O Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) vai reservar 3% das unidades habitacionais subsidiadas pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) exclusivamente para pessoas em situação de rua. A medida foi oficializada por meio de uma portaria interministerial assinada em 22 de abril e representa um marco na política habitacional brasileira ao incluir um dos segmentos mais vulneráveis da população.
De acordo com o ministro das Cidades, Jader Filho, as moradias destinadas a esse público serão totalmente gratuitas. Além da garantia de habitação, o programa prevê ações integradas de reintegração social, como apoio para inserção no mercado de trabalho, acesso à educação, serviços de saúde e acolhimento especializado.
Nesta primeira fase, a expectativa é disponibilizar mil unidades habitacionais em 38 municípios prioritários, entre eles todas as capitais estaduais e cidades com mais de mil pessoas cadastradas como “sem moradia” no Cadastro Único (CadÚnico). A seleção dos beneficiários dará prioridade a famílias com crianças, mulheres, pessoas trans, indígenas, idosos e pessoas com deficiência.
O Minha Casa, Minha Vida já responde por mais da metade dos lançamentos imobiliários no país, sendo uma das principais ferramentas de estímulo à economia e ao emprego no setor da construção civil. Segundo Jader Filho, o programa teve sua meta ampliada para 2,5 milhões de unidades habitacionais, com a possibilidade de alcançar até 3 milhões de contratos — superando as metas originalmente estabelecidas pelo governo federal.
Municípios contemplados na primeira etapa da nova medida:
- Aracaju (SE)
- Belém (PA)
- Belo Horizonte (MG)
- Boa Vista (RR)
- Brasília (DF)
- Campinas (SP)
- Campo Grande (MS)
- Cuiabá (MT)
- Curitiba (PR)
- Feira de Santana (BA)
- Florianópolis (SC)
- Fortaleza (CE)
- Foz do Iguaçu (PR)
- Goiânia (GO)
- Guarulhos (SP)
- João Pessoa (PB)
- Joinville (SC)
- Juiz de Fora (MG)
- Macapá (AP)
- Maceió (AL)
- Manaus (AM)
- Natal (RN)
- Osasco (SP)
- Palmas (TO)
- Porto Alegre (RS)
- Porto Velho (RO)
- Recife (PE)
- Rio Branco (AC)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Salvador (BA)
- Santos (SP)
- São José do Rio Preto (SP)
- São José dos Campos (SP)
- São Luís (MA)
- São Paulo (SP)
- Teresina (PI)
- Uberlândia (MG)
- Vitória (ES)
O post Minha Casa, Minha Vida destina 3% das moradias para pessoas em situação de rua em 38 municípios apareceu primeiro em LFTV.