By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Metapneumovírus (HMPV): entenda os riscos do vírus que preocupa autoridades
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Metapneumovírus (HMPV): entenda os riscos do vírus que preocupa autoridades
outros

Metapneumovírus (HMPV): entenda os riscos do vírus que preocupa autoridades

Última atualização: 8 de janeiro de 2025 19:58
Published 8 de janeiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O aumento no número de infecções respiratórias na China nas últimas semanas tem preocupado as autoridades de saúde. Nesta terça-feira (7/1), o Ministério da Saúde declarou que está acompanhando o surto de metapneumovírus humano (HMPV) e mantém comunicação com a autoridade sanitária chinesa. Embora não haja um alerta internacional para o HMPV, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que há relatos de hospitais superlotados.

Contents
Com notícias direto da ANVISA e da ANS, o JOTA PRO Saúde entrega previsibilidade e transparência para grandes empresas do setor. Conheça!O que está acontecendo na ChinaO que é Metapneumovírus (HMPV)?Qual o diagnóstico e tratamento?Inscreva-se no canal de notícias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões do país!Prevenção

O HMPV é um vírus respiratório comum, que pode circular com facilidade entre o período do inverno e da primavera. Segundo a OMS, a maioria das pessoas infectadas apresenta sintomas leves, similares aos de um resfriado comum, mas há casos raros de hospitalização devido a pneumonia ou bronquite. As autoridades chinesas alegam que o surto recente de infecções respiratórias não está fora do usual e desmente as alegações de superlotação no sistema de saúde local.

Para o coordenador-geral de Vigilância da Covid-19, Influenza e outros Vírus Respiratórios do Ministério da Saúde, Marcelo Gomes, mesmo com o baixo risco de uma pandemia, é necessário reforçar as medidas de controle. Ele afirma que a imunização contra a Covid-19 e a gripe é uma das maneiras mais eficazes de prevenção.

Com notícias direto da ANVISA e da ANS, o JOTA PRO Saúde entrega previsibilidade e transparência para grandes empresas do setor. Conheça!

“As vacinas contra Covid-19 e influenza continuam sendo eficazes contra formas graves, reduzindo o número de hospitalizações e óbitos pelas variantes em circulação. Além disso, o uso de máscaras por pessoas com sintomas gripais e resfriados ajuda a diminuir a transmissão de todos os vírus respiratórios, inclusive o metapneumovírus”, explicou Gomes, em nota publicada pela pasta.

O que está acontecendo na China

Segundo os dados mais recentes do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China (CDC da China), houve um aumento vertiginoso das infecções respiratórias agudas nas últimas semanas, com detecções de gripe sazonal, rinovírus, RSV e metapneumovírus (HMPV). O monitoramento do CDC sobre os casos de síndrome gripal identificou que os principais patógenos do surto — organismos que podem causar infecções — foram o vírus da gripe, metapneumovírus humano (HMPV) e rinovírus.

As autoridades chinesas destacaram que o aumento dos casos está dentro das expectativas projetadas para o período do inverno no hemisfério norte. Mas um relatório aponta que há aumento nos casos ambulatoriais de gripe e de metapneumovírus humano (HMPV), com casos crescentes em crianças menores de 14 anos. Os casos de rinovírus estão em queda.

Para a OMS, já era esperado um aumento nos casos de infecções nos países do hemisfério norte durante as últimas semanas. No entanto, a entidade acredita que a circulação dos vírus poderá apresentar desafios ao sistema de saúde dos países.

O que é Metapneumovírus (HMPV)?

O metapneumovírus foi identificado pela primeira vez em 2001, por cientistas holandeses. Com a capacidade de infectar as vias respiratórias superiores e inferiores, o primeiro registro do HMPV no Brasil é de 2004. Segundo o Ministério da Saúde, trata-se de um patógeno conhecido no mundo e, geralmente, apresenta sintomas leves, como síndrome gripal.

Porém, o órgão pondera que há casos em que o paciente apresenta síndrome respiratória aguda grave, com necessidade de internação. Os sintomas podem piorar em pacientes adultos com sistema imunológico fraco, crianças e pessoas idosas.

De acordo com a American Lung Association, entidade dos EUA com foco em pesquisas sobre saúde respiratória: “Mesmo que um histórico de asma, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), enfisema ou qualquer outra doença pulmonar não torne uma pessoa mais propensa a contrair a doença, essas condições podem tornar os sintomas mais graves caso a infecção ocorra. Isso também é verdade para pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos, como pacientes em tratamento de quimioterapia ou que passaram por transplante de órgãos.”

Qual o diagnóstico e tratamento?

A contaminação por HMPV pode acontecer a partir de uma série de fatores. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC dos EUA) afirma que as pessoas podem ser infectadas pelo contato com secreções (seja por tosse ou espirro) e pelo contato com pessoas ou áreas contaminadas.

O período de incubação — tempo entre o primeiro contato com o HMPV e o surgimento dos sintomas — é estimado entre 3 e 6 dias. Nos casos com sintomas mais leves, a doença desaparece sozinha, durando entre 2 e 5 dias.

Inscreva-se no canal de notícias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões do país!

Em situação de piora, com a sensação de falta de ar, tosse severa e dores no peito, é necessário procurar um médico. O profissional deverá analisar os sintomas, observando o histórico do paciente e, a partir dos exames laboratoriais — como o teste PCR —, apresentar o melhor tratamento. Ainda não há um tratamento antiviral específico ou vacina para o HMPV.

Nos raros casos de hospitalização, às vezes é necessária a realização de uma broncoscopia, um exame das vias aéreas por meio de uma pequena câmera inserida nos pulmões.

Prevenção

Segundo o Ministério da Saúde, a imunização contra influenza e Covid-19 ainda são as principais formas de cuidado para infecções respiratórias causadas por vírus como o HMPV. Como a principal forma de contaminação é pelo contato, também é indicado seguir as normas de precaução, como evitar contato com pessoas infectadas e sempre lavar as mãos.

Para pessoas que tenham sido contaminadas pelo vírus, é necessário evitar a disseminação, seja evitando tossir e espirrar com a boca descoberta ou tocando e compartilhando itens possivelmente contaminados. Utilizar máscaras de proteção e lavar bem as mãos também ajudam a conter a circulação do vírus.

Desde dezembro de 2024, a imunização contra Covid-19 passou a fazer parte do calendário nacional de vacinação de gestantes e idosos. Os esquemas vacinais para cada público estão detalhados no site do Ministério da Saúde.

You Might Also Like

Líderes europeus foram convidados para reunião entre Trump e Zelensky 

Furacão Erin ganha força e se torna um dos mais rápidos da história 

Torcida do Athletico-PR atira sinalizadores no campo e jogo é encerrado 

Felca fala de vídeo-denúncia no “Altas Horas” e web elogia: “Craque do ano” 

Com direito a golaço relâmpago, Bahia bate Corinthians fora de casa em semana de polêmicas com o Timão

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

“A Múmia” ganhará novo filme com diretor de “Morte do Demônio”; saiba mais 

20 de dezembro de 2024
Coreia do Norte sofre baixas em massa na guerra da Ucrânia, dizem Estados Unidos 
Fazer seguro de um carro antigo é quase impossível e requer atenção
Al-Hilal x Al-Gharafa: horário e onde assistir ao jogo da Champions da Ásia 
Herbário da USP preserva mais de 270 mil espécies 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?