By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Motor 1.3 turbo do Renault Duster agora é nacional e está mais fraco
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Motor 1.3 turbo do Renault Duster agora é nacional e está mais fraco
outros

Motor 1.3 turbo do Renault Duster agora é nacional e está mais fraco

Última atualização: 29 de janeiro de 2025 18:08
Published 29 de janeiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A Horse anunciou o início da produção nacional do motor 1.3 TCe, o motor turboflex que, hoje, equipa apenas o Renault Duster. Este motor, que é chamado de HR13, começa a ser feito no Brasil já adequado às normas do Proconve L8, com potência e torque reduzidos.

Contents
Nacionalizado enquanto demanda europeia reduzCadastro efetuado com sucesso!Quem é a Horse?
  • Relacionadas
  • Carros elétricosHorse começa a produzir câmbio de 15 marchas sem embreagem para híbridos26 dez 2024 – 08h12
  • NotíciasNovo motor 2.0 turbo da Mercedes é feito na China e promete 20 km/l29 nov 2024 – 15h11
  • NotíciasRenault investe US$ 350 milhões para produzir nova picape rival da Toro18 set 2024 – 11h09

De acordo com a Horse, o motor 1.3 turbo flex gera agora 163 cv e 25,5 kgfm a 1.600 rpm, o que é uma redução até mesmo em relação ao divulgado pela própria empresa anteriormente: 167 cv e 27,5 kgfm a 1.600 rpm. Nas aplicações usadas pela Renault eram 170 cv e 27,5 kgfm até a entrada em vigor do Proconve L8.

Motor 1.3 turbo usado por Duster e Oroch
Motor 1.3 turbo usado por Duster e OrochFernando Pires/Quatro Rodas

A adequação dos motores inclui uma série de sistemas, um novo mapa para o motor e também a adoção do sistema ORVR que evita emissões, entre outras exigências.

Procurada, a Renault informou que divulgará, em breve, como ficaram os valores de potência e torque dos seus carros após ficaram em conformidade com o Proconve L8. Isso sugere que houve uma redução de potência pelo menos para o Renault Duster, único modelo com motor 1.3 turbo em produção atualmente. A Oroch 1.3 turbo saiu de linha.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

A produção nacional do motor 1.3 TCe é estratégica, porém. Ele será o principal motor do Projeto 1312 (o possível Renault Boreal), um SUV médio que estreia no segundo semestre para ser o maior e mais tecnológico automóvel da Renault já fabricado no Brasil, concorrendo com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Você pode conferir mais detalhes aqui.

Nacionalizado enquanto demanda europeia reduz

Motor HR13 /1.3 TCe
Motor HR13 /1.3 TCeDivulgação/Renault
Continua após a publicidade

Desenvolvido sob uma parceria entre a Renault e a Mercedes-Benz, o motor HR13 foi lançado na Europa em 2018 e chegou ao Brasil primeiro equipando carros da Mercedes, como os Classe A, CLA e GLB – justamente com 163 cv. Hoje, também está presente em alguns Dacia e Nissan. Mas as aplicações na Europa estão diminuindo.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

O último Renault lançado na Europa com o motor 1.3 TCe foi o Austral, em 2022. Mas também pode ser encontrado por lá no Kangoo e no Captur, que já perdeu a versão de 160 cv. As próximas são as versões de 140 e 130 cavalos, que têm sistema híbrido leve de 12V.

Continua após a publicidade
Novidade entre os SUVs médios
Renault AustralDivulgação/Quatro Rodas

Seu substituto é um motor três cilindros 1.2 turbo que já equipa o Dacia Bigster (a base do projeto 1312, por sinal) na Europa. Híbrido leve, esse motor promete menor consumo e menos emissões em suas versões com 130 e 140 cv. Mas é uma troca a contragosto dos europeus, que gostam do 1.3 turbo.

Quem é a Horse?

A Horse Powertrain é uma joint venture entre a Renault e a Geely, que uniu as respectivas divisões de motores a combustão em uma única empresa que fornece motores para todas as marcas dos dois grupos: Nissan, Mitsubishi, Volvo, Lynk&Co, Dacia e Proton, além de outras fabricantes. A Horse também é a responsável pela fabricação do motor 1.0 TCe de 125 cv que equipa o Renault Kardian.

A fábrica da Horse no Brasil fica em Curitiba (PR) e recebeu um investimento de R$ 100 milhões em 2024 para viabilizar o novo motor. O início da produção do motor 1.3 turbo no Brasil evita a importação dos motores prontos da fábrica de Valladolid, na Espanha.

Publicidade

You Might Also Like

Tragédias nas estradas: Casal e empresário morrem em acidentes após festas juninas na Bahia

Com Fluminense, Mundial de Clubes tem jogos decisivos nesta quarta-feira; saiba horários e onde assistir

Trump afirma que ataques dos EUA no Irã podem ajudar acordo em Gaza 

Borussia Dortmund x Ulsan HD: horário e onde assistir ao jogo do Mundial 

Ex-BBB Isabelle Nogueira fala sobre preparação para o Festival de Parintins 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Decreto de Lei Marcial na Coreia do Sul é “bizarro”, diz especialista 

3 de dezembro de 2024
Vídeo: Homem furta ônibus, dirige por 30 km e colide contra poste no ES 
Cantor sertanejo expõe afastamento repentino de Leonardo: “eu ligo, não atende”
Astro do Chelsea revela rotina curiosa: “Assisto o mesmo filme todo dia” 
Deolane Bezerra revela motivo da prisão da sua mãe: “Eu não tenho força de viver”
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?