Em entrevista à CNN, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, falou sobre o crescimento expressivo no número de passageiros e sobre a modernização das frotas Mercado, -transcricao-de-videos-, Aeroportos, Aviação, COP30, economia, Ministério de Portos e Aeroportos, Turismo CNN Brasil
Em entrevista à CNN, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), falou sobre o setor de aviação brasileiro ser o segundo maior mercado mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. O crescimento significativo nos últimos anos tem sido impulsionado principalmente pela expansão da frota de jatos executivos e aeronaves de pequeno porte.
O volume de passageiros demonstra essa expansão expressiva. Segundo o ministro, o país registrou, em 2022, 98 milhões de passageiros e o setor deve alcançar, em 2025, mais de 128 milhões de passageiros, representando um aumento de 30 milhões de brasileiros utilizando o transporte aéreo em menos de três anos.
O setor turístico brasileiro apresenta crescimento médio superior a 10%, com o turismo internacional registrando aumento de mais de 12% nos últimos dois anos e meio.
“Para fomentar ainda mais o desenvolvimento, foi estabelecido um programa de financiamento que disponibilizará R$ 4 bilhões em crédito para as companhias aéreas adquirirem novas aeronaves e modernizarem suas frotas”, afirma Silvio Costa Filho.
O cenário atual mostra sinais positivos de recuperação das principais empresas aéreas do país. A Latam, por exemplo, anunciou a aquisição de cerca de 70 aeronaves da Embraer, demonstrando a retomada dos investimentos no setor.
“Além disso, houve uma redução de aproximadamente 22% no custo do combustível de aviação nos últimos três anos”, pontua o ministro.
Silvio Costa Filho destaca que o planejamento estratégico para os próximos 5 a 10 anos inclui não apenas a expansão da frota, mas também o aumento de voos internacionais conectando o Brasil aos Estados Unidos, Europa e Arábia Saudita.

