Polícia Federal investiga esquema que teria causado prejuízo de mais de R$ 300 mil a instituições financeiras Bahia, Polícia Federal, Tocantins CNN Brasil
A Polícia Federal investiga um esquema de fraudes bancárias eletrônicas que teria causado prejuízo de mais de R$ 318 mil a diversas instituições financeiras, com destaque para a Caixa Econômica Federal.
Durante a Operação Laranjada Suíça, deflagrada na manhã desta quarta-feira (30), foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão no estado do Tocantins.
Isso porque, segundo a PF, o principal suspeito é um homem que morava em Palmas (TO). No entanto, foi descoberto que os valores obtidos nas fraudes eram repassados para contas de terceiros, conhecidos como “laranjas”, residentes no município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.
A investigação identificou também que dispositivos eletrônicos usados pelo suspeito estavam vinculados a contas bancárias de diversas vítimas, a maioria idosos. O grupo criminoso utilizava técnicas como “engenharia social e phishing” para obter dados sensíveis dos clientes e realizar transferências indevidas.
Durante a ação, documentos, equipamentos de informática e celulares foram apreendidos e serão submetidos à perícia.
As investigações continuam, com objetivo de identificar de todos os envolvidos, além do rastreamento do dinheiro desviado.