Ministros do governo Lula, Jader Filho e Renan Filho, além do ministro do TCU Bruno Dantas, participam do Fórum Esfera 2025 Política, Bruno Dantas, Congresso Nacional, Governo Lula, Jader Filho CNN Brasil
Os ministros dos Transportes, Renan Filho, e das Cidades, Jader Filho, defenderam o corte de benefícios tributários em participação nesta sexta-feira (6) no Fórum Esfera 2025. As falas acontecem às vésperas da divulgação pela equipe econômica do governo de um pacote fiscal.
O primeiro a criticar os benefícios fiscais foi o ministros dos Transportes. Para Renan, o ideal seria delimitar prazos para a avaliação da eficiência das renúncias. “O Brasil precisa, assim como precisa avaliar política pública, avaliar o gasto tributário […] então cortar o gasto tributário é fundamental”, disse.
Jader Filho afirmou que há “distorções” neste tipo de benefício no país e indicou que estas renúncias não podem se tornar “muletas” para segmentos da economia. “[O incentivo] não pode ser pra vida toda. Precisamos compreender que a sociedade não pode pagar pra um determinado setor econômico do Brasil sem ter um benefício em volta”, afirmou.
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, também defendeu a revisão de benefícios. Segundo Dantas, as análises do TCU mostram que os benefícios tributários são “a forma menos transparente de se incentivar a economia”.
Como mostrou a CNN, faz parte do “cardápio” fiscal da equipe econômica o corte de benefícios fiscais, que pode ter novidades neste domingo após a reunião de líderes partidários.