By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Mulher morta em hospital psiquiátrico passou a noite de Natal amarrada
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Mulher morta em hospital psiquiátrico passou a noite de Natal amarrada
outros

Mulher morta em hospital psiquiátrico passou a noite de Natal amarrada

Última atualização: 31 de dezembro de 2024 02:40
Published 31 de dezembro de 2024
Compartilhe
Compartilhe

A paciente psiquiátrica que morreu passou a noite inteira de Natal amarrada. Ele estava no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), da rede pública do Distrito Federal, que fica localizado em Taguatinga.

Contents
Sem pulsoTransferênciaLeia tambémApós ficar amarrada, mulher morre em hospital psiquiátrico no NatalRelatório aponta violações de direitos humanos em centros terapêuticosDeficientes presos estão sob tortura no DF, apontam peritos federaisPolítica antimanicomialOutro lado

O Metrópoles apurou que a mulher de 24 anos teve uma crise e ficou horas imobilizada e sofreu convulsões. Ela tinha histórico de crises e tomava medicação controlada. Na noite de terça (24/12), a paciente começou a gritar.  Segundo o relato de uma testemunha, chegou a sofrer uma queda.

Recusando medicações, a paciente foi então contida. Na sequência, passou a madrugada do dia 25 amarrada em um leito na enfermaria do hospital.

Na manhã de Natal, a paciente sofreu uma convulsão e recebeu medicação da equipe médica. A mulher teria sido, então, desamarrada, mas permaneceu na enfermaria.

Por volta das 19h50, na troca de plantão do hospital, uma outra paciente teria chamado a equipe médica alertando que a mulher passou mal.

A reportagem questionou a Secretaria de Saúde se é um protocolo normal amarrar os pacientes, mas recebeu como resposta apenas que a “Secretaria de Saúde (SES-DF) presa pelo cumprimento da legislação nacional e internacional de proteção dos direitos humanos, das normas de segurança do paciente e dos protocolos assistenciais” e que foi aberto um processo para investigação de responsabilidade.

Sem pulso

Ao chegar ao leito da enfermaria, às 19h55, a equipe médica encontrou a paciente sem pulso. Os profissionais tentaram reanimá-la por 30 minutos, chegando a intubar a paciente, mas não tiveram sucesso.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou ao local, fez uma nova intubação e deu início a outras manobras de reanimação. Os socorristas não conseguiram salvar a paciente. O óbito foi declarado às 20h41.

Transferência

O Metrópoles conversou com uma fonte da Secretaria de Saúde sobre o caso. Para evitar possíveis retaliações, a identidade dela será preservada.

Segundo a fonte, chama a atenção o fato de a paciente não ter sido transferida para outra unidade da rede pública, seja para o diagnóstico, seja para o tratamento da crise. Em vez disso, a mulher foi imobilizada durante a madrugada.

Leia também
  • Distrito Federal
    Após ficar amarrada, mulher morre em hospital psiquiátrico no Natal
  • Distrito Federal
    Relatório aponta violações de direitos humanos em centros terapêuticos
  • Distrito Federal
    Deficientes presos estão sob tortura no DF, apontam peritos federais

Outro ponto questionado foi a estratégia de acompanhamento da paciente após a aplicação da medicação, na manhã do dia 25. Para a fonte, o monitoramento deveria ser constante pela equipe na sala de observação.

Política antimanicomial

O Metrópoles noticiou que o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, identificou casos de violações de direitos no tratamento do HSVP.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) cobram a reformulação da política antimanicomial da capital brasileira.

Um dos pontos é a desmobilização dos leitos do Hospital São Vicente de Paulo e a readequação da rede pública para garantir aos pacientes psiquiátricos maior qualidade no tratamento.

Outro lado

Procurada pelo Metrópoles, a Secretaria de Saúde informou em nota que “a causa da morte da paciente no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) ainda está sendo investigada pelo Instituto Médico Legal (IML)”.

A pasta acrescenta que o Relatório do Atendimento de Emergência “relata ainda que foi realizada a monitorização com desfibrilador e a aspiração do líquido, com saída de grande quantidade de conteúdo gástrico, além da intubação orotraqueal”.

“Foi cumprido também o protocolo de reanimação. A paciente foi encaminhada para a sala de emergência, mantendo a RCP com cinco ciclos de adrenalina, sem que ela apresentasse batimentos cardíacos. O Samu continuou o protocolo, sem sucesso. O óbito foi registrado às 20h41. O relatório médico informa ainda que a paciente possuía histórico de crises epilépticas convulsivas atípicas”, acrescentou a pasta.

Sobre o fechamento do hospital, a SES-DF afirmou que “instituiu um grupo de trabalho para elaboração de um plano de ação para desmobilização dos leitos psiquiátricos do DF, incluindo os do HSVP”.

“A medida prevê desmobilização progressiva, que ocorrerá em consonância com a ampliação da rede de serviços de saúde mental e a abertura de novos Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Também está previsto o fortalecimento do atendimento às urgências e emergências e dos cuidados a crises em saúde mental, que será feito de forma descentralizada, incluindo serviços nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais gerais e, principalmente, nos Caps”, concluiu.

You Might Also Like

Governo do Pará usa programa de Direitos Humanos para espionar lideranças indígenas

Seca: previsão é que umidade do ar no DF caia a 20% nesta semana

Saiba como observar eclipse lunar mais longo do ano

Vídeo: prédio do STJ é evacuado após carro pegar fogo em garagem

Manifestantes fecham Vasco da Gama em protesto por morte de jovem

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Bancos de sangue têm estoques em níveis críticos em São Paulo 

27 de dezembro de 2024
Telhado desaba e homem fica ferido durante manutenção em Ceilândia
Brasil tinha 9,1 milhões de analfabetos em 2024, aponta IBGE 
Santa Casa de SP oferece 84 bolsas para graduações na área da saúde 
Entenda o que são Cidades-Irmãs; São Paulo tem 37 ao redor do mundo 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?