By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Moraes marca audiência com PGR, estados e Hugo Motta para discutir crime organizado
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Moraes marca audiência com PGR, estados e Hugo Motta para discutir crime organizado
outros

Moraes marca audiência com PGR, estados e Hugo Motta para discutir crime organizado

Última atualização: 10 de novembro de 2025 14:06
Published 10 de novembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para esta segunda-feira (10/11), às 16h, uma audiência com o procurador-Geral da República, Paulo Gonet, e os procuradores-gerais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal para falar sobre crime organizado. A decisão se deu no âmbito da ADPF das Favelas (ADPF 635). A reunião será na sala da 1ª Turma e não será aberta. Na sequência, às 17h, a reunião receberá o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para conversar sobre o Marco do Crime Organizado (Projeto de Lei 5582/2025).

Contents
Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasAssine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Além dos encontros, o ministro suspendeu o inquérito aberto contra os familiares das vítimas e deu um prazo de 48 horas para que autoridades do Rio de Janeiro – governo, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública – prestem esclarecimentos sobre a operação do dia 28 de outubro de 2025, no Complexo da Penha e do Alemão. Ao todo, 121 pessoas morreram no confronto entre policiais e facções criminosas.

O governo do RJ, por exemplo, deverá preservar todas as imagens das câmeras corporais dos policiais civis e militares e enviar ao Supremo a relação dos policiais, equipamentos usados, cópias dos laudos necroscópicos e os relatórios de inteligência.

Já o Tribunal de Justiça do estado deverá enviar ao Supremo a relação das pessoas com mandado de prisão que foram efetivamente presas na megaoperação de 28 de outubro; e a lista das demais pessoas presas na operação sem mandado, além da situação processual de cada uma delas, além da situação processual de cada uma delas. Ainda, o tribunal deverá enviar os resultados das audiências de custódia realizadas e dos mandados de busca e apreensão.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro deve enviar os relatórios e cópias dos laudos realizados por sua perícia técnica independente e cópia do procedimento investigatório criminal sobre a legalidade da operação. Já a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro precisa informar se teve acesso à prova dos autos, bem como a todos os procedimentos necessários para o devido acompanhamento e assistência às famílias das vítimas.

O magistrado também suspendeu o Inquérito Policial 022-09699/2025, que investiga o traslado dos corpos do local de confronto com a polícia por familiares de vítimas. O caso está em trâmite na 22ª Delegacia de Polícia do Rio de Janeiro (Penha), e o delegado de Polícia titular deverá prestar informações.

Ainda, Moraes suspendeu de forma imediata a “Reclamação para Preservação da Autonomia do Ministério Público 1.01312/2025-50”, em trâmite no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Segundo o ministro, ele recebeu informações de que uma decisão proferida pela conselheira Fabiana Costa Oliveira Barreiro teria suspendido pedidos de informação solicitados pelo Ministério Público Federal (MPF).

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Em abril deste ano, a Corte desenhou um acordo conjunto entre os ministros sob a liderança do então presidente do STF Luís Roberto Barroso na ADPF 635, conhecida como ADPF das Favelas. Por esse documento, ao realizar ações de segurança, o governo do Rio de Janeiro deve cumprir uma série de determinações ao deflagrar operações policiais, como a proporcionalidade no uso da força, uso de câmeras nas fardas policiais, presença obrigatória de ambulâncias em operações policiais, a preservação dos vestígios de crimes, a remoção indevida de cadáveres, entre outros.

Após a aposentadoria de Barroso, a relatoria da ADPF 635 ficou com o ministro Alexandre de Moraes por questões regimentais.

You Might Also Like

BBB 26: Festa do Líder de Babu relembra trajetória nos palcos e no Vidigal 

BBB 26: saiba quem Babu Santana vetou da Festa do Líder 

Groenlândia “não está à venda”, diz Macron ao lado do premiê da ilha 

Ivete Sangalo reflete sobre recepção da música ‘Vampirinha’: “Diversão”

Homem que jogou líquido em deputada nos EUA pode enfrentar acusação federal 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Bragantino x Internacional: horário e onde assistir ao jogo do Brasileirão 

9 de agosto de 2025
Donos de clínica são presos por manter 27 pacientes em cárcere privado
PF realiza operação contra desvio de recursos públicos na Bahia 
Autoridades dos EUA criticam medidas da China sobre terras raras 
Papa Leão XIV realiza primeira missa na Capela Sistina: veja fotos 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?