By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Moraes para ex-comandante do Exército: ‘Falseou a verdade na PF ou está falseando aqui’
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Moraes para ex-comandante do Exército: ‘Falseou a verdade na PF ou está falseando aqui’
outros

Moraes para ex-comandante do Exército: ‘Falseou a verdade na PF ou está falseando aqui’

Última atualização: 19 de maio de 2025 19:25
Published 19 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Durante o depoimento do general e ex-comandante do Exército, general Freire Gomes, no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (19/5), o ministro Alexandre de Moraes chamou a atenção para as declarações evasivas e imprecisas do militar como resposta às questões do procurador-geral da República, Paulo Gonet. O ponto alto da impaciência de Moraes ocorreu quando Freire Gomes não cravou que o almirante Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha, se colocou à disposição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para um possível golpe de estado em 2022.

Contents
Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas‘Não estamos aqui para fazer circo’

Freire Gomes disse que não sabia o que o almirante Garnier Santos quis dizer quando disse a Bolsonaro que se “colocaria à disposição”. Na sequência, Moraes o interpelou dizendo que a testemunha não pode mentir. “Ou o senhor falseou a verdade na polícia ou está falseando aqui”, afirmou. Moraes lembrou que Freire Gomes é militar e “preparado para lidar com pressão”.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Após a investida de Moraes, Freire Gomes disse: “com 50 anos de exército, eu jamais mentiria”.

Em depoimento à Polícia Federal, o general Freire Gomes informou que apenas o almirante teria se colocado à disposição de Bolsonaro após a apresentação de uma minuta golpista. No STF, Gomes confirmou que Bolsonaro apresentou um documento sobre decretação de estado de defesa, estado de sítio e Garantia da Lei e Ordem (GLO) .Mas, a seu ver, era um estudo de ordem jurídica. Ele disse que o documento foi apresentado por “questão de consideração porque éramos comandantes”.

O general também afirmou: “Alertei ao presidente, com educação, de que as medidas que ele eventualmente quisesse tomar, teria problemas”, referindo-se ao Congresso, STF e entidades nacionais e internacionais. Mas ele negou que tenha dado voz de prisão a Bolsonaro.

Durante as perguntas de Gonet, Freire Gomes tentou esquivar do centro das questões. Por exemplo, o general disse à PF que não sabia o motivo da reunião, no dia 9 de dezembro de 2022, no Palácio da Alvorada, com Theophilo Gaspar de Oliveira, então chefe do Comando de Operações Terrestres do Exército. E que sentiu “desconforto”.

Na denúncia, a PGR diz que o “desconforto” relatado por Freire Gomes se devia ao fato de que o general Gaspar de Oliveira possuía grande prestígio no meio militar. O seu apoio ao plano de ruptura institucional significava, àquela altura, a possibilidade de consumação do golpe de Estado.

Contudo, no depoimento desta segunda-feira (19/5), Freire Gomes disse que o desconforto foi porque não estava presente porque sua mãe estava internada.

Outro ponto evasivo foi a pergunta sobre a “Carta ao Comandante do Exército de Oficiais Superiores da Ativa do Exército Brasileiro”. Ele disse que soube da carta e determinou que fossem tomadas as providências cabíveis.

Mesmo com respostas evasivas, de uma forma geral, ficou claro que Bolsonaro mostrou a minuta de golpe várias vezes para ele, que também confirmou as reuniões dos comandantes no Palácio da Alvorada.

‘Não estamos aqui para fazer circo’

Moraes também advertiu o advogado de Anderson Torres, Eumar Novack, durante o depoimento do general Freire Gomes. Após o advogado fazer a mesma pergunta quatro vezes, Moraes o interrompeu e disse: “Não estamos aqui para fazer circo” e complementou que não permitiria ninguém “fazer circo no meu tribunal”.

“Eu não vou permitir que vossa senhoria faça circo no meu tribunal. Vossa senhoria [refere-se a Novack] já foi, tira o som. Vossa senhoria já foi desrespeitoso quando disse que não haveria necessidade de falar da advertência do falso testemunho. Isso é uma previsão legal, vale para civis e militares, independentemente do código de ética militar. Se vossa excelência ler o código de processo penal, saberia disso”, afirmou.

Novack queria saber de Freire Gomes se o documento apresentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro aos comandantes era a mesma minuta golpista encontrada na casa de Anderson Gomes. O general disse que o conteúdo era similar, mas não conseguia cravar se era o mesmo ou não.

Após a advertência de Moraes, Novack exigiu o mesmo tratamento ao procurador-geral da República, Paulo Gonet.

You Might Also Like

Moraes autoriza aliados a visitar Bolsonaro e pede para defesa confirmar ida de Tarcísio

Tarcísio de Freitas marca encontro com Bolsonaro sobre duas pautas; saiba quais

Homem que incendiou casa de ex-patrão tentou matar caseiro com facão

Michelle Bolsonaro rebate comentário de Janja: “Comportamento ético… Assim?”

A Fazenda 17: Cantora famosa protagoniza confusão no primeiro dia de confinamento

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Indiciados pela PF, Valdemar e mais 9 não aparecem em denúncia da PGR 

18 de fevereiro de 2025
Praça dos Três Poderes amanhece cercada para julgamento de Bolsonaro no STF
Sete pessoas são feitas de reféns em mansão e criminosos roubam R$3 milhões
Mais de 50% dizem que finanças são principal motivo de brigas entre casais 
Influenciador baiano se revolta com Ancelotti por não convocar jogadores do Bahia: ‘Você não é bem vindo’
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?