By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: “Missão Gênesis”: Trump lança programa para promover pesquisas com IA 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > “Missão Gênesis”: Trump lança programa para promover pesquisas com IA 
outros

“Missão Gênesis”: Trump lança programa para promover pesquisas com IA 

Última atualização: 24 de novembro de 2025 22:33
Published 24 de novembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Novo projeto prevê uso da inteligência artificial para aprimorar pesquisas nas áreas da saúde, energia e manufatura  Internacional, avanço tecnológico, Donald Trump, EUA, IA, tecnologia CNN Brasil

Contents
Leia maisEUA concentram caças em Porto Rico em meio à tensão com a VenezuelaPetro diz que não apoia Maduro, mas rejeita invasão na VenezuelaTrump recebeu a opção de conversar diretamente com Maduro, dizem fontesMissão Gênesis

A Casa Branca lançou nesta segunda-feira (24) um novo programa que permitirá aos laboratórios nacionais do Departamento de Energia colaborar com empresas de tecnologia e acadêmicos no uso da inteligência artificial para impulsionar a pesquisa científica.

Através da chamada “Missão Gênesis”, o Departamento de Energia dos EUA desenvolverá uma nova plataforma de IA que utiliza dados científicos federais para treinar modelos e agentes de IA destinados à pesquisa científica.

O projeto reforça o foco do presidente americano Donald Trump em IA em seu segundo mandato, após a apresentação, em julho, de um amplo pacote de iniciativas e recomendações políticas denominado “Plano de Ação para IA”.

A Missão Genesis visa aproveitar o progresso das indústrias de tecnologia e negócios em IA e aplicá-lo à pesquisa científica nas áreas de saúde, energia, manufatura e outras, afirmou o Secretário de Energia, Chris Wright, em uma teleconferência com jornalistas na segunda-feira (24).

Ele também disse que o programa reduziria os preços da energia para os consumidores, um desafio crucial, visto que os investimentos em IA aumentaram este ano.

Leia mais

  • EUA concentram caças em Porto Rico em meio à tensão com a Venezuela

    EUA concentram caças em Porto Rico em meio à tensão com a Venezuela

  • Petro diz que não apoia Maduro, mas rejeita invasão na Venezuela

    Petro diz que não apoia Maduro, mas rejeita invasão na Venezuela

  • Trump recebeu a opção de conversar diretamente com Maduro, dizem fontes

    Trump recebeu a opção de conversar diretamente com Maduro, dizem fontes

 

Os laboratórios do Departamento de Energia (DoE) vêm realizando pesquisas em diversas áreas, desde energia e saúde até materiais aplicados e ciência quântica, há décadas.

Mas uma nova plataforma, fruto dessa iniciativa, permitirá que os laboratórios do DoE, empresas privadas e instituições acadêmicas compartilhem informações com mais facilidade.

O projeto ajudará os pesquisadores a aplicar inteligência artificial em áreas como física e química.

“O setor privado lançou a inteligência artificial em grande escala, mas com um foco um pouco diferente: na linguagem, nos negócios, nos processos e nos serviços ao consumidor”, disse Wright.

“O que estamos fazendo aqui é simplesmente redirecionar esses esforços para focar na descoberta científica e nos avanços da engenharia.”

Missão Gênesis

Segundo o secretário de Energia dos EUA, uma parte fundamental para alcançar esse objetivo é abrir o acesso aos conjuntos de dados dos laboratórios nacionais do Departamento de Energia (DoE), que incluem instalações como o Laboratório Nacional de Ames, o Laboratório Nacional de Argonne e o Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, entre muitos outros.

Segundo um documento informativo da Casa Branca, a plataforma permitirá que “diversas agências federais de pesquisa” e “o setor privado” colaborem para “vencer e se manter à frente na corrida da IA”.

As principais áreas de atuação do programa incluem biotecnologia, materiais críticos, energia de fissão e fusão nuclear, exploração espacial, ciência da informação quântica e semicondutores e microeletrônica.

As gigantes da tecnologia já vêm trabalhando mais de perto com o Departamento de Energia dos EUA.

A Nvidia e a Oracle anunciaram uma parceria em outubro para construir supercomputadores para o Laboratório Nacional de Argonne.

A fabricante de computadores Dell também está desenvolvendo um supercomputador para uso no Laboratório Berkeley, de acordo com um anúncio feito em maio. A Missão Genesis foi concebida para facilitar mais acordos desse tipo.

Empresas de tecnologia e acadêmicos também vêm pesquisando o uso de IA na saúde há anos; o Google lançou uma família de modelos de IA otimizados para o setor de saúde em 2023.

Mas o impulso para usar IA na pesquisa científica também surge num momento em que a tecnologia ainda enfrenta o problema das alucinações, ou seja, a tendência da tecnologia de inventar coisas.

A diretiva também aborda uma questão crítica levantada pelo boom da IA: o impacto que isso pode ter nas redes de energia.

Os custos residenciais de eletricidade estão aumentando, com o preço médio da eletricidade nos Estados Unidos subindo 13% desde 2022.

Os data centers, que são essenciais para alimentar serviços de IA e treinar modelos de IA, devem consumir aproximadamente de 6,7% a 12% da eletricidade dos EUA em 2028, um aumento em relação aos 4,4% em 2023, de acordo com um relatório do Departamento de Energia.

Wright afirmou que o programa “tornaria nossa rede elétrica mais eficiente e reverteria os aumentos de preços que enfureceram os cidadãos americanos”.

Mas fazer isso não será uma tarefa fácil; as redes elétricas já precisam de atualizações e manutenção, especialmente diante de eventos climáticos severos.

E a velocidade com que a IA está avançando pode tornar cada vez mais difícil para o setor de energia acompanhar o ritmo, à medida que as gigantes da tecnologia investem bilhões em novos centros de dados.

 

You Might Also Like

“Três Graças”: casal Lorena e Juquinha chama atenção da web; veja 

Presidente do PL no Ceará diz que partido vai repensar aliança com Ciro 

Alcolumbre cancela sabatina de Messias e critica ausência de envio da indicação pelo governo

Muniz prega cautela sobre projeto que limita eventos na Barra; vereador pressiona aprovação

Defensoria Pública do DF dará apoio jurídico a crianças em creches

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Fuvest divulga resultado de pedidos de isenção de taxa para Vestibular 2026 

4 de agosto de 2025
AGORA: Final da Libertadores sofre mudança de horário; saiba porque
Zagueiro do futebol holandês entra na mira do Vitória; saiba quem
Estado de SP dará isenção de IPVA apenas para Toyota Corolla e Corolla Cross
Virginia posta buquê de flor misterioso após pedido de desculpa de Vini Jr. 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?