Ex-presidente foi declarado inelegível pelo TSE em dois casos diferentes
Este conteúdo foi originalmente publicado em “Muito difícil”, diz Ciro Nogueira sobre Bolsonaro disputar eleição em 2026 no site CNN Brasil. Política, Ciro Nogueira, Eleições 2026, Jair Bolsonaro CNN Brasil
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) disse que a chance de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disputar a eleição ao Planalto em 2026 são pequenas. A fala aconteceu em evento na capital paulista nesta sexta-feira (28).
“Hoje é difícil. Muito difícil”, disse Nogueira, que foi declarado inelegível até 2030 após decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ministro da Casa Civil durante o governo Bolsonaro, Nogueira reforçou que o ex-presidente é, contudo, o candidato que apoia.
Ele ainda afirmou que Bolsonaro deve demorar para “passar o chapéu”. Por outro lado, disse ver “movimentos claros” por parte do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a fim viabilizar seu nome para uma candidatura à Presidência.
Na visão do senador, a escolha de Bolsonaro dependerá do nível de desgaste da popularidade do presidente Lula nos próximos meses: caso se estabilize, deve apoiar Tarcísio; caso se agrave, uma figura mais próxima.
Bolsonaro inelegível
Em junho de 2023, o TSE tornou Bolsonaro inelegível por oito anos, entendendo que ele cometeu abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação, ao reunir embaixadores, em julho de 2022, para atacar, sem provas, o sistema eleitoral.
Posteriormente, Bolsonaro foi condenado novamente à inelegibilidade pelo TSE, desta vez por abuso de poder político e econômico durante as cerimônias do Bicentenário da Independência, em 7 de setembro de 2022, durante a campanha eleitoral.
Este conteúdo foi originalmente publicado em “Muito difícil”, diz Ciro Nogueira sobre Bolsonaro disputar eleição em 2026 no site CNN Brasil.