By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Mudança de neonatologistas ameaça funcionamento de leitos no DF
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Mudança de neonatologistas ameaça funcionamento de leitos no DF
outros

Mudança de neonatologistas ameaça funcionamento de leitos no DF

Última atualização: 16 de setembro de 2025 02:35
Published 16 de setembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Para minimizar a falta de neonatologistas nas salas de parto públicas do Distrito Federal a Secretaria de Saúde (SES-DF) começou a remanejar profissionais. Mas, a transferência ameaça deixar hospitais desfalcados e sem equipes para garantir o nascimento seguro de bebês. E, por isso, segundo servidores, há risco de fechamento de leitos.

Contents
Leia também“Pele rasgada”: família de paciente reclama de maus-tratos em UPAPacientes sofrem com “apagão” do serviço de home care no DFRiscoOutro ladoContrataçõesIges-DF: TCDF

De acordo com o Sindicato dos Médicos (SindMédico-DF), a pasta determinou a devolução de neonatologistas cedidos ao Instituto de Gestão Estratégica da Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), que atuam no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), para os hospitais regionais do Gama (HRG) e de Taguatinga (HRT).

Do ponto de vista do sindicato, a segunda transferência paliativa com consequências negativas é a realocação de neonatologistas lotados no Hospital Regional de Brazlândia (HRBz) para Ceilândia (HRC).

Leia também
  • Distrito Federal

    “Pele rasgada”: família de paciente reclama de maus-tratos em UPA
  • Distrito Federal

    Pacientes sofrem com “apagão” do serviço de home care no DF

“A devolução de neonatologistas de Santa Maria deixa descoberto o único serviço de neonatolgia com funcionamento pleno na rede pública de Saúde do DF. A realocação dos três do Hospital de Brazlândia deixa uma cidade com mais de 80 mil habitantes completamente desassistida na especialidade da neonatologia. Em nenhum dos casos o deficit das unidades de destino dos profissionais será resolvido”, alertou o presidente do sindicato, Gutemberg Fialho.

Além disso, segundo pesquisa no banco de dados da rede pública, o número de neonatologistas da rede caiu de 170 para 129, entre fevereiro de 2019 e agosto de 2025. A crise é agravada pela redução do número de pediatras e médicos intensivistas pediatras, que caíram respectivamente de 541 para 410 e de 65 para 42.

Para evitar a desassistência e o fechamento de leitos, a procuradora do Ministério Público de Contas (MPC-DF) Cláudia Fernanda apresentou um pedido cautelar para suspender a transferência do profissionais ao Tribunal de Contas (TCDF). Na avaliação da procuradora, a situação é grave.

Risco

O Metrópoles conversou com um neonatologista. Para evitar eventuais represálias, sua identidade será mantida em sigilo. “Vai ter desassistência e há risco de fechamento de leitos. A neonatologia não tem cadastro reserva, seja em horas, seja com a experiência necessária”, pontuou.

Segundo o profissional, a transferência fragilizou a moral das equipes nos hospitais. E para piorar, os neonatologistas pensam em pedir exoneração. “Nosso sentimento é que está tudo bagunçado. E essa mudança forçada é assédio. E pior não vai resolver o problema. Vai agravar”, argumentou.

Outro lado

A Secretaria de Saúde informou que possui atualmente 143 médicos neonatologistas no quadro, 464 pediatras e 59 intensivistas pediátricos. A pasta declarou que tem atuado de forma contínua para ampliar o quadro de profissionais da rede pública de saúde.

“Ressaltamos que a escassez de médicos neonatologistas tem se intensificado em razão de aposentadorias. Como medida para mitigar esse cenário, foi proposta a transferência de quatro profissionais de Brazlândia para Ceilândia, sugestão que ainda está em análise”, argumentou.

Segundo a pasta, e o Hospital de Brazlândia não dispõe de unidade de terapia intensiva (UTI) Neonatal, mas sim de um berçário acompanhado por pediatras sem especialização em neonatologia. “Dessa forma, a eventual transferência dos especialistas não acarretará prejuízo ao atendimento local nem implicará o fechamento de serviços, visto que o acompanhamento dos recém-nascidos poderá ser mantido pelos pediatras”, justificou.

De acordo com a secretaria, está prevista a contratação de médicos neonatologistas por meio de pessoa jurídica (PJ), cujos detalhes estão em fase de definição.

Contratações

Segundo a pasta, no início de 2025, o Governo do Distrito Federal (GDF) abriu chamamento público para a contratação temporária de 200 médicos. Além disso, nos anos de 2024 e 2025, a SES/DF, nomeou 448 técnicos de enfermagem, 294 enfermeiros, e 733 médicos especialistas efetivos, todos aprovados em concurso público.

Além de 662 médicos generalistas e 13 médicos neonatologistas, todos através de processo seletivo temporário. Também foi realizada a ampliação da carga horária de 20 para 40 horas semanais para 1.018 profissionais.

“A SES-DF reconhece os desafios enfrentados para o provimento de profissionais de saúde, realidade que afeta tanto o Sistema Único de Saúde (SUS) quanto o setor privado. A recomposição das equipes está entre as prioridades da gestão, mas depende também da disponibilidade”, concluiu.

Nessa segunda-feira (15/9), a pasta convocou nove médicos generalistas aprovados no processo seletivo, realizado em março deste ano.

Iges-DF: TCDF

Segundo o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), a gestão deu início, em parceria com a secretaria, ao processo de retorno de servidores cedidos pela SES ao instituto nos últimos anos. A medida contempla, incialmente, aproximadamente 390 servidores.

O retorno dos servidores também atende a uma determinação do TCDF. O instituto garantiu que o processo será feito de forma gradual e coordenada, garantindo a continuidade dos serviços. À medida que os servidores retornarem à SES, o instituto poderá convocar profissionais do cadastro reserva ou abrir novos processos seletivos para reposição das vagas.

You Might Also Like

Incêndio em maternidade: governo federal faz repasse de R$ 28 milhões ao CE 

Veja por onde os três próximos ciclones devem passar no Brasil em novembro 

Ciclone extratropical: Inmet emite alerta para três regiões do país 

Astros de “Violetta” recriam cena 10 anos após fim da série 

Bolha no mercado de IA? Entenda discussão e o que pensam especialistas 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Alfinetada? Fábio Mota exalta festa da torcida do Vitória contra o Atlético-MG e dispara: “Nenhuma outra faria”

3 de setembro de 2025
Análise: Trump lança sombra sobre encontro entre líderes na China 
Nunes diz lamentar decisão da Justiça que barrou mudança do nome da GCM 
Taxa das blusinhas não impactou geração de empregos no Brasil, diz estudo 
Briga em voo e protesto no aeroporto marcam retorno do Athletico a Curitiba 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?