By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Monte Everest está crescendo por causa de um rio “pirata”, diz estudo 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Monte Everest está crescendo por causa de um rio “pirata”, diz estudo 
outros

Monte Everest está crescendo por causa de um rio “pirata”, diz estudo 

Última atualização: 7 de maio de 2025 06:30
Published 7 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O Monte Everest cresceu entre 15 e 50 metros devido a um ajuste da crosta terrestre provocado pela erosão de um desfiladeiro próximo
Este conteúdo foi originalmente publicado em Monte Everest está crescendo por causa de um rio “pirata”, diz estudo no site CNN Brasil.  Tecnologia, Erosão, Monte Everest, Pirataria CNN Brasil

Contents
Testando o crescimento do EverestPor que o Everest continua crescendo?

Visto como símbolo de prestígio e status, escalar o monte Everest, no Himalaia, apresenta uma série de riscos, como temperaturas até -60ºC, mal da altitude, avalanches, custos elevados e uma janela climática apertada.

A esses obstáculos, os futuros alpinistas deverão acrescentar mais um: a montanha mais alta do planeta está crescendo, e mais alto do que as demais elevações de sua cordilheira.

Embora pareça surpreendente, a verdade é que as montanhas crescem. E não apenas crescem, mas também sofrem erosão e desgaste, além de um processo de “flutuação” sobre o manto terrestre, chamado isostasia.

Segundo um estudo recente, publicado na Nature Geoscience, o Everest está cerca de 15 a 50 metros mais alto do que deveria, devido à erosão causada por uma rede fluvial, a 75 km, que está cavando um grande desfiladeiro.

A perda da massa de terra, devido à ação erosiva do rio, está provocando um efeito chamado ajuste isostático. Quando uma grande quantidade de terra ou gelo que está comprimindo a crosta terrestre é removida, esta rebota lentamente para recuperar seu equilíbrio.

No caso do Everest, a montanha está se elevando a uma taxa de até dois milímetros por ano. Ao longo dos últimos 89 mil anos, essa elevação acumulada já aumentou a altura da montanha entre 15 e 50 metros.

Testando o crescimento do Everest


Na isostasia, continentes flutuam sobre o manto terrestre mais denso • Xu Han et al., Nature Geoscience, 2024

Para testar suas hipóteses, os autores usaram ferramentas matemáticas e computacionais, para simular a evolução dos rios ao longo do tempo.

Uma dessas abordagens matemáticas, chamada de modelo de potência do fluxo, descreve o relacionamento entre o fluxo de água de um rio e a maneira como ele afeta o terreno circundante.

O objetivo é prever possíveis elevações da paisagem com base em fatores como velocidade da água e movimento das rochas. Embora essa taxa possa variar em outros locais, os autores consideraram que a elevação do terreno ocorre em um ritmo constante.

Para entender como essa elevação ocorre, os pesquisadores analisaram o resfriamento e exumação das rochas, um processo em que pedras profundas da crosta terrestre são trazidas à superfície.

Chamados termocronométricos, esses estudos mostraram que há uma faixa específica de elevação mais rápida em uma área onde o movimento das placas tectônicas acontece sobre uma rampa profunda na crosta terrestre.

Isso significa que, em determinadas regiões, o terreno está se elevando mais rapidamente devido a forças geológicas que atuam abaixo da superfície, o que também contribui para a elevação do Everest.

Por que o Everest continua crescendo?


Himalaia fotografado da Estação Espacial Internacional em 2003 • Nasa

Em um comunicado de imprensa, o coautor Adam Smith, doutorando do Departamento de Ciências da Terra da University College London (UCL), assegura que o monte Everest “ainda está crescendo”.

Para ele, a pesquisa mostrou que, à medida que o rio “corta mais fundo”, e remove o peso da região, a crosta terrestre se eleva aos poucos, e a montanha cresce em altura. Isso significa que processos superficiais podem influenciar a geodinâmica de grandes cadeias montanhosas.

Segundo o estudo, a elevação do Everest ocorreu há milhares de anos, em consequência de uma “pirataria de drenagem”, processo em que um rio “rouba” o fluxo de outro.

Nessa captura fluvial, o rio Arun, que hoje corre para leste do monte Everest, pode ter roubado o fluxo do rio Kosi, aumentando sua vazão. Isso intensificou a incisão das gargantas, profundos desfiladeiros que os rios esculpem nos terrenos, removendo bilhões de toneladas de terra e sedimentos.

Para o autor principal do estudo, Xu Han, da Universidade Chinesa de Geociências, “A interação entre a erosão do rio Arun e a pressão ascendente do manto da Terra impulsiona o Everest, elevando-o a uma altura maior do que teria sem esse processo”.

Cientistas encontram primeiro animal capaz de sobreviver sem oxigênio

Este conteúdo foi originalmente publicado em Monte Everest está crescendo por causa de um rio “pirata”, diz estudo no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Sharon Stone se irrita e xinga com jovens por assento em premiação; entenda 

Celina promete punir autores de ataque a ônibus: “Não aceitamos vandalismo”

Nova CNH: Senatran dá ultimato aos Detrans de SC e CE por travar nova habilitação

PM afasta 18 policiais envolvidos em morte de agricultor durante operação 

Governo anuncia ferramentas para orientar candidatos do Enem 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

“A Fazenda”: Confira o cronograma da primeira semana do reality 

16 de setembro de 2025
Festa dos 65 anos de Brasília terá programação especial para idosos
Com Simeone, Atlético de Madrid nunca venceu Barcelona fora de casa 
Falsa grávida pede dinheiro para cesárea ao vivo em rádio no Paraná 
Por mensagem, Sauber pediu para McLaren não passar Bortoleto na Áustria 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?