Após revogação da Magnitsky, clima é de otimismo Política, Estados Unidos, Lei Magnitsky, STF (Supremo Tribunal Federal) CNN Brasil
Depois que os Estados Unidos voltaram atrás na aplicação da Lei Magnitsky, ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) têm expectativa de que seus vistos para o país sejam revalidados.
A avaliação é de que este seria, naturalmente, “o passo seguinte” do presidente norte-americano, Donald Trump, nas negociações com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Trump recuou primeiro no tarifaço que havia imposto em julho a alguns produtos brasileiros. Em seguida, anunciou o fim das sanções da Magnitsky para o ministro Alexandre de Moraes e sua esposa.
Agora, há clima de otimismo com a volta dos vistos. Embora minimizem os efeitos da suspensão no cotidiano, os ministros afirmam que um novo recuo de Trump é “simbólico” e fortalece o tribunal.
As sanções haviam sido impostas por Trump como retaliação ao Supremo, devido ao avanço da investigação da trama golpista contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e a decisões sobre as big techs.
A leitura dos magistrados também é de que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o blogueiro Paulo Figueiredo saem fragilizados da empreitada nos EUA contra o governo brasileiro.

