Produtos de conectividade óptica da Corning estão entre os componentes essenciais para suportar as enormes demandas de computação e transmissão de dados em data centers Negócios, CNN Brasil Money, Inteligência Artificial, Meta CNN Brasil
A Meta, empresa controladora do Facebook, pagará à Corning, fabricante do Gorilla Glass, até US$ 6 bilhões nos próximos anos em um acordo para que esta forneça cabos de fibra óptica para data centers de IA da Meta, anunciaram as empresas nesta terça-feira (27).
A Corning fornecerá fibra óptica avançada, cabos e produtos de conectividade para a Meta, ao mesmo tempo que expandirá a capacidade de produção na Carolina do Norte, inclusive na fábrica de cabos em Hickory, onde a Meta será o principal cliente.
Os produtos de conectividade óptica da Corning estão entre os componentes essenciais para suportar as enormes demandas de computação e transmissão de dados em data centers.
A crescente demanda por parte de grandes clientes de tecnologia, como a Meta, a Microsoft e o Google da Alphabet, impulsionou uma alta de mais de 84% nas ações da Corning em 2025.
A CNBC Internacional, que divulgou a notícia em primeira mão, afirmou que a Meta fará pagamentos à Corning até 2030.
A Meta tem investido agressivamente na expansão da infraestrutura de data centers, em uma corrida para implementar tecnologias de IA competitivas.
O acordo com a Corning também reforça o esforço das gigantes da tecnologia para aumentar a capacidade de produção nacional sob a administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A gigante das redes sociais, que tem enfrentado dificuldades na corrida da inteligência artificial no Vale do Silício, comprometeu-se a investir cerca de US$ 600 bilhões em infraestrutura tecnológica e empregos nos EUA nos próximos três anos.
No início deste mês, a empresa também anunciou a iniciativa “Meta Compute” para expandir a infraestrutura de IA e supervisionar a frota global de data centers e parcerias com fornecedores.
O acordo ajudará a Corning a atingir a projeção de aumentar os níveis de emprego na Carolina do Norte em 15% a 20% e a manter a força de trabalho de mais de 5.000 pessoas no estado, apontaram as empresas.
“Juntamente com a Meta, estamos fortalecendo as cadeias de suprimentos nacionais e ajudando a garantir que data centers avançados sejam construídos usando inovação norte-americana”, declarou Wendell Weeks, presidente-executivo da Corning.
Tanto a Meta quanto a Corning devem divulgar os resultados trimestrais na quarta-feira (28).

