By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Missão da Índia flagrou explosão solar que quase afetou a Terra; entenda 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Missão da Índia flagrou explosão solar que quase afetou a Terra; entenda 
outros

Missão da Índia flagrou explosão solar que quase afetou a Terra; entenda 

Última atualização: 15 de junho de 2025 05:30
Published 15 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Estudo relata uma CME acompanhada por poderosas explosão solar, observadas em 16 de julho de 2024 pela missão solar indiana Aditya-L1  Tecnologia, Agência Espacial, Eclipse Solar, radiação solar CNN Brasil

Contents
Leia MaisRachadura na África pode dar origem a um novo oceano no planetaComo se tornar um astronauta? Entenda os requisitos da NasaOndas sísmicas revelam possível água líquida no interior de MarteOs riscos das ejeções da massa coronalImportância da missão da Índia para exploração do Sol

Uma das maiores ameaças naturais à Terra, especialmente para nossa infraestrutura tecnológica, são as chamadas CMEs, sigla em inglês para Ejeções de Massa Coronal, grandes explosões de plasma e campos magnéticos ejetados pelo Sol.

Expelidas da coroa solar, essas aparentes “bolas de fogo” são compostas de plasma, um gás que está tão quente e energizado, que seus átomos se separaram em partículas carregadas eletricamente.

Incorporada neste ano ao time de missões espaciais que monitoram constantemente o Sol, a Aditya-L1, da agência espacial indiana (ISRO), relatou recentemente o início de uma CME massiva, usando seu Coronógrafo de Linha de Emissão Visível (Velc).

Leia Mais

  • Rachadura na África pode dar origem a um novo oceano no planeta

    Rachadura na África pode dar origem a um novo oceano no planeta

  • Como se tornar um astronauta? Entenda os requisitos da Nasa

    Como se tornar um astronauta? Entenda os requisitos da Nasa

  • Ondas sísmicas revelam possível água líquida no interior de Marte

    Ondas sísmicas revelam possível água líquida no interior de Marte

Publicada na revista The Astrophysical Journal Letters, em novembro de 2024, a pesquisa relata a captura da ejeção coronal pelo Velc no dia 16 de julho, iniciada às 10h08 (horário de Brasília).

Segundo o primeiro autor do artigo, R. Ramesh, do Instituto Indiano de Astrofísica, a CME teve origem do lado do Sol votado para o nosso planeta, explicou ele à BBC.

Felizmente, “em meia hora de viagem, ela foi desviada e seguiu em outra direção, passando por trás do Sol. Como estava muito distante, não teve impacto no clima da Terra”, concluiu o astrofísico.

Os riscos das ejeções da massa coronal


Representação artística de um sol ativo que liberando uma ejeção de massa coronal (CME) • Nasa

Pesquisador chefe do Velc, o professor Ramesh destacou à publicação britânica que o estudo das CMEs, também chamadas de “solar flares” (explosões solares), é um dos objetivos científicos mais importantes da missão solar indiana.

Compostas por partículas eletricamente carregadas, as CMEs chegam a pesar até um trilhão de quilos e alcançar velocidades de até 3 mil km por segundo ao viajar. Segundo Ramesh, elas podem seguir em qualquer direção, aí incluído o nosso planeta.

“Agora imagine essa enorme bola de fogo rumando para a Terra. Em sua velocidade máxima, levaria apenas cerca de 15 horas para percorrer os cerca de 150 milhões de quilômetros que separam o Sol da Terra“, alerta o pesquisador.

Embora raramente representem uma ameaça direta à vida humana (pois a atmosfera e o campo magnético da Terra nos protegem), as tempestades solares, explosões solares e ejeções de massa coronal impactam frequentemente o ambiente espacial próximo ao nosso planeta.

As possíveis consequência incluem interferência nas comunicações, danos em equipamentos eletrônicos de satélites, perturbações nos sistemas de navegação e problemas com as redes elétricas.

Embora indiretos, os impactos seriam consideráveis, explica Ramesh. “Hoje, nossas vidas dependem totalmente de satélites de comunicação, e as CMEs podem derrubar a internet, linhas telefônicas e comunicações por rádio. Isso poderia levar ao caos absoluto”, avalia o professor.

Importância da missão da Índia para exploração do Sol


Ilustração dos cinco pontos de Lagrange entre o Sol e a Terra • ISRO

Após esse “primeiro resultado significativo” da Aditya-L1, os cientistas indianos esperam que novas descobertas ajudem a proteger os quase oito mil satélites e as redes elétricas dos efeitos de eventos solares perigosos.

Para os autores da pesquisa, a monitoração constante do Sol em tempo real permitiria identificar uma tempestade solar ou uma CME e proteger os equipamentos, desligando-os antes de eventuais impactos.

Isso é possível porque a Aditya-L1 observa o Sol de uma posição privilegiada, o ponto de Lagrange L1, uma localização única no espaço onde a gravidade do Sol e da Terra se equilibram, permitindo que a nave permaneça em uma espécie de “estacionamento natural”.

De sua posição relativamente estável, a Aditya-L1 observa o Sol de forma contínua, mesmo durante eclipses e ocultações, permitindo estudos científicos detalhados e previsões eficientes

Ramesh explica que, quando observamos o Sol da Terra, vemos apenas a fotosfera, uma bola de fogo alaranjada que é a superfície do astro, ou seja, sua porção mais brilhante.

Segundo o professor, o coronógrafo da Índia leva vantagem sobre as demais missões solares porque consegue reproduzir as mesmas condições de um eclipse total, quando a Lua passa entre a Terra e o Sol e bloqueia a fotosfera.

“O nosso tem um tamanho que permite imitar o papel da Lua, ocultando artificialmente a fotosfera do Sol e proporcionando à Aditya-L1 uma visão ininterrupta da coroa solar 24 horas por dia, 365 dias por ano”,

Já o coronógrafo da missão Nasa-ESA, explica Ramesh, é maior, e com isso acaba ocultando não só a fotosfera, mas também partes da “corona”, o que impede a detecção da formação de uma CME gerada na região encoberta.

“Com o Velc, conseguimos estimar precisamente o momento em que uma ejeção de massa coronal começa e a direção que ela segue”, gaba-se o pesquisador.

Ouro e metais preciosos do núcleo da Terra vazam até superfície

 

You Might Also Like

IBGE: 77% dos trabalhadores que usam ônibus passam até 2h em trânsito

Águas Claras e Planaltina ficam sem energia nesta sexta-feira

Congresso do Peru aprova impeachment da presidente Dina Duarte 

Saiba o que abre e o que fecha no DF no feriado de 12 de outubro

Nobel da Paz: entenda como funciona e a política por trás do prêmio 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Suspeito de tráfico é preso com réplica de fuzil e drogas no Lobato

19 de junho de 2025
Bruna Biancardi curte post enigmático sobre traição de Neymar; confira
BBB 25: “Estou ficando estressado”, dispara Diego Hypólito após sister receber punição
Rogerio Ceni vibra com classificação do Bahia na Copa Libertadores: “Meu próximo sonho”
Nick Jonas assiste a “Moana 2” em aniversário de casamento: “Coração cheio” 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?