By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Minerais estratégicos estarão no radar e Brasil aposta em parcerias, diz presidente da COP30
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Minerais estratégicos estarão no radar e Brasil aposta em parcerias, diz presidente da COP30
outros

Minerais estratégicos estarão no radar e Brasil aposta em parcerias, diz presidente da COP30

Última atualização: 18 de agosto de 2025 20:32
Published 18 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, disse que os minerais estratégicos serão tema importante das discussões da conferência do clima neste ano, que será realizada em Belém (PA). O embaixador frisou que o Brasil foca em impulsionar a cadeia de valor dos minerais e deve aproveitar boas relações regionais e sua posição internacional para impulsionar a agenda.

“É uma agenda razoavelmente nova, mas que já tem sido dito de maneira muito clara que o Brasil não quer, de novo, apenas produzir e exportar sem nenhum tipo de enriquecimento de toda essa cadeia”, afirmou durante o evento Diálogos da COP30, promovido pelo JOTA em Brasília, nesta segunda-feira (18/8).

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Segundo o embaixador, o tema será uma “grande oportunidade” para o país e o governo deve preparar uma legislação “bem pensada” sobre o assunto. Corrêa do Lago também comentou sobre a dimensão geopolítica da distribuição dos minérios, que estão presentes em um número reduzido de países. A China é um dos principais depósitos no mundo, mas há também grande concentração na América Latina. De acordo com o embaixador, “o Brasil não quer se descolar dos vizinhos” e a agenda terá que ser “boa para toda a região”.

Assista à íntegra da entrevista:

Além do âmbito regional, para o embaixador, a capacidade de diálogo do Brasil em um aspecto internacional mais amplo deve beneficiar o país na agenda. “Somos um dos poucos países com relações abertas com praticamente todos os demais”, avaliou. “Essa nossa dimensão de boa relação com os demais países, acho que vai ter um efeito extremamente positivo no desenvolvimento da legislação e das cadeias produtivas e é muito importante conservar essa nossa capacidade”, declarou.

Corrêa do Lago participou do Diálogos da COP30, evento do JOTA centrado nas preparações para a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU). Também participaram subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Cloves Benevides; a secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Tatiana Rosito; e o secretário nacional de Mudança do Clima, Aloísio Lopes Pereira de Melo.

Há expectativa de avanço em relação às discussões sobre combustíveis sustentáveis de aviação (SAFs), considerados uma das principais soluções para reduzir emissões em um dos setores mais difíceis de descarbonizar, na conferência em Belém. Segundo o presidente da COP30, o maior entrave para ampliar a produção e o uso desses combustíveis está relacionado à forma como se contabiliza o carbono emitido e evitado em sua cadeia produtivo e reflete também a geopolítica do setor. Países que não possuem condições de produzir seus próprios biocombustíveis tendem a resistir a regras mais favoráveis, dificultando a expansão dessa alternativa.

Apesar disso, ele vê na COP30 a oportunidade de ampliar a coalizão de países interessados, destacando que a agenda pode beneficiar não só o Brasil, mas também outras grandes economias agrícolas, como a Índia, maior produtora de açúcar do mundo.

O embaixador também chamou atenção para a necessidade de olhar a transição energética a partir da lógica econômica. Ele destacou que os SAFs oferecem não apenas uma resposta climática, mas também uma oportunidade de geração de renda e competitividade para países produtores. “A solução é boa do ponto de vista do clima e do ponto de vista econômico, mas não agrada a todos. Por isso, precisamos ser mais convincentes que o outro lado”, disse.

Questionado sobre o que tornaria a COP30 bem sucedida, o presidente da edição brasileira da cúpula que disse que o evento terá que ter “muitos sucessos”, mas destacou o fortalecimento do multilateralismo, que, segundo ele, “anda razoavelmente maltratado”.

You Might Also Like

Tereos vende Usina Andrade para a Viralcool 

Ministério da Saúde aprova lista de 56 oncológicos na Rename

Lenda do esqui sofre acidente uma semana antes das Olimpíadas de Inverno 

Epstein abusou de menor após ela revelar violência anterior, diz FBI 

Caso Master: veja íntegra de depoimento do diretor do BC 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Mortes por gripe mais que dobram em SP com cobertura vacinal abaixo da meta 

5 de julho de 2025
Fabricante de chips Biren Techno salta 76% em estreia na bolsa de Hong Kong 
Adolescente de 14 anos é perseguido e morto a tiros ao deixar salão de beleza na Bahia
Veja números de Dembélé, eleito o melhor jogador do mundo 
Ford Mustang Dark Horse vem ao Brasil com versão ainda mais potente 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?