Vinícius Krug de Souza foi denunciado por apologia ao nazismo; caso aconteceu em fevereiro deste ano, à época, formando afirmou que desenho se tratava de um símbolo hindu Rio Grande do Sul, -agencia-cnn-, Nazismo, ufrgs CNN Brasil
O Ministério Público do Rio Grande do Sul denunciou nesta segunda-feira (23) por apologia ao nazismo, o ex-aluno da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que tentou se formar com uma suástica pintada no rosto.
Na denúncia, o MP cita que o então formando também se estava pintado com outros desenhos com conotações extremistas, além de escolher uma música “comumente vinculada a manifestações de apologia ao nazismo” para a formatura.
À época do caso, ao tomar conhecimento do ocorrido, o vice-reitor e o coordenador de segurança abordaram o estudante, identificado como Vinícius Krug de Souza, que estava se formando no curso de Engenharia de Minas, e o proibiram de participar da colação de grau com a suástica no rosto.
Posteriormente, ele alegou que o símbolo se de uma imagem hindu, mas foi advertido de que, caso não apagasse a pintura, seria encaminhado à Polícia Federal para registro de ocorrência.
Diante da advertência, o estudante concordou em apagar a suástica e permaneceu na cerimônia com outros símbolos sem relação com o nazismo.
Após o ocorrido a UFRGS registrou a ocorrência na Superintendência da Polícia Federal em Porto Alegre, seguindo orientação da Procuradoria Federal da universidade.
“Foi exatamente isso que o denunciado quis fazer, embora também seja fato que ele tenha apresentado uma outra versão aos acontecimentos”, disse o promotor Sérgio Harris.
Durante a apuração do MP, foram ouvidos representantes da universidade, testemunhas do evento, além do próprio formando e pessoas próximas a ele.
A apologia ao nazismo é crime no Brasil, previsto na Lei nº 7.716/89, que considera crime “fabricar, comercializar, distribuir ou divulgar símbolos, emblemas, ornamentos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou suásticas para fins de divulgação do nazismo”.
Em caso de condenação, a pena prevista para o crime de apologia ao nazismo é de reclusão de dois a cinco anos, além de multa.
A CNN tenta localizar a defesa do estudante para mais informações.