Ex-jogador da Seleção Argentina, técnico do Boca Juniors morreu nesta quarta (8), aos 69 anos Futebol Internacional, Argentina (seleção), CNN Esportes, Copa do Mundo, Futebol internacional, Miguel Ángel Russo CNN Brasil
A menos de um ano para a disputa da Copa do Mundo de 2026, os fãs de futebol já estão ansiosos para ver a bola rolar. E também, é claro, pelo lançamento do álbum de figurinhas do Mundial.
Para o colecionador desavisado ou estreante, é importante saber o seguinte: sempre tem algum jogador que, apesar de estar no álbum, não vai disputar a Copa. Os motivos para isso são variados: lesões, cortes por opção técnica, discussão entre atleta e treinador às vésperas do torneio…
Uma das “vítimas” desse fenômeno foi o argentino Miguel Ángel Russo, técnico do Boca Juniors que morreu na noite desta quarta-feira (8), aos 69 anos.
Russo consta no álbum de figurinhas da Copa do Mundo de 1986, na qual a Argentina conquistaria o bicampeonato mundial. Entretanto, o então meio-campista acabou cortado da convocação final e não disputou a competição.

O mesmo aconteceu com o goleiro Ubaldo Fillol e o meia Juan Barbas, que estão no álbum, mas não fizeram parte da lista final do técnico Carlos Bilardo.
Para muitos na imprensa, o corte de Russo foi uma surpresa, uma vez que ele havia jogado cinco das seis partidas das Eliminatórias. Inclusive, marcou um gol na vitória sobre a Venezuela por 3 a 0, em Buenos Aires, um ano antes da Copa.
Décadas depois, em uma longa entrevista à Revista El Gráfico, Miguel Ángel Russo falou sobre a não convocação para o Mundial.
“Bilardo me chamou, foi difícil até para ele. Mas me disse uma frase chave: ‘Você vai me entender quando for treinador’. E foi a verdade, quando mudei de lugar entendi um monte de coisas. Foi um dia difícil, porque era o aniversário da minha mulher e tinha cinquenta pessoas na minha casa”, declarou em 2003.
Perguntado se Bilardo teria se equivocado ao não convocá-lo, Russo respondeu com a classe que o caracterizou ao longo da carreira.
“Nunca o julguei. Creio que foi uma decisão correta.”
-
1 de 9Miguel Ángel Russo com o Boca Juniors na Copa do Mundo de Clubes • Andy Lyons – FIFA/FIFA via Getty Images
-
2 de 9Miguel Ángel Russo, técnico do Boca Juniors, durante entrevista coletiva em Miami • Hector Vivas – FIFA/FIFA via Getty Images
-
3 de 9Miguel Ángel Russo em seu último jogo pelo Boca Juniors, contra o Central Córdoba, em 21 de setembro • Marcelo Endelli/Getty Images
-
-
4 de 9Miguel Ángel Russo é apresentado em junho ao lado do atual presidente do Boca Juniors, Juan Román Riquelme • Sebastián Rodeiro/Getty Images
-
5 de 9Miguel Ángel Russo levou o San Lorenzo às semifinais do Argentino • Marcelo Endelli/Getty Images
-
6 de 9Miguel Ángel Russo como técnico do Rosario Central na Sul-Americana de 2024 • Mateo Occhi/Getty Images
-
-
7 de 9Miguel Ángel Russo como técnico do Rosario Central, em 2023 • Marcos Brindicci/Getty Images
-
8 de 9Miguel Ángel Russo sorri ao lado de Carlos Tévez em jogo do Boca Juniors, em 2020 • Alejandro Pagni – Pool/Getty Images
-
9 de 9Miguel Ángel Russo ao lado de Ramon Díaz antes da final da Libertadores de 2018, entre Boca Juniors e River Plate, no Santiago Bernabéu • Matthias Hangst/Getty Images
-