By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Morre aos 89 anos Diane Ladd, atriz indicada ao Oscar e mãe de Laura Dern 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Morre aos 89 anos Diane Ladd, atriz indicada ao Oscar e mãe de Laura Dern 
outros

Morre aos 89 anos Diane Ladd, atriz indicada ao Oscar e mãe de Laura Dern 

Última atualização: 4 de novembro de 2025 08:30
Published 4 de novembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Ladd soma mais de 120 créditos na TV, cinema e teatro; ela foi indicada 3 vezes à premiação de Hollywood  Entretenimento, #CNNPop, Cinema, Morte CNN Brasil

Contents
Leia MaisSharon Stone defende Sydney Sweeney após polêmica: “É difícil ser gostosa”Wagner Moura é destaque em corrida para o Oscar 2026; veja análiseClooney usa experiência pessoal para viver astro de cinema em “Jay Kelly”Quem foi Diane Ladd?

A atriz americana Diane Ladd, três vezes indicada ao Oscar por papéis coadjuvantes em “Alice Não Mora Mais Aqui”, “Coração Selvagem” e “As Noites de Rose”, morreu aos 89 anos, informou a filha, Laura Dern, na segunda-feira (3).

Segundo a também atriz, vencedora do Oscar por “História de um Casamento”, a mãe morreu em casa, na Califórnia, nos Estados Unidos.

Leia Mais

  • Sharon Stone defende Sydney Sweeney após polêmica: "É difícil ser gostosa"

    Sharon Stone defende Sydney Sweeney após polêmica: “É difícil ser gostosa”

  • Wagner Moura é destaque em corrida para o Oscar 2026; veja análise

    Wagner Moura é destaque em corrida para o Oscar 2026; veja análise

  • Clooney usa experiência pessoal para viver astro de cinema em "Jay Kelly"

    Clooney usa experiência pessoal para viver astro de cinema em “Jay Kelly”

Ladd era conhecida por interpretar mulheres fortes, inteligentes e complexas em papéis que incluíam uma garçonete atrevida, uma mãe dominadora e mentalmente doente, e uma dona de casa excêntrica dos anos 1930, durante uma carreira de sete décadas que começou no palco nos anos 1950.

A loira alta estrelou filmes como “Sob o Signo da Vingança” (1973), o drama policial de David Lynch “Coração Selvagem” (1990), a comédia de humor negro “Ruth em Questão” (1996), “Tudo em Família” (2001) e a série da HBO “Enlightened” (2011), com a filha. As duas frequentemente interpretavam mãe e filha.


Diane Lane em “Coração Selvagem” (1990) • Divulgação

Ladd e Dern foram ambas indicadas ao Oscar pelo drama de 1991, “As Noites de Rose”. Elas foram a primeira, e única, dupla de mãe e filha a receber indicações ao Oscar pelo mesmo filme no mesmo ano.

“Ela é simplesmente a maior atriz de todos os tempos. Você nem usa a palavra corajosa, porque ela simplesmente aparece assim na vida. Ela não se importa com o que ninguém pensa,” disse Dern sobre sua mãe em uma entrevista de 2019 ao “Inside the Actors Studio”.

Os talentos da dupla mãe e filha estenderam-se para além da atuação. Em 2023, elas publicaram um livro de memórias conjunto, “Honey, Baby, Mine: A Mother and Daughter Talk Life, Death, Love”.

O livro foi baseado em conversas durante caminhadas diárias juntas, após Ladd ser diagnosticada com uma doença pulmonar e ter apenas alguns meses de vida. O médico recomendou as caminhadas para fortalecer seus pulmões.

“Quanto mais conversávamos e mais profundos e complicados eram os temas que compartilhávamos, minha mãe ficava cada vez melhor”, disse Dern em uma entrevista à Rádio Pública Nacional (NPR) em 2023. “Tem sido um grande presente.”

Quem foi Diane Ladd?

Diane Ladd nasceu Rose Diane Lanier em 29 de novembro de 1935, na pequena cidade de Meridian, Mississippi. Ela era filha única de um veterinário rural e de uma atriz e dona de casa. Desde cedo, a criança precoce que terminou a escola aos 16 anos sabia que queria atuar.

“De alguma forma em minha alma, mesmo quando criança, senti que seria atriz”, disse Ladd em uma palestra em 2022 no Museu da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Ela recebeu uma bolsa de estudos universitária, mas optou por tentar a sorte em Nova York, onde trabalhou como modelo e dançarina do Copacabana. Ela se juntou ao Actor’s Studio, conhecido pelo método de atuação.

Ladd fez sua estreia no palco em Nova York em 1952 na produção off-Broadway de “Orfeu Descendente”, de Tennessee Williams, que era seu primo em terceiro grau. Foi também onde ela conheceu seu primeiro marido, Bruce Dern.

A atriz trabalhou em dramas clássicos da TV dos anos 1960, como “Perry Mason”, “77 Sunset Strip” e “O Fugitivo, antes de ser escalada para a saga de motocicletas de Roger Corman de 1966, “Os Anjos Selvagens”, com o então marido Dern, Peter Fonda e Nancy Sinatra. Dois anos depois, Ladd estreou na Broadway em “Carry Me Back to Morningside Heights”.

Ela tinha mais de 120 créditos em TV e cinema, incluindo “Chinatown” (1974), de Roman Polansky, e a comédia/drama de David O. Russell , “Joy: O Nome do Sucesso” (2015). Ela ganhou três indicações ao Emmy nos anos 1990 por papéis de convidada em “O Toque de um Anjo”,  “Grace Under Fire” e “Doutora Quinn”.

Ladd também escreveu contos e roteiros, e dirigiu e estrelou a comédia “Mrs. Munck” (1995) com Bruce Dern. Ela, o então marido e a filha, Laura, foram homenageados com estrelas na Calçada da Fama de Hollywood em 2010.


Diane Ladd, Laura Dern, e Bruce Dern em 1997 • Jim Steinfeldt/Michael Ochs Archives/Getty Images

“Diane é uma mulher renascentista”, disse a produtora de cinema Barbara Boyle durante a cerimônia. “Ela tem uma percepção e um insight estranhamente precisos sobre as pessoas que informam sua atuação e direção.”

Em seu livro de memórias de 2006, “Spiraling Through the School of Life“, Ladd escreveu sobre os altos e baixos de sua vida, incluindo a morte da primeira filha em um trágico acidente em 1962, quando era uma criança.

Profundamente espiritual, Ladd foi uma defensora da medicina complementar e alternativa. Depois de lhe dizerem que nunca mais poderia ter outro filho, sua segunda filha, Laura, nasceu cinco anos depois.

Ladd foi casada três vezes e continuou a trabalhar até os 80 anos.

“A arte é apenas um espelho, e é por isso que vamos ver filmes: para aprender quem somos”, disse ela ao New York Times em 2023.

Laura Dern elogia Taylor Swift como diretora: “Cineasta de verdade”

 

You Might Also Like

VÍDEO: Motorista perde controle da direção, bate em poste e provoca queda de energia em São Rafael

Confira balanço parcial da operação que mira faccionados no Recôncavo da Bahia; outros suspeitos morrem

Show de Laura Pausini no Brasil abre venda de ingressos; veja preços 

Jovem é executado a tiros dentro de academia na Bahia

Vitória terá ‘mini Campeonato Paulista’ na reta final da Série A para escapar do rebaixamento

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Tarifas da China de 125% passam a valer hoje, em escalada de tensão com EUA 

12 de abril de 2025
Sem CNH, Boca de 09 dirige moto acompanhado de amigos; assista
Famosos lamentam a morte de Brian Wilson, dos Beach Boys: “Visionário” 
Itália inicia contagem regressiva para os Jogos Milano-Cortina de 2026 
ANS inclui no Rol medicamento oncológico aprovado pela Conitec
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?