By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Mercado dos EUA tem caído com medidas de Trump; entenda 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Mercado dos EUA tem caído com medidas de Trump; entenda 
outros

Mercado dos EUA tem caído com medidas de Trump; entenda 

Última atualização: 24 de março de 2025 03:21
Published 24 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

De acordo com analistas, esse cenário ocorre em parte porque os investidores acreditam que o excepcionalismo dos EUA pode ter atingido o pico
Este conteúdo foi originalmente publicado em Mercado dos EUA tem caído com medidas de Trump; entenda no site CNN Brasil.  Macroeconomia, Bolsas dos EUA, CNN Brasil Money, Donald Trump, EUA CNN Brasil

Contents
Leia MaisCrescimento do Brasil em 2025 deve ser menor, diz diretor do Banco MundialBolsas dos EUA fecham estáveis após declarações de Trump sobre tarifasSEC faz mesa redonda sobre criptomoedas enquanto Trump planeja ajustesA perspectiva dos EUA oscila à medida que a Europa se estabilizaUm arranhão no excepcionalismo dos EUA

O mercado de ações dos Estados Unidos tem sido o padrão ouro por décadas. Mas investidores ao redor do mundo estão ficando cada vez mais nervosos com as consequências da agenda econômica do presidente Donald Trump. Isso fez com que os traders buscassem ações na Europa e na Ásia.

Wall Street viu a maior queda na alocação para ações dos EUA já registrada desde que a coleta de dados começou em 1999, de acordo com uma pesquisa do Bank of America. Enquanto isso, a pesquisa mostrou o maior aumento na alocação para ações europeias desde 2021.

Isso ocorre em parte porque os investidores acreditam que o excepcionalismo dos EUA pode ter atingido o pico, escreveram analistas do Bank of America.

Leia Mais

  • Crescimento do Brasil em 2025 deve ser menor, diz diretor do Banco Mundial

    Crescimento do Brasil em 2025 deve ser menor, diz diretor do Banco Mundial

  • Bolsas dos EUA fecham estáveis após declarações de Trump sobre tarifas

    Bolsas dos EUA fecham estáveis após declarações de Trump sobre tarifas

  • SEC faz mesa redonda sobre criptomoedas enquanto Trump planeja ajustes

    SEC faz mesa redonda sobre criptomoedas enquanto Trump planeja ajustes

Depois que o índice S&P 500 disparou nos últimos dois anos, alguns investidores já estavam incertos sobre as perspectivas para mais um ano de destaque. Mas agora, a abordagem de Trump ao comércio e à política externa está contribuindo para uma ampla mudança na percepção dos investidores sobre a estabilidade dos mercados dos EUA.

“Parece haver uma mudança radical no sentimento geral dos investidores”, disse David Russell, chefe global de estratégia de mercado da TradeStation.

O Dow Jones subiu 32 pontos nesta sexta-feira (21), ou 0,08%. O S&P 500 mais amplo ganhou 0,08% e o Nasdaq Composite subiu 0,52%. O rali do fim do dia ajudou o S&P 500 e o Nasdaq a quebrar uma sequência de quatro semanas de perdas.

O S&P 500 caiu cerca de 4% este ano, ficando atrás de índices ao redor do mundo que também apresentaram ganhos, incluindo China, Europa e México.

A perspectiva dos EUA oscila à medida que a Europa se estabiliza

Os mercados anseiam por certeza e estabilidade, e a perspectiva dos EUA está cada vez mais em desacordo com esse cenário, disse Peter Ricchiuti, professor sênior de finanças na Freeman School of Business da Universidade Tulane.

“Os EUA têm sido [o lugar] onde todos queriam colocar dinheiro”, ele disse. “E agora isso está realmente perturbando o mundo inteiro em termos de clareza.”

Dados recentes destacam essa divergência: um índice que mede a incerteza da política econômica dos EUA por mês atingiu seu nível mais alto em março desde a pandemia da Covid-19. O Federal Reserve disse na última quarta-feira (19) em uma declaração que “a incerteza em torno da perspectiva econômica aumentou”.

Ricchiuti afirmou que os investidores podem estar preocupados com o impacto das políticas de Trump em relação a tarifas e imigração no crescimento econômico dos EUA.

Grandes empresas dos EUA também estão sinalizando turbulências à frente. A FedEx ( FDX ) caiu 6,4% nesta sexta-feira depois que a empresa de encomendas cortou sua orientação e reduziu sua previsão de lucros este ano.

“Nossa perspectiva revisada de lucros reflete fraqueza e incerteza contínuas na economia industrial dos EUA”, disse John Dietrich, diretor financeiro da FedEx Corporation, em uma declaração.

“Embora esperássemos que o presidente Trump fizesse das tarifas um pilar fundamental de sua agenda política, o tamanho das tarifas, juntamente com um plano de implementação aleatório, criou turbulência no mercado e dificultou o planejamento futuro das empresas”, disseram analistas da Baird em uma nota enviada na última quinta-feira (20).

Enquanto os investidores estão lidando com o desconforto nas perspectivas para a economia dos EUA, o cenário na Europa surgiu como relativamente estável de uma perspectiva de investimento. A mudança da administração Trump na política externa em relação à Ucrânia foi um catalisador para a Europa se concentrar em gastos com defesa, impulsionando as ações europeias.

Na Alemanha, a mudança política impulsionou esperanças por uma transformação econômica. O chanceler em espera Friedrich Merz foi bem-sucedido em impulsionar um plano histórico para aumento de gastos com defesa, dando um impulso às previsões de crescimento econômico.

“Embora isso esteja sendo feito em reação às políticas dos EUA, oferece benefícios econômicos significativos para a Alemanha”, disse Kristina Hooper, estrategista-chefe de investimentos da Invesco, em uma nota recente.

O índice DAX da Alemanha subiu 15% este ano.

“A questão é se a política de Trump, que é um pouco mais isolacionista, realmente desbloqueia um novo regime para investimentos internacionais”, disse Ross Mayfield, estrategista de investimentos da Baird.

Um arranhão no excepcionalismo dos EUA

O S&P 500 e o Nasdaq caíram em território de correção neste mês, com queda de mais de 10% em relação às suas máximas recordes. O S&P recuou do território de correção, mas caiu 7,8% em relação à sua máxima recorde.

Embora as tarifas de Trump tenham abalado os mercados, outros fatores estão sustentando o fraco desempenho.

As ações de tecnologia que impulsionaram o mercado dos EUA em 2024 estão começando o ano com dificuldades.

Todas as ações de tecnologia do “Magnificent Seven”, exceto a Meta ( META ), estão no vermelho até agora neste ano. Alphabet (GOOG), Amazon (AMZN), Apple (AAPL), Nvidia (NVDA) e Tesla (TSLA) estão todas em baixa de mais de 10% este ano. A Microsoft (MSFT) apresentou queda de 7%.

Em janeiro, o modelo de IA da DeepSeek pegou investidores e o Vale do Silício desprevenidos e enviou ondas de choque pelo mercado dos EUA, levantando questões sobre se o boom da IA ​​valeu o dinheiro investido nele. A fabricante chinesa de veículos elétricos BYD tem tentado consolidar seu lugar como uma concorrente ferrenha da Tesla de Elon Musk, cujo preço das ações já despencou quase 40% este ano.

O governo chinês também aprovou em 16 de março um “plano de ação especial” para estimular os gastos do consumidor na economia em resposta às tarifas de Trump. As ações na China dispararam este ano. O índice Hang Seng de Hong Kong ganhou 18%.

O desempenho das ações não reflete o valor de uma economia em um nível absoluto, disse Russell, da TradeStation. A economia dos EUA ainda é muito mais forte do que a da Europa e totalmente mais confiável do que a da China, e há muito tempo é um erro apostar contra a América.

No entanto, as primeiras semanas do segundo mandato de Trump foram muito distantes do boom pró-negócios que os investidores esperavam quando ele foi reeleito em novembro.

Maioria dos empreendedores teme cenário econômico em 2025

Este conteúdo foi originalmente publicado em Mercado dos EUA tem caído com medidas de Trump; entenda no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Adolescente de 16 anos é resgatada de cárcere privado após 7 dias

Homem faz médica, mulher e criança reféns em hospital de Mauá, em SP 

‘Careca do INSS’ pode não comparecer para prestar depoimento em CPMI

Conheça o primeiro bispo negro nascido em Salvador

Vitor Roque brilha, e Palmeiras goleia o Internacional pelo Brasileirão 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Jogadores do Flamengo sofrem tentativa de assalto e carro de goleiro é alvejado; saiba detalhes

8 de maio de 2025
IF Baiano abre processo seletivo para quase 4 mil vagas em 14 unidades do interior; saiba como se inscrever
Coreia do Norte diz que Coreia do Sul fez disparos de advertência 
Bruna Marquezine revela futuro nas novelas: “Uma coisa incerta”
Funcionário é afastado após ser flagrado trocando socos com cliente em supermercado de Salvador
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?