Mobilização aconteceu em prol de ajudar com transferência de paciente em estado grave para o Recife; operação reuniu moradores e autoridades Pernambuco, -agencia-cnn-, Fernando de Noronha CNN Brasil
Uma operação de emergência mobilizou moradores e autoridades de Fernando de Noronha (PE), na noite deste domingo (12), para viabilizar o pouso de um avião de resgate no Aeroporto Governador Carlos Wilson. Com o sistema de balizamento noturno fora de funcionamento, veículos foram posicionados na pista para garantir a sinalização e permitir o pouso da aeronave, que transportou uma paciente em estado grave para o Hospital da Restauração, no Recife, após um acidente de moto.
A paciente foi identificada como Luana Pedro de Lima, que deu entrada no Hospital São Lucas, em Noronha, na madrugada do domingo. Segundo a unidade de saúde, ela apresentou traumatismo cranioencefálico e fraturas múltiplas na face.
Devido à gravidade do caso, um avião equipado com UTI aérea pousou na ilha por volta das 19h30. Com o balizamento noturno inoperante, a direção do hospital acionou a comunidade, que prontamente ajudou levando veículos e posicionando os faróis voltados para a pista. A aeronave conseguiu aterrissar em segurança, e a paciente, então, foi transferida para o Hospital da Restauração, no Recife.
Com a operação, divulgada em grupos de um aplicativo de mensagens, moradores levaram veículos para o aeroporto local para colaborar.
“A ilha em peso tá aqui, ajudando. Como é bonito [ver] a comunidade se unindo para ajudar quem tá precisando”, contou o guia Yuri Damasceno, que acompanhou a operação e compartilhou a experiência nas redes sociais. Segundo ele, a maioria dos carros utilizados na ação eram veículos oficiais do governo, mas a população também se reuniu para apoiar.
Em nota enviada à CNN, o Governo de Pernambuco, por meio da Semobi (Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura), informou que a operação foi necessária devido a um problema no sistema de balizamento noturno, que comprometeu as condições da operação. O órgão afirmou que o reparo depende do transporte de materiais e equipamentos para a ilha.
“O Aeroporto de Fernando de Noronha está recebendo um investimento de R$ 60 milhões para a recuperação das pistas de taxiamento e do pátio de estacionamento das aeronaves, além de outros serviços essenciais”, diz a nota.

