By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Meteoros chineses: carros e marcas que passaram rápidos demais pelo Brasil
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Meteoros chineses: carros e marcas que passaram rápidos demais pelo Brasil
outros

Meteoros chineses: carros e marcas que passaram rápidos demais pelo Brasil

Última atualização: 1 de agosto de 2025 14:16
Published 1 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Alguns carros e marcas tiveram passagens tão rápidas pelo mercado brasileiro quanto meteoros, que não duram mais do que apenas alguns segundos no céu e caem na Terra após, no máximo, um minuto. São inúmeros os casos, mas os chineses representam grande maioria, seja pelo desconhecimento do mercado local, por produtos que não agradam ou por fatores vindos da própria China.

Contents
SeresCaoa Chery Tiggo 3XLifanJAC T80MG (Morris Garage)LandwindNeta Auto
  • Relacionadas
  • NotíciasSem pagar salários, Neta Auto entra em recuperação judicial na China13 jun 2025 – 16h06
  • NotíciasGoverno antecipa imposto para elétricos e prorroga isenção para a BYD30 jul 2025 – 17h07
  • Carros elétricosGWM anuncia novo CEO da Ora e prepara o reposicionamento da marca29 jun 2025 – 11h06

Selecionamos alguns casos de “meteoros chineses” que já passaram pelo Brasil e que, talvez, você nem se lembre.

Seres

No final de 2021, a Seres iniciou suas aparições no Brasil durante eventos de carros eletrificados. Na ocasião, o SF5, um SUV médio elétrico, foi testado por QUATRO RODAS, mesmo antes da estreia oficial da marca no mercado brasileiro, que só ocorreria anos depois, em junho de 2023. As operações se iniciaram com veículos comerciais e, um mês depois, a marca lançou o SUV elétrico Seres 3.

Seres 3
Seres 3Seres/Divulgação

Inicialmente, os planos eram de vender carros apenas pela internet, mas voltaram atrás e inauguraram três lojas (duas em São Paulo e uma no Rio de Janeiro), uma delas na famosa Avenida Europa, em São Paulo, e que foi fechada em dois meses.

Em setembro do mesmo ano, chegou a vez do Seres 5. Ele era, na prática, uma versão elétrica do SF5 testado por nós anos antes, que tinha um motor a combustão com extensor de alcance. Pouco tempo depois, as operações da marca começaram a ruir. Em 2024, apenas oito carros foram vendidos e, a partir daí, a marca passou a prometer uma reformulação nas operações, com seguidos adiamentos, até o encerramento das operações. O último ato foi o leilão de unidades “encalhadas” do Seres 3 por 23% do valor original.

Seres 5 BEV
Seres 5 BEVFernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Caoa Chery Tiggo 3X

Em junho de 2021, a Caoa Chery lançou o Tiggo 3X, uma evolução do Tiggo 2 com direito a um fraco motor 1.0 turbo de 102 cv (utilizado apenas por ele no país). Em maio de 2022, um ano após o início das vendas do modelo, ele foi descontinuado junto ao encerramento das atividades da chinesa na fábrica de Jacareí (SP).

Tiggo 3x
Tiggo 3XFernando Pires/Quatro Rodas

Lifan

A passagem da chinesa Lifan nem foi tão rápida assim, mas foi bastante discreta. Ela estreou no Brasil em 2010, com o sedã médio 620 (algo como uma cópia do Toyota Corolla) e o hatch compacto 320 (este uma cópia descarada do Mini Cooper). Passados os anos, a marca lançou modelos como o sedã 530, o SUV grande X80 e o médio X60 que, em 2014, chegou a ser o carro chinês mais vendido do Brasil.

Porém, com dívidas de mais de R$ 23 bilhões na matriz, na China, a marca foi à falência em todo o mundo, em 2021. No Brasil, a operação ainda em funcionamento no ano anterior (2020), tinha carros zero quilômetro de 2018 nas poucas lojas restantes. Eram exemplares do Lifan X80, que havia sido lançado naquele ano e só teve um lote importado ao Brasil.

x80
X80 tem design imponente, mas pouco originalChristian Castanho/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

JAC T80

O SUV grande da JAC Motors durou três anos no mercado e teve cerca de 150 unidades vendidas durante o período. Ele chegou em fevereiro de 2019 ostentando alguns títulos que, hoje, seriam relevantes: foi o carro chinês mais caro e tecnológico do país, além de o SUV de sete lugares mais em conta do mercado. O T80 inha motor 2.0 turbo de 210 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem, e deixou de ser vendo no início de 2022.

JAC T80
JAC T80Henrique Rodriguez/Quatro Rodas

MG (Morris Garage)

De origem britânica, mas já controlada pelos chineses, a MG apareceu no Brasil em 2010, durante o Salão do Automóvel de São Paulo. Em 2011, inaugurou concessionárias e passou a vender os “diferentões” MG 550 e MG6, ambos com motor 1.8 turbo de 170 cv. As importações, feitas pelo Forest Group, foram interrompidas em 2013 após o fracasso nas vendas.

Mas o tempo passou e a MG tem visto outra oportunidade no Brasil. Ela deverá voltar ainda em 2025 sob operação da chinesa SAIC, com o hatch médio elétrico MG4, de até 435 cv de potência, e o ES5, um SUV médio também elétrico, de 170 cv. Detalhes a respeito da nova operação brasileira ainda são escassos.

MG6 1.8 Turbo - ed. 8/2011
<span class=”hidden”>–</span>Marcos Camargo/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Landwind

No auge das cópias, em 2014, a Landwind (cujo nome já demonstra uma “aproximação” de Land Rover) chegou ao Brasil com o SUV X8, equipado com motor 2.0 aspirado de origem Mitsubishi e com apenas 120 cv de potência. O design misturava traços de Outlander, Pajero e alguns Subaru, em uma óbvia inspiração japonesa.

A importadora ficava no Rio de Janeiro e não há informações concretas sobre até quando a marca durou no mercado brasileiro, mas dados mostram que as pouco mais de 200 unidades registradas do X8 no Brasil não têm fabricação mais recente do que 2013. Muitas das unidades, inclusive, têm como registro um motor 2.4, nunca oficializado.

Landwind X8
Landwind X8Landwind/Divulgação

Neta Auto

Pertencente a Hozon New Energy Automobile, a Neta Auto (ou apenas Neta) anunciou sua estreia no Brasil para setembro de 2024. O início das operações não aconteceu no prazo previsto e foi adiado para novembro do mesmo ano, quando os modelos Aya e X tiveram suas pré-vendas abertas ao público. O esportivo elétrico GT chegaria depois, em fevereiro de 2025.

Neta X 500 Luxury
Neta X 500 LuxuryFernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Em janeiro deste ano, inaugurou sua primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), prometendo até uma recompensa em dinheiro a quem recomendasse os seus carros. Porém, sua matriz passa por maus momentos financeiros na China, com atrasos de salários e dívidas, que podem levá-la à falência. Isso, junto ao baixo volume de vendas no Brasil (foram pouco mais de 50 unidades vendidas desde a estreia), tem tornado a operação insustentável.

Ainda não há um encerramento oficial das operações brasileiras, uma vez que a marca reforça, de tempos em tempos, que não sairá do país e busca novos investidores. Por outro lado, o site da Neta tem aparecido constantemente “em manutenção” e as redes sociais foram excluídas. Meses atrás, o mesmo ocorria com as mídias, que foram retomadas. Agora, porém, voltam a sair do ar.

carros neta
<span class=”hidden”>–</span>Neta/Divulgação
Publicidade

You Might Also Like

STF forma maioria e determina direito de recusa de transfusão de sangue por religião

“Covardia do CV”: Mãe da Diaba Loira foi morta pelo Comando Vermelho pouco antes da filha; veja vídeo

Pedro brilha, e Flamengo derrota Internacional pelo Brasileirão 

Rússia também precisa de garantias de segurança, diz enviado de Putin 

Vídeo: Policial leva soco e cai durante confusão entre torcidas de Santos e Vasco

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Filha de Cocielo e Tata ganha festa luxuosa de “A Pequena Sereia”; veja 

18 de abril de 2025
MP pede ao DF Legal liberação do funcionamento do Colégio Pódion
Grupos pedem pela proibição do uso e venda de restos ancestrais; entenda 
Virginia mostra umbigo após cirurgia de retirada de hérnia; veja 
Presidente da FIEB revela como a Bahia tem se articulado para mitigar os impactos do tarifaço; descubra
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?