Porém, PSG e Real Madrid são os únicos a ultrapassarem a marca de 1 milhão de novos fãs Futebol Internacional, CNN Esportes, Flamengo, Futebol internacional, Inter Miami, Mundial de Clubes, Palmeiras, Real Madrid CNN Brasil
A Copa do Mundo de Clubes tem movimentado com os conteúdos e posts das equipes nas redes sociais e provocado a curiosidade do público de diferentes nações, que buscam nas páginas dos participantes mais informações sobre os atletas e os bastidores nos Estados Unidos.
Levando todo o mês de junho, que culminou com a viagem dos clubes para o Mundial e o início dos jogos, a partir do dia 14, Palmeiras e Flamengo destacam-se entre os times com mais ganhos de seguidores no Tik Tok, 300 mil cada um, perdendo apenas para os tradicionais clubes europeus.
“Flamengo e Palmeiras são dois bons exemplos de clubes brasileiros que utilizam as redes sociais com estratégia e planejamento”, analisa Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo.
“O público brasileiro está entre os mais engajados do mundo nas redes sociais e quando um clube participa de um torneio global, como o Mundial, ele não apenas ganha visibilidade internacional, mas oferece ao seu torcedor motivos concretos para se engajar, compartilhar e se orgulhar”, opina Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.
“Tanto Palmeiras quanto Flamengo investem em conteúdo de forma consistente há anos, nas redes sociais e em suas TV’s. Fluminense e Botafogo há menos tempo, mas já colhem bons resultados também. Todos fizeram coberturas muito profissionais do Mundial, o que há poucos anos seria impensável. Claro, o Brasil ainda não tem a escala global de audiência que os gigantes europeus, mas temos um país de dimensões continentais, com clubes que melhoraram bastante na produção de conteúdo de acordo com cada canal”, acrescenta Alexandre Vasconcellos, gerente regional da Flashscore no Brasil.
Europeus lideram
Neste período no Tik Tok, ficaram a frente o PSG, com 1,3 milhão de novos fãs; o Real Madrid, com 1,1 mi, o Manchester City, o Inter Miami, com 500 mil, e o Bayern Munique, com 400 mil.
“PSG, Real e City identificaram que clubes do seu porte, poderiam ser agora, também, geradores de conteúdo, atrações de atenção, e que agiram para o ser. Era esperado que nao só nos seus canais próprios, mas em seus perfis em redes sociais, que os divulgam, um crescimento que não fosse dependente de estarem nas finais dos principais torneios”, analisa Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil.
Entre as equipes que disputaram as oitavas e ainda permanecem nas quartas-de-final da competição, também aparecem com destaque o Al-Hilal, com 300 novos mil seguidores. Fluminense e Botafogo também aparecem com 100 mil novos fãs cada.
Clubes nas redes
Dados do Ibope Repucom divulgados nesta quarta-feira (2), com levantamento do mês de junho, indicam que o Flamengo chegou aos 63 milhões de inscrições somadas todas as redes sociais (facebook, X, Instagram, YouTube e Tik Tok) e somou 838 mil novos inscritos em junho.
Já o Palmeiras atingiu a marca de 5 milhões no TikTok e registrou 434 mil novos seguidores em suas plataformas neste período. O Fluminense conquistou o terceiro maior resultado ao somar 321 mil novos inscritos, enquanto o Botafogo obteve o quarto maior crescimento com 243 mil novos seguidores no geral.
Levando em conta os times brasileiros que disputam a Copa do Mundo, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras, juntos, somam 180 vezes mais inscritos nas redes sociais que os rivais nacionais, com 459 mil inscrições em junho.
Enquanto os 46 clubes presentes no estudo, que não participaram da competição, tiveram um desempenho muito inferior, com ganho médio de 2,6 mil inscrições durante o período, volume 180 vezes menor que o dos clubes brasileiros participantes do Mundial.
“A Copa de Mundo de Clubes também demonstra as particularidades do torcedor brasileiro em se conectar com seu time do coração, e que hoje surfa como ninguém a onda das redes sociais com bom humor, muitas sacadas e memes que fazem com que haja um sentimento de pertencimento. E essa disputa fora de campo gera propostas atraentes de comunicação, que trazem um apelo muito voltado aos aspectos comerciais que estão diretamente ligados a isso também. O Tik Tok permite essa maior liberdade de criação não só para os profissionais dentro dos clubes, como também a participação dos fãs”, analisa Reginaldo Diniz, CEO e sócio-fundador da End to End.
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