A Mercedes-Benz trouxe de volta ao mercado brasileiro um dos nomes mais tradicionais do seu portfólio de extrapesados: o Axor. Agora com visual renovado, mais tecnologia embarcada e motorização atualizada para atender ao Proconve P8 (equivalente ao Euro 6), o caminhão estreia nas versões Axor 2038 4×2, com 380 cv, e Axor 2545 6×2, com 450 cv.
A Mercedes divulgou apenas os preços de lançamento, válidos para o primeiro mês: R$ 698.000 para o Axor 2038 e R$ 739.000 para o Axor 2545. A autonomia, segundo a marca, é próxima à do Actros, referência em consumo entre os pesados da linha. A expectativa é emplacar mais de mil unidades até o fim de 2025.

O motor é o Mercedes-Benz OM 460 de 13 litros, já adequado à norma Euro 6, que substitui o antigo 12 litros da geração anterior. Ele é combinado com o câmbio automatizado PowerShift 3 Advanced, de 12 marchas, que oferece três modos de condução (Standard, Econômico e Power) e promete trocas mais rápidas, com foco em conforto e eficiência. O sistema de freios traz o Top Brake como item de série, com Retarder opcional.
No visual, o novo Mercedes Axor segue a identidade dos caminhões rodoviários da Mercedes-Benz, com nova grade frontal, para-choque mais largo e faróis que agora podem ser halógenos ou em LED, com proteção. A cabine Leito está disponível nas configurações de teto alto ou baixo, ambas com suspensão pneumática.

No interior, destaque para o novo quadro de instrumentos com visor digital e equipamentos como volante multifuncional, banco pneumático com 11 regulagens e o túnel central com 20 cm de altura, que melhora a ergonomia. Geladeira, partida por botão e chave inteligente são itens disponíveis, dependendo da configuração. A Mercedes diz também ser possível instalar um banheiro, acessório disponível para o Actros, caso o cliente queira.
O chassi é o mesmo do Actros, com CMT de até 68 toneladas. Entre as possibilidades de aplicações estão baú, graneleiro, sider, cegonheiro, prancha e tanque. A suspensão metálica e a quinta roda reforçada complementam o conjunto com robustez.

A segurança também foi reforçada com freio eletrônico EBS, ABS, ESC, ASR, Hill Holder e luz de freio de emergência ESS. A linha ainda tem suporte completo de peças, serviços, manutenção programada, programa de fidelidade Mercedes Club e plataforma de conectividade Fleetboard.

–