By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Módulo Athena desliga um dia após pousar na superfície da Lua 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Módulo Athena desliga um dia após pousar na superfície da Lua 
outros

Módulo Athena desliga um dia após pousar na superfície da Lua 

Última atualização: 8 de março de 2025 12:34
Published 8 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Intuitive Machines confirma que veículo espacial pousou de lado, comprometendo operações planejadas para missão de busca por água na região polar sul do satélite natural
Este conteúdo foi originalmente publicado em Módulo Athena desliga um dia após pousar na superfície da Lua no site CNN Brasil.  Tecnologia, -cnn-international-, -traducao-ia-, Astronomia, Lua, Nasa CNN Brasil

Contents
Leia MaisEstrelas rápidas sugerem buraco negro massivo na Grande Nuvem de MagalhãesJá vivemos em um dos futuros descritos pela ficção científica, diz pesquisaSondas Voyager desligam instrumentos para seguir explorando espaço profundoDesafios do pouso na lua

A Intuitive Machines, empresa sediada em Houston que deveria realizar uma histórica missão de busca por água no polo sul lunar, anunciou na sexta-feira (7) que seu módulo de pouso Athena desligou apenas um dia após chegar à superfície lunar.

Esperava-se que o Athena operasse por cerca de 10 dias antes de desligar, quando a noite lunar caísse sobre o local de pouso da nave em Mons Mouton, um platô que fica a cerca de 160 quilômetros do polo sul. Mas fotografias enviadas pelo módulo antes de desligar confirmaram que o veículo está deitado de lado.

Leia Mais

  • Estrelas rápidas sugerem buraco negro massivo na Grande Nuvem de Magalhães

    Estrelas rápidas sugerem buraco negro massivo na Grande Nuvem de Magalhães

  • Já vivemos em um dos futuros descritos pela ficção científica, diz pesquisa

    Já vivemos em um dos futuros descritos pela ficção científica, diz pesquisa

  • Sondas Voyager desligam instrumentos para seguir explorando espaço profundo

    Sondas Voyager desligam instrumentos para seguir explorando espaço profundo

“Com a direção do sol, a orientação dos painéis solares e as temperaturas extremamente frias na cratera, a Intuitive Machines não espera que o Athena recarregue”, disse a empresa em comunicado. “A missão foi concluída e as equipes continuam avaliando os dados coletados durante toda a missão.”

A Intuitive Machines, no entanto, destacou que, embora o Athena não tenha operado conforme o planejado, o módulo conseguiu operar brevemente e transmitir dados após o pouso. Isso tornou a missão o “pouso lunar e operações de superfície mais ao sul já realizados.”

A Intuitive Machines também informou que o Athena foi “capaz de acelerar vários marcos do programa e da carga útil, incluindo o conjunto PRIME-1 da Nasa, antes que as baterias do módulo se esgotassem.” Não está claro se isso significa que o PRIME-1, que é uma broca que deveria perfurar a superfície lunar em busca de água, conseguiu operar, coletar dados ou usar seus sensores para analisar o solo.

A empresa não abordou especificamente outras cargas úteis que estavam a bordo do módulo Athena. Mas a Lunar Outpost, com sede no Colorado, que forneceu um rover de quatro rodas que deveria sair do módulo cerca de seis horas após o pouso de quinta-feira, disse em uma publicação na plataforma X que não conseguiu fazer o desdobramento.

Alguns dos instrumentos científicos e tecnológicos a bordo do Athena conseguiram operar durante o trânsito para a Lua e em órbita lunar antes do pouso de ontem, disseram funcionários da Nasa e da Intuitive Machines em uma coletiva de imprensa na quinta-feira (6).

Tim Crain, diretor de tecnologia da Intuitive Machines, destacou que o Athena capturou imagens em close-up da região do polo sul da Lua, chamando-as de um desenvolvimento empolgante que ajudará os cientistas a compreender melhor essa área repleta de crateras da Lua.

Desafios do pouso na lua

O desligamento prematuro do Athena lembra a última missão lunar da Intuitive Machines, que colocou um módulo chamado Odysseus na mesma região acidentada do polo sul em fevereiro de 2024.

O Odysseus também pousou de lado, mas conseguiu operar por cerca de seis dias, embora suas antenas estivessem apontadas em uma direção desfavorável, dificultando a coleta de grandes quantidades de dados.

A empresa também revelou na sexta-feira (7) que conseguiu determinar que o Athena pousou a cerca de 250 metros do local de pouso pretendido. Em uma coletiva de imprensa na quinta-feira (6) sobre o status do Athena, funcionários da Intuitive Machines haviam dito apenas que o local exato de pouso do veículo era desconhecido, mas provavelmente não havia pousado dentro de uma zona de 50 metros de largura que a empresa havia estabelecido como alvo.

A Intuitive Machines desenvolveu o módulo lunar Athena como parte do programa Commercial Lunar Payload Services da Nasa, no qual a agência distribui contratos de preço fixo relativamente baratos para empresas do setor privado em um esforço para estimular a inovação e reduzir o custo de enviar veículos de exploração robótica para a Lua.

Na coletiva de imprensa de quinta-feira (6), Nicky Fox, administradora associada da Diretoria de Missão Científica da Nasa, foi questionada sobre essa abordagem e se a Nasa estava repensando seu compromisso com missões de baixo custo.

Em sua resposta, Fox observou que a Nasa tem numerosas missões científicas e de exploração em andamento — incluindo o módulo lunar Blue Ghost da Firefly Aerospace, empresa sediada em Cedar Park, Texas. O explorador robótico está operando próximo ao equador lunar após um pouso bem-sucedido em 2 de março.

“Nos reunimos e celebramos os sucessos uns dos outros e nos solidarizamos com os desafios”, disse Fox.

A Intuitive Machines analisará cuidadosamente os dados do Athena nos próximos 30 dias em um processo chamado de “hot wash”, disse o CEO da empresa, Steve Altemus, na quinta-feira.

“Preparamos um conjunto de recomendações sobre o que deu certo, o que deu errado, o que precisa ser consertado para a próxima missão”, disse Altemus.

A empresa planejava lançar uma terceira missão de pouso, chamada IM-3, daqui a aproximadamente um ano. Mas Altemus sugeriu que isso pode mudar enquanto a empresa busca um contrato para satélites que possam retransmitir dados da Lua.

Webb observa caos em torno do buraco negro central da Via Láctea

Este conteúdo foi originalmente publicado em Módulo Athena desliga um dia após pousar na superfície da Lua no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Deborah Secco lança vibrador que promete elevar o prazer feminino: “Sem julgamentos”

Suspeita de matar o pai, mulher nua em praia de SP tem prisão decretada 

Luciano Huck surpreende com opinião sobre vídeo de Felca; assista

Dino suspende efeito de atos estrangeiros no Brasil, inclusive aplicação da Lei Magnitsky

Ofertas do dia: smart TVs da Samsung e LG com até 56% de desconto

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Avião da British Airways pousa no aeroporto de Heathrow após incêndio 

21 de março de 2025
Lucas Halter admite atenção dividida após falhas pelo Botafogo: “Vontade já era de estar no Vitória”
Ex-árbitro analisa atuação do VAR em lance polêmico de expulsão no BaVi
Michelle: Bolsonaro passa por “cirurgia longa” e possui “muitas aderências” 
Professor de judô é preso por exploração sexual em Minas Gerais 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?