O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), celebrou a recondução de Paulo Gonet para mais um mandato de dois anos à frente da Procuradoria-Geral da República (PGR). “Brilhante jurista e trabalhador incansável no fortalecimento da democracia e do Estado de direito, no combate à corrupção e ao crime organizado”, disse Moraes, na abertura da sessão plenária da Corte. O magistrado está exercendo a presidência na sessão, já que o ministro Edson Fachin está participando da COP30 em Belém.
Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas
“Os desafios são enormes, inclusive na área de segurança pública e combate a organizações criminosas, mas superados com dedicação e humildade”, disse Moraes. O ministro destacou que Gonet defende maior integração entre MPs estaduais e federal no uso de tecnologia e compartilhamento de informações para tornar a atuação mais “coordenada e eficiente”.
Moraes também parabenizou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), pela condução da votação que aprovou a recondução de Gonet. “Ganha a justiça, ganha o Ministério Público e ganha a sociedade brasileira”, afirmou Moraes. A votação no Senado teve um placar de 45 a 26, o mais apertado para um PGR desde a redemocratização.

