A plataforma Trama Afetiva está com inscrições abertas para oficina sobre o tema que acontece entre os dias 28 e 31 de outubro, em São Paulo Lifestyle, #CNNPop, Moda, moda sustentável CNN Brasil
Com a proximidade da 30ª Conferência das Partes para o Clima (COP 30), que busca discutir soluções para a crise climática, a plataforma Trama Afetiva está com inscrições abertas para a oficina de moda regenerativa, que acontece entre os dias 28 e 31 de outubro, no Espaço Cultural Publica, na Galeria Metrópole, em São Paulo.
Ao todo, serão selecionados 15 participantes para cinco dias de oficinas criativas e práticas colaborativas, com direito a ajuda de custo individual. As inscrições são válidas para estudantes e profissionais interessados nos processos de criação de design e moda sob o viés da circularidade e regeneração.
Com o processo imersivo, os participantes irão desenvolver peças autorais a partir da ressignificação de resíduos têxteis, especialmente os náilons de guardas-chuvas descartados, principal matéria prima da plataforma. Os resultados serão apresentados no Brasil Eco Fashion Week 2025, com exposição e desfile, além do lançamento do livro TRAMA AFETIVA: Costuras para Futuros Possíveis.

À CNN, Jackson Araujo, idealizador da Trama Afetiva, reforça que é importante trazer a moda para o centro das discussões da COP30 como forma de reconhecer que vestir-se é também um ato político, ambiental e social. “A moda está entre as indústrias que mais impactam o planeta, do uso de recursos naturais à geração de resíduos, mas também é uma poderosa ferramenta de regeneração, comunicação e transformação cultural”.
“Quando a gente fala de moda, falamos de território, de trabalho, de ancestralidade e de futuros possíveis. O Brasil tem uma oportunidade única de mostrar ao mundo que existe uma moda comprometida com o bem-viver, com o saber artesanal e com a economia circular”, acrescenta.
Moda de mãos dadas com a responsabilidade ambiental
Jackson diz ainda que equilibrar as exigências do mercado com a urgência ambiental exige uma mudança profunda na mentalidade dos criadores.
“Não se trata apenas de adaptar o sistema, mas de redesenhar suas bases, questionar o que produzimos, como produzimos, por quem e para quem. O caminho está em colocar a regeneração no centro do negócio, substituindo a lógica do lucro rápido pela do impacto positivo”, reflete.
“Acreditamos em modelos colaborativos que unem design, saberes tradicionais e inovação social. É possível gerar valor econômico com responsabilidade, quando o produto nasce de relações éticas e de cadeias transparentes. O futuro da moda (que já chegou!) está em transformar o mercado: que se sustente não pelo excesso, mas pela coerência entre propósito, pessoas e planeta”, adiciona.
Atividades abertas ao público
Para aqueles que não forem selecionados, a programação também contempla outras atividades abertas ao público, com conteúdo programático voltado para aprendizagem colaborativa sobre design, moda e empreendedorismo em reinvenção têxtil, ou seja, o processo de transformar resíduos ou materiais inúteis e descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade.
Os encontros vão reunir nomes da cena, do design e da sustentabilidade como Alexandre Heberte, Aline Matulja, Jorge Feitosa, Laura Cruz, Maria Gabrielly Dantas, Monica Picavea, Nina Coimbra, Thais Losso, Siodhui entre outros.
SERVIÇO
Trama Afetiva – Imersão Cultural em Moda Regenerativa
- Data: 28 a 31 de outubro
- Local: Espaço Cultural Publica – Av. São Luis, 187, Galeria Metrópole, República, São Paulo
- Inscrições via formulário