Na segunda-feira (11), o presidente dos EUA informou que estava enviando 800 soldados da guarda nacional para a capital do país Internacional, Donald Trump, EUA, Washington D.C. CNN Brasil
Moradores de Washington protestaram em um posto de controle policial na noite desta quarta-feira (13), enquanto a tensão na capital dos EUA aumentava em meio à medida de repressão ao crime promovida pelo presidente Donald Trump.
Imagens mostraram pessoas se aglomerando ao longo da rua e gritando com policiais que rebocavam um veículo.
Outros manifestantes seguravam cartazes com os dizeres “ICE à frente” e tentavam desviar os veículos que se aproximavam do posto de controle.
A Reuters não conseguiu verificar se as unidades do ICE estavam presentes.
Em outra área da cidade, agentes federais, membros da polícia e do FBI foram vistos patrulhando as ruas na noite de quarta-feira. Um manifestante foi visto seguindo o grupo, gritando para as pessoas nas proximidades sobre sua presença.
Trump anunciou na segunda-feira (11) que estava enviando 800 soldados da Guarda Nacional para a capital dos EUA como parte de uma tomada de controle do Departamento de Polícia Metropolitana de Washington, que, segundo ele, não havia combatido a criminalidade.
Separadamente, centenas de policiais e agentes federais de mais de uma dúzia de agências se espalharam pela cidade nos últimos dias.
Ainda não está claro o que a tomada de controle da força policial de Washington significa na prática. A chefe Pamela Smith enquadrou a federalização de seu departamento como uma parceria colaborativa com as agências federais de segurança pública, em vez de uma tomada de controle federal direta, e afirma que ainda responde à prefeita de Washington, Muriel Bowser, democrata.