Homem também ameaçou matar a psicóloga que apareceu no vídeo de Felca e sua mãe; Cayo Lucas já está preso devido a uma investigação que retirou o sigilo do google e revelou os usuários que ameaçaram o youtuber São Paulo, Hytalo Santos, Paraíba, Pedofilia CNN Brasil
O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) denunciou o hacker Cayo Lucas Rodrigues de Oliveira, de 21 anos, acusado de fazer ameaças graves contra o influenciador digital Felca e uma psicóloga que participou do vídeo “Adultização”. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (5).
O homem já está preso desde o final de agosto. A prisão aconteceu em Olinda (PB), resultado de uma decisão da Justiça de São Paulo em um processo contra o Google. A decisão determinou que a empresa fornecesse os dados do usuário de teria ameaçado Felca.
O conteúdo realizado por Felca no youtube, visava denunciar pedofilia e a sexualização de menores de idade nas redes sociais. O material levou a uma investigação que também terminou com a prisão de Hytalo Santos e seu marido Israel Nata Vicente, o MC Euro.
Ameaças
De acordo com as investigações, após a publicação do vídeo, Cayo começou a ameaçá-los com e-mails e mensagens de intimidações de morte, chegando a afirmar também que mataria a mãe da psicóloga.
Além disso, ele confessou ter tentado inserir mandados de prisões falsos contra o youtuber no Banco Nacional de Mandados do CNJ e divulgá-los no Discord e Telegram para disseminar “fake news”. Após o caso, Felca precisou adotar medidas de segurança, chegando a andar de carro blindado e ter segurança particular.
Segundo Matheys Fialdini, promotor do caso, os grupos divulgados pelo hacker, também ameaçavam autoridades, cometiam estupros virtuais e induziam à automutilação e ao suicídio, além de disseminar pornografia infantil.
Se a Justiça de São Paulo adotar a denúncia, Cayo Lucas se tornará reú por associação criminosa e ameaça.
Adultização
O vídeo publicado pelo youtuber, possui mais de 50 minutos e já ultrapassa o total de 27 milhões de visualizações. Nele, Felca expõe o influenciador Hytalo Santos, como alguém que cria conteúdos para a internet sexualizando menores de idade. Ele entrevista a psicóloga que explicou o perigo dessa exposição para a “alimentação” de conteúdos à pedófilos.
Hytalo já é investigado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) desde 2024, pela exploração da imagem de crianças e adolescentes nas redes sociais. O influenciador que possui mais de 20 milhões de seguidores, teve sua conta do Instagram desativada após a repercussão do vídeo de Felca. Ele encontra-se preso na Penitenciária Roger, na Paraíba.
“Se ninguém fala, ninguém vai falar e eu não aguento (…) Então vamos lá, vou assumir essa desgraça”, concluiu o youtuber.
*Sob supervisão de Pedro Osorio