By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Multidão exige justiça para 59 mortos de boate na Macedônia do Norte 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Multidão exige justiça para 59 mortos de boate na Macedônia do Norte 
outros

Multidão exige justiça para 59 mortos de boate na Macedônia do Norte 

Última atualização: 31 de março de 2025 16:23
Published 31 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Protesto contra empresários e autoridades teve registros de violência
Este conteúdo foi originalmente publicado em Multidão exige justiça para 59 mortos de boate na Macedônia do Norte no site CNN Brasil.  Internacional, Incêndio, Macedônia do Norte CNN Brasil

Contents
Revolta da populaçãoBolsonaro, Elon Musk, filho de Trump: veja reações à condenação de Le PenLíder da ultradireita lidera pesquisa para eleição presidencial na RomêniaJuízes envolvidos na condenação de Le Pen foram ameaçados, diz conselhoSem saídaLicença ilegal

Episódios de violência foram registrados na Macedônia do Norte nesta segunda-feira (31), quando milhares de pessoas exigiram justiça para as 59 pessoas mortas em um incêndio em uma boate e pediram o fim da corrupção que, segundo elas, está por trás do pior desastre do país em anos.

O incêndio começou durante um show de hip hop na cidade de Kocani na madrugada de 16 de março, quando faíscas de sinalizadores incendiaram um pedaço do teto. Centenas de pessoas correram para a única saída da casa nortuna, que não tinha licença, enquanto as chamas se espalhavam pelo telhado.

A tragédia abalou a cidade de 25 mil pessoas, a 80 km a leste da capital Escópia. Tratores e trabalhadores com pás cavaram uma fileira de sepulturas novas no cemitério da cidade nesta segunda-feira (31). Pessoas com entes queridos desaparecidos fizeram fila do lado de fora do hospital para dar amostras de DNA.

Autoridades disseram que a licença da boate “Pulse” foi obtida ilegalmente e que o estabelecimento não tinha extintores de incêndio e saídas de emergência. Mais de 150 pessoas ficaram feridas.


Equipes de resgate trabalham do lado de fora da boate em Kocani, na Macedônia do Norte, onde dezenas de pessoas morreram em um incêndio • 16/03/2025 REUTERS/Ognen Teofilovski

Revolta da população

“Quero que todos que ajudaram este lugar a continuar com seus negócios sejam presos”, disse Jovan, de 16 anos, que relatou ter perdido um amigo no incêndio. “Precisamos de mudança porque este é um país corrupto.”

Jovan se juntou a milhares de outras pessoas em um protesto silencioso na praça central de Kocani nesta segunda-feira (31). As pessoas se abraçaram e choraram enquanto se alinhavam para acender velas pelos mortos e escrever mensagens de condolências.

Algumas seguravam cartazes que diziam: “Não estamos morrendo por acidentes; estamos morrendo por corrupção” e “Tudo é legal aqui se você tiver conexões”. Centenas de outras pessoas fizeram vigília no centro de Escópia.

Um registro de violência aconteceu quando um grupo de pessoas usou pedras para quebrar as janelas de um pub que, segundo três manifestantes, era administrado pela mesma pessoa que era proprietária do “Pulse”.

Mais tarde, centenas de pessoas se dirigiram à casa do prefeito, atirando pedras e quebrando janelas. Na porta ao lado, uma família que havia perdido um parente no incêndio observava em lágrimas.

  • Bolsonaro, Elon Musk, filho de Trump: veja reações à condenação de Le Pen

    Bolsonaro, Elon Musk, filho de Trump: veja reações à condenação de Le Pen

  • Líder da ultradireita lidera pesquisa para eleição presidencial na Romênia

    Líder da ultradireita lidera pesquisa para eleição presidencial na Romênia

  • Juízes envolvidos na condenação de Le Pen foram ameaçados, diz conselho

    Juízes envolvidos na condenação de Le Pen foram ameaçados, diz conselho

Sem saída

O clube, que a mídia do país descreveu como um antigo depósito de carpetes, é um prédio com um telhado de ferro ondulado que dá para um terreno baldio gramado. Ele tinha apenas uma saída de emergência, que estava trancada durante o show na hora do fogo, dois extintores de incêndio e nenhum alarme de incêndio ou sistema de apagar chamas, disse o promotor estadual da Macedônia do Norte, Ljupco Kocevski.

“Não havia duas portas de saída, mas apenas uma única porta de metal improvisada na parte de trás do prédio, que estava trancada e sem maçaneta por dentro”, disse Kocevski.

O teto era feito de materiais inflamáveis e as paredes de gesso não eram resistentes ao fogo.

“(A boate) operava em condições abaixo do padrão. Não tem isso e aquilo, e as pessoas estavam ganhando dinheiro com isso. Quem é o responsável?”, disse Sasa Djenic, uma professora cuja filha de 15 anos escapou do incêndio com queimaduras nos braços.

O filho de Draghi Stojanov morreu no incêndio. “Depois dessa tragédia, para que preciso dessa vida? Eu tinha um filho e o perdi”, disse à Reuters.

Licença ilegal

As autoridades prenderam cerca de 20 pessoas em conexão com o incêndio, incluindo autoridades do governo e o gerente da boate.

O promotor público Kocevski disse que seu gabinete estava trabalhando para determinar a responsabilidade de várias pessoas por “crimes graves contra a segurança pública”, entre outros crimes.

“Os indivíduos agiram de forma contrária aos regulamentos e regras técnicas das medidas de proteção e, assim, causaram um perigo à vida e ao trabalho das pessoas em grande escala”, afirmou.

O primeiro-ministro Hristijan Mickoski afirmou que a licença do clube foi emitida ilegalmente pelo Ministério da Economia e que os responsáveis enfrentariam a Justiça. O ex-ministro da economia Kreshnik Bekteshi foi interrogado pela polícia sobre o desastre, disse a emissora local TV 5.

Mais de 50 pessoas foram tratadas em hospitais na Bulgária, na Grécia, na Sérvia e na Turquia.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Multidão exige justiça para 59 mortos de boate na Macedônia do Norte no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Idosa fica ferida após veículo sair da pista e capotar no DF

Com design diferenciado, SUV chinês tem chuveiro e box para banho; veja

Caso Benício: Habeas corpus da médica investigada pela morte da criança é revogado pela Justiça

Como encontrar o pneu mais durável para o seu carro? Especialista dá dica

De saída do Flamengo? Filipe Luís comenta possível venda de atacante 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

BC de Galípolo mantém tom duro e deixa “porta aberta”, dizem economistas 

29 de janeiro de 2025
Pejotização: liberdade vs arbitrariedade na pauta do STF
Justiça torna réus quatro PMs por morte de jovem rendido em Paraisópolis 
Custo da cesta básica sobe em 15 de 17 capitais em abril, aponta Dieese 
Filho de ex-administrador quebrou nariz de jovem em briga por chácara
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?