By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Ministério diz que verba para gestão Tarcísio comprar câmeras para PM ainda depende de aval 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Ministério diz que verba para gestão Tarcísio comprar câmeras para PM ainda depende de aval 
outros

Ministério diz que verba para gestão Tarcísio comprar câmeras para PM ainda depende de aval 

Última atualização: 6 de dezembro de 2024 23:46
Published 6 de dezembro de 2024
Compartilhe
Compartilhe

Segundo o Ministério da Justiça, para a liberação da verba para São Paulo falta exatamente a fase de “análise do mérito”, em que será analisado se o programa de câmeras adotado pelo estado segue as diretrizes e a norma técnica da pasta
Este conteúdo foi originalmente publicado em Ministério diz que verba para gestão Tarcísio comprar câmeras para PM ainda depende de aval no site CNN Brasil.  Política, -agencia-estado-, PM (Polícia Militar), Tarcísio de Freitas CNN Brasil

Contents
Leia MaisEstados devem ter autonomia para aumentar penas? Assista a “O Grande Debate”“Nosso discurso tem peso”, diz Tarcísio sobre ações da polícia“Me arrependo muito da postura reativa que eu tive”, diz Tarcísio sobre câmeras corporais

Horas após o governo do estado de São Paulo divulgar, na quinta-feira (5), que havia sido selecionado para receber R$ 27,8 milhões do Ministério da Justiça e Segurança Pública para comprar 2.000 câmeras corporais para a Polícia Militar e que a “liberação do recurso reconhece o alinhamento do programa estadual (de uso das câmeras corporais) às diretrizes federais”, o Ministério da Justiça emitiu nota informando que o processo seletivo ainda não acabou e que, portanto, a entrega da verba não está garantida.

Questionado pela reportagem nesta sexta-feira (6), o governo paulista afirmou em nota que o programa de câmeras portáteis da PM de São Paulo “cumpre a legislação vigente” e “está em linha com as diretrizes do Ministério da Justiça”. “A proposta estadual foi habilitada no edital e aguarda a conclusão do processo”, diz o texto.

Leia Mais

  • Estados devem ter autonomia para aumentar penas? Assista a “O Grande Debate”

    Estados devem ter autonomia para aumentar penas? Assista a “O Grande Debate”

  • "Nosso discurso tem peso", diz Tarcísio sobre ações da polícia

    “Nosso discurso tem peso”, diz Tarcísio sobre ações da polícia

  • "Me arrependo muito da postura reativa que eu tive", diz Tarcísio sobre câmeras corporais

    “Me arrependo muito da postura reativa que eu tive”, diz Tarcísio sobre câmeras corporais

Em 28 de maio, o Ministério da Justiça publicou uma portaria sobre o uso de câmeras corporais por agentes públicos de segurança. O documento permite tanto o uso de equipamentos que gravam ininterruptamente como aqueles que dependem do acionamento pelo policial. Mas, afirma que “os órgãos de segurança pública deverão adotar, preferencialmente”, o modo de gravação ininterrupto.

Segundo o Ministério da Justiça, para a liberação da verba para São Paulo falta exatamente a fase de “análise do mérito”, em que será analisado se o programa de câmeras adotado pelo estado segue as diretrizes e a norma técnica do ministério.

“Durante essa fase, critérios mais rigorosos e detalhados serão aplicados, exigindo o rigoroso alinhamento com as diretrizes do governo federal. Esse alinhamento busca garantir a padronização e a eficácia no uso das câmeras corporais, promovendo integração tecnológica e protocolos operacionais uniformes. As propostas que não atenderem aos requisitos serão desclassificadas”, afirma a nota do Ministério da Justiça.

Além de São Paulo, outros oito Estados foram selecionados para receber recursos no valor total de R$ 102 milhões, destinados à aquisição de câmeras corporais para as Polícias Militares: Acre, Alagoas, Distrito Federal, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima. Todas terão que se submeter à próxima etapa, antes de receber a verba. A análise deve ser concluída até 15 de janeiro, e a partir de então os recursos serão liberados.

O que pode atrapalhar a conclusão do processo de obtenção da verba é o modelo de câmera adotado pela gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Em maio, o governo paulista lançou edital e comprou novas câmeras, com tecnologia diferente da usada até então: no novo modelo, o policial pode interromper a gravação, o que era impossível no equipamento anterior. Para especialistas, esse recurso compromete a eficácia do aparelho, já que, se quiser praticar irregularidades sem ser flagrado, o agente pode desligar a câmera.

Antes crítico do uso de câmeras corporais, Tarcísio de Freitas mudou de posição agora, em meio a uma série de casos recentes de violência policial – num deles, um PM lançou um homem de cima de uma ponte, na capital.

“A questão das câmeras: eu era uma pessoa que estava completamente errada nessa questão. Eu tinha uma visão equivocada, fruto da experiência pretérita que tive, que não tem nada a ver com a questão da segurança pública. Hoje, estou absolutamente convencido de que é um instrumento de proteção da sociedade, do policial. Vamos não só manter, mas ampliar o programa”, afirmou o governador na quinta-feira.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ministério diz que verba para gestão Tarcísio comprar câmeras para PM ainda depende de aval no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Suco de pitaya: veja os benefícios e como preparar combinações saudáveis 

Cuiabá x Goiás: horário e onde assistir ao jogo da Série B 

Setor já vê impacto negativo para empresas low cost com PL das Bagagens 

Prescrição intercorrente: como lei de 2021 extingue milhares de processos de cobrança

Recurso de Bolsonaro contra condenação por golpe começa a ser julgado hoje 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Turista de 26 anos morre durante tragédia na Igreja de São Francisco de Assis

5 de fevereiro de 2025
Premiê da Espanha diz que causa do apagão é inconclusiva 
“Não foi fácil para ele”: Xabi Alonso revela bastidores com Rodrygo no Real 
Brasileirão: Ceará busca primeira vitória na Série A contra o Grêmio 
Término com Vini Jr faz Virginia desabafar: “Não tem tempo de sofrer” 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?