By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: MP faz buscas contra gerentes do jogo do bicho ligados a Rogério de Andrade 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > MP faz buscas contra gerentes do jogo do bicho ligados a Rogério de Andrade 
outros

MP faz buscas contra gerentes do jogo do bicho ligados a Rogério de Andrade 

Última atualização: 4 de novembro de 2025 08:56
Published 4 de novembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Bicheiro é considerado um dos maiores nomes da contravenção no estado do Rio de Janeiro  Rio de Janeiro, -agencia-cnn-, Jogo do Bicho, Operação, Rogério de Andrade CNN Brasil

Contents
Quem é Rogério de AndradeLeia MaisOperação mira policiais militares por agiotagem e extorsão em GoiásOperação mira grupo que comandava golpes eletrônicos em todo paísQuadrilha de receptação de celulares roubados é alvo de operação em SPSamba e contravenção

O MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) faz uma operação, na manhã desta terça-feira (4), contra supostos gerentes do jogo do bicho ligados a Rogério de Andrade — considerado um dos maiores nomes da contravenção no estado fluminense.

São cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em diversos bairros da cidade do Rio de Janeiro, em endereços ligados à organização criminosa liderada pelo bicheiro, voltada à exploração de jogos de azar.

A medida decorre de Procedimento Investigatório Criminal, em tramitação no GAECO/MPRJ (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro). 

A ação desta terça é um desdobramento da Operação Safari, realizada em fevereiro deste ano, que resultou no fechamento de 50 pontos de jogo do bicho controlados pela organização criminosa de Andrade, na detenção de responsáveis e na apreensão de grande quantidade de material relacionado à atividade ilegal.

Na ação de fevereiro, 50 pessoas foram detidas. Na época, a ação contou com 50 viaturas e 100 agentes para a operação.

Quem é Rogério de Andrade

Uma das figuras mais conhecidas do jogo do bicho, Rogério de Andrade foi preso no Rio de Janeiro, em 29 de outubro de 2024. Ele foi detido em sua casa na Barra da Tijuca e permanece preso no Presídio Federal de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

O bicheiro é acusado pelo homicídio qualificado de outro contraventor, Fernando Iggnácio, ocorrido em novembro de 2020. Ele foi assassinado a tiros em um heliponto na zona oeste do Rio de Janeiro.

O MPRJ havia denunciado o bicheiro pelo crime em março de 2021. O contraventor já havia sido alvo de outra operação do órgão contra um grupo de extermínio envolvido com o jogo do bicho.

Sobrinho de Castor de Andrade, considerado o primeiro bicheiro a ficar famoso no Rio, Rogério de Andrade assumiu os negócios da família após a morte do tio, em 1997. A sucessão só foi definida após uma disputa violenta pelo poder.

Leia Mais

  • Operação mira policiais militares por agiotagem e extorsão em Goiás

    Operação mira policiais militares por agiotagem e extorsão em Goiás

  • Operação mira grupo que comandava golpes eletrônicos em todo país

    Operação mira grupo que comandava golpes eletrônicos em todo país

  • Quadrilha de receptação de celulares roubados é alvo de operação em SP

    Quadrilha de receptação de celulares roubados é alvo de operação em SP

Rogério, que era braço direito de Castor, deveria dividir a herança e a administração dos negócios ilegais com o filho do bicheiro, Paulo Roberto de Andrade, e com o ex-cunhado, Fernando Iggnácio.

Paulinho de Andrade, como era conhecido o filho de Castor, foi morto a tiros em 1998, enquanto saía de uma empresa dele na Barra da Tijuca.

Desde os homicídios dos parentes, Rogério de Andrade passou a ser o único herdeiro do império de Castor, que inclui diversas empresas, escola de samba e exploração do jogo do bicho, com máquinas caça-níqueis, bingos e cassinos em toda a zona oeste do Rio de Janeiro.

Desde a década de 1970, foi criada uma espécie de divisão de territórios para apaziguar os conflitos entre os bicheiros da chamada “velha cúpula”, como Castor de Andrade. Deu certo por um tempo. No entanto, as novas gerações passaram a entrar em conflitos novamente pelos pontos e principalmente pelo controle das máquinas caça-níqueis.

Há alguns anos, Rogério vive uma guerra declarada contra Bernardo Bello, outro bicheiro que herdou o controle de uma região após disputas familiares. Além disso, essa nova cúpula do bicho tem outros nomes, como Adilson Coutinho Oliveira Filho, o Adilsinho, herdeiro de uma família de bicheiros da Baixada Fluminense, e Vinicius Drumond, filho de Luizinho Drumond, morto em 2020, que controlava pontos de jogo na zona da Leopoldina.

Na disputa violenta por pontos de jogo, Rogério de Andrade foi um dos alvos. Em um atentado, em 2010, explosivos foram colocados dentro do carro em que o bicheiro estava. O filho do contraventor, Diogo de Andrade, que dirigia o veículo, não sobreviveu. Rogério teve ferimentos no rosto.

Samba e contravenção

Assim como outros importantes líderes do jogo do bicho no Rio de Janeiro, Castor de Andrade tinha uma ligação intensa com o Carnaval do Rio. Ele foi um dos criadores da Liga Independente das Escolas de Samba, a Liesa, e investiu muito dinheiro na Mocidade Independente de Padre Miguel, escola de Bangu da qual foi presidente de honra.

Rogério seguiu os passos do tio também no mundo do samba. Atualmente, o contraventor é patrono da agremiação e sua mulher, Fabíola de Andrade, é a rainha de bateria da escola.

No Carnaval de 2024, Rogério não esteve presente na Sapucaí porque não conseguiu autorização judicial. Na época, ele cumpria prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica, e não podia sair de casa entre 20h e 6h.

Pelas redes sociais, torcedores da Mocidade especularam se Rogério teria ido à Sapucaí vestido de Castor — o mascote da agremiação é o animal, justamente em homenagem à Castor de Andrade.

Meses após o desfile, Rogério publicou em sua conta do Instagram uma foto do mascote com Fábiola, durante o desfile, e a legenda “Será?”.

Rogério já havia sido preso em agosto de 2022 no âmbito da Operação Calígula, deflagrada pela Polícia Federal para combater uma organização criminosa que opera jogos de azar no Rio. Segundo as investigações, a organização é comandada por Rogério e por seu filho, Gustavo Andrade.

Em abril de 2024, uma decisão do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou as medidas cautelares que estavam vigentes contra Rogério, como o uso da tornozeleira eletrônica e obrigações em horários noturnos.

 

You Might Also Like

“Não é tão grave como MPF afirmou”, diz Carlos Muniz sobre investigação do Cine Excelsior

“Five Nights At Freddys”: conheça os livros do universo 

Juros futuros caem com dados da indústria e expectativa de corte do Fed 

STF vê recuo de Alcolumbre sobre Messias como aceno para negociação 

Com time alternativo, Brasil goleia Portugal no último amistoso do ano 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Santos dá show e Palmeiras em apuros: veja resumo dos estaduais (19/2) 

20 de fevereiro de 2025
Covid-19 acelera envelhecimento vascular, mesmo em casos leves 
Mais 14 brasileiros que deixaram Israel devem chegar ao Brasil nesta sexta 
“Não pode ter anistia, as pessoas têm que responder”, diz Gleisi 
Confusão entre Eliete e Tinoco vai parar no Conselho de Ética da Câmara e pode render cassação de mandato; entenda
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?