By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: MPTCU pede investigação sobre supersalários de magistrados
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > MPTCU pede investigação sobre supersalários de magistrados
outros

MPTCU pede investigação sobre supersalários de magistrados

Última atualização: 10 de janeiro de 2025 16:19
Published 10 de janeiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) pediu, nesta quinta-feira (6/1), que seja aberta uma apuração sobre os benefícios e vantagens de magistrados que extrapolam o teto constitucional. A representação, assinada pelo subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado, afirma que há indícios de “manobras” de órgãos do Poder Judiciário com a finalidade de beneficiar membros com altos valores.

Contents
Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas diariamente no seu emailConheça o JOTA PRO Poder, uma plataforma de monitoramento político e regulatório que oferece mais transparência e previsibilidade para empresas

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas diariamente no seu email

No pedido, o subprocurador-geral cita uma nota do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal (Sintrajufe) que afirma que benefícios autoconcedidos fazem com que magistrados recebam até cinco vezes acima do teto constitucional – fixado em R$ 44 mil por mês. Leia a representação na íntegra.

“É possível observar, dos trechos acima colacionados, que há novos indícios de que órgãos do Poder Judiciário podem estar se valendo de manobras para que, ao final, membros sejam beneficiados com vantagens e benefícios acima do teto remuneratório definido pela Constituição Federal de 1988”, alega.

O pedido menciona que há um estímulo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da “Política Pública de Estímulo à Lotação e à Permanência de Magistrados(as) em Comarcas de Difícil Provimento”, que permite que juízes recebam uma licença de um dia a cada quatro dias de lotação com residência na sede da comarca, com a possibilidade de conversão em indenização.

A representação também destaca que há outras licenças compensatórias que garantem um adicional de pelo menos R$ 25 mil por mês para cada juiz. Para o subprocurador-geral, a totalização de valores de benefícios acima do teto é materialmente relevante para que seja instaurada uma investigação pelo TCU.

“Verifico que novas formas de concessão de aumentos remuneratórios para juízes, desembargadores e ministros de Tribunais Superiores seguem sendo aprovadas, não apenas comprometendo significativamente as finanças públicas, mas também atingindo diretamente os princípios basilares da moralidade e da legalidade”, afirmou.

Conheça o JOTA PRO Poder, uma plataforma de monitoramento político e regulatório que oferece mais transparência e previsibilidade para empresas

Na representação, Lucas Rocha Furtado afirma que tem apresentado ao tribunal uma série de possíveis irregularidades na remuneração das autoridades do Poder Judiciário. Ele menciona que já solicitou apuração de irregularidades nos aumentos do auxílio-moradia, que qualificou como “inovação constantemente trazida por diversos tribunais para garantir aumentos remuneratórios”.

O subprocurador-geral cita outras cinco ações do Tribunal de Contas em que atuou para apurar de supostas irregularidades nos salários de membros do Poder Judiciário. Nesse sentido, o pedido sustenta que as gratificações que extrapolam os recebimentos dos magistrados violam a Constituição Federal.

A representação pede que, se confirmados os possíveis pagamentos indevidos, seja aberto um processo de tomada de contas para apurar os agentes responsáveis e ressarcir o orçamento público.

You Might Also Like

Crime ambiental: PM flagra transporte ilegal de madeira em área do DF

Foragido por estupro usa nome do irmão para despistar polícia, mas acaba preso

Roubos a ônibus na Bahia caem 45%, segundo forças de segurança

Rayane Figliuzzi se manifesta após ser denunciada pelo MP por crimes em clínica de estética

Senado deve postergar sabatina de Jorge Messias ao STF

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Análise: Empresários brasileiros sabem que não podem desistir dos EUA 

4 de setembro de 2025
Paiva detona postura dos atletas do Fortaleza em eliminação da Libertadores 
Matheus explica cocô na parede do Quarto Branco e assume: “Só podia ser eu” 
Sequestrador que algemou mulher no DF tentou apagar foto do celular
Mulher derruba portão de motel, foge sem pagar e é presa após perseguição; veja vídeo
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?