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Montadoras vão processar GWM e BYD por preços praticados no Brasil

Última atualização: 27 de janeiro de 2025 19:14
Published 27 de janeiro de 2025
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Durante uma apresentação preliminar sobre as vendas de 2024, ainda em dezembro, a Anfavea apresentou com preocupação a informação de que as importações superaram as exportações pela primeira vez desde 2015. Foram 463.000 unidades importadas contra 403.000 exportadas. E esse resultado está diretamente associado à chegada de novas marcas chinesas no Brasil, como BYD e GWM. As importações da China cresceram 317% em 2024, totalizando 175.000 unidades.

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Esse crescimento exponencial provocou as marcas com fábricas no Brasil, que entraram com pedido de averiguação de prática de dumping contra empresas chinesas que estão comercializando veículos importados no País. E as principais investigadas serão BYD e GWM. Ambas venderam, respectivamente, 76.800 e 29.200 carros eletrificados em 2024 – representando 60% de todos os eletrificados importados.

Concessionária BYD

O dumping se caracteriza quando produtos são vendidos a preços inferiores ao custo de produção, prática que pode prejudicar a competitividade e o equilíbrio do mercado local.

O processo será encaminhado para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) via Anfavea, representando 25 montadoras do setor automotivo.

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A denúncia deve seguir os mesmos critérios usados pela União Europeia, em setembro de 2023, contra fabricantes chineses que estariam praticando dumping. Em outubro de 2024 a Europa aumentou a tarifa de importação de veículos elétricos em até 38,1%. 

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Questionada por QUATRO RODAS, a Anfavea enviou um posicionamento oficial em nome do presidente Márcio de Lima Leite: “Há estudos de mercado em andamento. A Anfavea defende a livre concorrência e a prevenção de práticas que prejudiquem o mercado automotivo brasileiro, zelando pelos clientes, empregados, concessionários, fabricantes e indústria de autopeças.”

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Em resposta a nossa reportagem a GWM informa que vê a ação com tranquilidade, pois segue estritamente as regras internacionais e a legislação brasileira para comércio exterior. E acrescenta ainda: “além disso, a empresa está aumentando o ritmo de contratações no Brasil visando o início de produção dos seus primeiros carros eletrificados na fábrica de Iracemápolis, no interior de São Paulo, prevista para o primeiro semestre deste ano.”

GWM-Haval-H6-Premium-HEV-testado-por-QUATRO-RODAS-10
O GMW HAVAL H6 foi o híbrido mais vendido do Brasil em 2024 tomando o lugar do Toyota Corolla CrossDivulgação/Quatro Rodas

Já a BYD respondeu que “reafirma seu compromisso com a ética e a transparência em suas práticas comerciais. Negamos categoricamente qualquer prática de dumping na venda de nossos veículos no Brasil.” E afirmou ainda que o “foco está em oferecer produtos de qualidade e sustentáveis, alinhados às normas de mercado e legislações vigentes. Estamos construindo em Camaçari, na Bahia, o maior complexo industrial da companhia fora da China. A BYD é agora uma empresa brasileira, voltada a trazer inovação e produtos de alta qualidade para os consumidores. Estamos comprometidos com o desenvolvimento da indústria automotiva brasileira que, por décadas, foi deixado em segundo plano pelas montadoras tradicionais que tentam de todas as formas utilizar artimanhas para esconder a falta de competitividade.”

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BYD
Dolphin Mini foi o modelo elétrico mais vendido do BrasilFernando Pires/Quatro Rodas

O presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Ricardo Bastos, em resposta a reportagem do Estadão, afirmou que o direito a averiguar eventual dumping está previsto na Organização Mundial do Comércio (OMC). E destaca que não identifica qualquer “distorção nas relações entre Brasil e China, que são grandes parceiros comerciais, mas, caso o pedido envolva os veículos eletrificados, vamos contribuir com o processo.”

A Anfavea já solicitou ao governo federal uma antecipação da alíquota cheia do imposto de importação para modelos eletrificados importados que é de 35% e que só será cobrado pelo cronograma atual em julho de 2026. Atualmente a alíquota para elétricos está em 18% e em julho de 2025 subirá para 25%.

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