023, impulsionado principalmente pela retomada e ampliação da mistura obrigatória de biodiesel. 

Produção global 

No cenário internacional, o mercado de soja atravessa o quarto ano consecutivo de produção mundial superior ao consumo. De acordo com Ana Luiza Lodi, especialista em inteligência de mercado da StoneX, esse desequilíbrio explica o viés mais baixista de preços observado desde o pico de preços em 2022. 

“Após cotações muito elevadas naquele ano, o mercado entrou em um ciclo mais pressionado justamente porque não houve ameaças relevantes à oferta global”, afirma a analista. 

Embora a diferença entre produção e consumo tenha diminuído na safra 2025/2026, o saldo ainda é positivo. Os Estados Unidos já concluíram sua colheita, enquanto o Brasil segue dependente das condições climáticas até março, especialmente em regiões de plantio mais tardio, como o Rio Grande do Sul. Ainda assim, a expectativa predominante é de uma safra cheia. 

Brasil, Estados Unidos e Argentina concentram a maior parte da produção global de soja. Na Argentina, o cenário ainda é de cautela uma vez que regiões importantes, como Córdoba e Buenos Aires, enfrentam condições mais secas. No país vizinho a produção deve recuar levemente em relação ao ciclo anterior, refletindo a redução de área. A estimativa atual aponta para 48,5 milhões de toneladas, contra 50,3 milhões no ano passado. 

“Se não houver surpresas climáticas relevantes, especialmente na América do Sul, o cenário é de continuidade de uma oferta confortável, o que limita movimentos mais fortes de alta nos preços”, avalia Lodi. 

Outro fator decisivo para o cenário global será a definição da área plantada nos Estados Unidos. Na safra 2025/2026, o país cultivou cerca de 32,86 milhões de hectares de soja, abaixo dos 35,33 milhões do ciclo anterior. Para 2026, a expectativa é de recuperação da área, com aumento ainda incerto, mas que pode ser de cerca de 1,6 milhão de hectares. 

Importações chinesas

Do lado da demanda, a China permanece como o principal termômetro do mercado internacional. Embora o crescimento das importações não seja tão acelerado quanto em décadas anteriores, o país segue como o maior comprador global de soja. 

A tendência é de manutenção das compras no Brasil, especialmente no primeiro semestre, período em que o país domina as exportações globais por conta da sazonalidade da colheita. Mesmo acordos pontuais entre China e Estados Unidos não alteraram de forma estrutural esse fluxo. 

“O que guia o mercado é a demanda chinesa. Muitos produtores estão segurando vendas, apostando em uma retomada mais forte das compras”, observa Nathalia Giannetti, responsável pela precificação de grãos do Brasil na Argus. 

No Brasil, as lavouras de Mato Grosso apresentam bom desempenho, apesar de irregularidades nas chuvas. O plantio foi acelerado e as condições gerais são melhores do que no ano passado, embora haja preocupação com possíveis atrasos na janela do milho safrinha e com gargalos logísticos em um ano de produção recorde. 

Além disso, questões estruturais como estoques e capacidade de armazenagem continuam sendo desafios, especialmente em anos de produção recorde, quando a logística se torna ainda mais pressionada. 

 

You Might Also Like

Homem ameaça atirar na cara da ex-mulher na frente do filho

Político polêmico detona Brunna Gonçalves: ‘Vive às custas do que sobrou da Ludmilla’

Enxaqueca afeta 31 milhões de brasileiros e impõe custo bilionário ao país

VÍDEO: Ivete Sangalo coloca Vanessa da Mata para dançar ‘Vampirinha’ em festa com amigos famosos

Na posse de Rotondano, Coronel revela assunto da conversa ao pé do ouvido com Bruno Reis; ASSISTA

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Marquinhos lamenta derrota para o Chelsea na final do Mundial 

13 de julho de 2025
Moraes manda PF liberar a Bolsonaro download de provas do plano de golpe 
Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes inicia nesta segunda em Salvador
Trump fala em Davos um dia após completar 1º ano do mandato na Casa Branca 
Antony é eleito melhor em campo em estreia pelo Real Betis 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?