By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Mulheres recorrem à testosterona para recuperar desejo sexual 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Mulheres recorrem à testosterona para recuperar desejo sexual 
outros

Mulheres recorrem à testosterona para recuperar desejo sexual 

Última atualização: 2 de novembro de 2025 05:00
Published 2 de novembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Mulheres pós-menopausa recorrem à testosterona em busca de mais energia, humor e libido, mas especialistas alertam quanto a exageros e uso inadequado  Saúde, Menopausa, terapia hormonal, Testosterona CNN Brasil

Contents
Leia maisHormônios afetam saúde mental da mulher desde infância, diz médica a KalilPsiquiatra explica diferença entre depressão e ansiedadeRobô na cirurgia do câncer de próstata: mais precisão e recuperação rápidaExplosões de testosterona feminina: muito prazer em reporTestosterona com moderação: o que a ciência realmente confirma

Principal hormônio sexual masculino, e símbolo de força, virilidade e poder, a testosterona se transformou de repente em um poderoso hype entre as mulheres de meia-idade e pós-menopausa. Elas têm usado o hormônio como uma espécie de atalho para recuperar juventude, energia e, principalmente, a libido.

Presente em quantidades bem menores do que nos homens, a testosterona ocorre naturalmente nas mulheres, principalmente pelos ovários e pelas glândulas adrenais. Contudo, os níveis hormonais sofrem uma drástica redução durante a menopausa, causando diminuição do desejo sexual, fadiga, alterações de humor e perda de massa muscular.

Leia mais

  • Hormônios afetam saúde mental da mulher desde infância, diz médica a Kalil

    Hormônios afetam saúde mental da mulher desde infância, diz médica a Kalil

  • Psiquiatra explica diferença entre depressão e ansiedade

    Psiquiatra explica diferença entre depressão e ansiedade

  • Robô na cirurgia do câncer de próstata: mais precisão e recuperação rápida

    Robô na cirurgia do câncer de próstata: mais precisão e recuperação rápida

Depois que a reposição hormonal feminina se tornou uma espécie de tabu em 2002 — após a Women’s Health Initiative relatar um aumento do risco de câncer de mama, trombose e AVC em mulheres que utilizavam a terapia —, a maioria dos médicos passou a adotar uma posição mais conservadora em relação ao assunto.

Nos consultórios, muitas mulheres com baixo desejo sexual não recebem hoje o tratamento de que precisam, diz a professora Susan Davis, da Universidade Monash, à National Geographic. “Elas vão ao médico e ouvem: siga em frente, é assim mesmo. Você tem 60 anos, o que esperava? Isso é normal para a sua idade”, afirma a pesquisadora.

Mas, o avanço das terapias hormonais e o crescente desejo das mulheres por envelhecer de forma ativa e manter o seu bem-estar físico e emocional levaram muitas clínicas particulares e influenciadores a promover a testosterona como solução para os sintomas de períodos prolongados de pós-menopausa.

Explosões de testosterona feminina: muito prazer em repor


casal-de-meia-idade-dançando
Após recorrer à testosterona, algumas mulheres experimentam um retorno dramático do seu desejo sexual • Freepik

Nos últimos anos, tem crescido o número de mulheres com mais de 40 anos que “se jogam” na testosterona. Sem ter um parâmetro — já que a suplementação hormonal não é aprovada para mulheres —, elas acabam experimentando níveis mais altos do que jamais tiveram em suas vidas.

Os efeitos da testosterona são relatados em fóruns e comunidades nas redes sociais. Muitas usuárias descrevem o uso de doses elevadas, e seus depoimentos assumem uma convicção quase mística, como se tivessem encontrado a verdadeira fonte da juventude.

Esses depoimentos costumam mencionar um retorno dramático do desejo sexual, performances inesperadas — que surpreendem até parceiros de longa data —, além de explosões de energia e melhora do tônus muscular. No entanto, esses resultados não são uniformes, e o uso excessivo pode causar efeitos colaterais.

Essas consequências indesejáveis preocupam pesquisadores, como Davis. Para a chefe do Programa de Pesquisa em Saúde da Mulher da Monash Uni, “com a explosão da testosterona nas plataformas de mídia, a maior parte da comunidade médica não está realmente atualizada“, afirma.

A realidade por trás desses discursos apoteóticos é que ainda não existe na literatura médica uma comprovação robusta de ganhos reais em energia, humor ou força com o uso de testosterona por mulheres. Para Davis, não há evidências de que a terapia seja mais eficaz do que um placebo.

Testosterona com moderação: o que a ciência realmente confirma


médica-e-paciente-conversando
Hoje existem várias opções para tratar a baixa libido e os sintomas da menopausa • Freepik

As mulheres já iniciam a vida adulta com níveis de testosterona naturalmente mais baixos do que os homens, e essa diferença se acentua com a idade. A queda se torna mais expressiva depois da menopausa, quando o organismo passa a reduzir drasticamente a produção do hormônio.

Estudos indicam que restaurar a testosterona a patamares semelhantes aos do fim dos 30 anos — considerados fisiológicos — pode reavivar o desejo sexual em mulheres na pós-menopausa, sem provocar efeitos adversos relevantes. Mas especialistas alertam que acompanhamento médico é essencial para evitar superdosagens hormonais.

Atualmente, o único uso cientificamente comprovado de testosterona em mulheres é no tratamento da baixa libido após a menopausa — conhecido como Transtorno do Desejo Sexual Hipoativo (TDSH). “Todos os estudos, independentemente do tamanho, mostram benefícios em relação ao placebo”, diz Davis.

O problema é que, no atual hype, algumas mulheres estão usando testosterona em quantidades muito acima do recomendado, cerca de três ou quatro vezes maiores que o considerado seguro. Algumas já apresentam queda de cabelo, voz grossa, pelos faciais e aumento do clitóris, efeitos colaterais que podem não ser reversíveis.

Por isso, especialistas alertam que, embora o desejo de aliviar os sintomas da pós-menopausa seja legítimo — e mereça atenção médica — o uso da testosterona sem acompanhamento adequado pode ser arriscado. Doses fora do controle clínico podem causar danos permanentes.

Falando à National Geographic, a médica Nora Lansen, da plataforma de saúde digital Elektra Health, explica que hoje existem várias opções para tratar a baixa libido e os sintomas da menopausa — de terapias com estrogênio a medicamentos não hormonais. “É ótimo que essa conversa esteja em destaque, e que tantas pessoas estejam falando sobre isso”, conclui.

Menopausa vai além das ondas de calor: veja sintomas pouco conhecidos

 

You Might Also Like

Reflexão e saudade: cemitérios do DF ficam lotados no Dia de Finados

Vasco e São Paulo tem confronto direto por vaga no G6 do Brasileiro 

Torcedores da Bamor são pegos com artefatos em ônibus na Suburbana

Rafa Kalimann ganha xamego de Nattan na reta final da gravidez 

Cantor famoso pede namorada em casamento durante show e emociona fãs; assista

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Lollapalooza 2025: retorno de Shawn Mendes ao Brasil é atração da 2ª noite 

29 de março de 2025
Klopp antecipa vinda ao Brasil e estará em Palmeiras x Red Bull Bragantino 
EUA e Irã terão conversas de “alto nível” no sábado, diz ministro iraniano 
Flamengo e Estudiantes se enfrentaram apenas em competição já extinta 
Procura por seguro de motos aumenta em 2025, mas demanda por seguro de carro cai
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?