Time francês supera o clube inglês em quase todos os quesitos, menos em valor de elenco Futebol Internacional, Chelsea, CNN Esportes, Futebol internacional, Mundial de Clubes, PSG (Paris Saint-Germain) CNN Brasil
PSG e Chelsea chegam à final do Mundial de Clubes impulsionados pelas receitas envolvendo parceiros e novos negócios. O clube francês, por exemplo, tem sua maior parte de arrecadação vinda do setor de patrocínios, com 282 milhões de euros (aproximadamente R$ 1,8 bilhão de euros na cotação atual), de acordo com balanço divulgado na última temporada.
No total, somando todas as propriedades, foram 806 milhões de euros de faturamento (R$ 5,2 bilhões), quase o dobro de seu oponente, o Chelsea, que atingiu 541 milhões de euros (R$ 3,5 bilhões). Com patrocínios, as receitas do time inglês também foram bem menores que o Paris, com 78 milhões de euros arrecadados (R$ 508,2 milhões), que poderia ser ainda maior, não fosse o fato do clube londrino estar atualmente desfalcado de um patrocínio máster.
“Todo Mundial empolga e movimenta pessoas em todo o mundo, sejam quais forem os clubes envolvidos nela, mas essa tem o encontro que mais movimenta redes sociais, e pessoas de diferentes gerações, porque coloca frente a frente um clube que historicamente sempre foi reconhecido como um dos quinze maiores da Europa, uma referência mundial, e outro, que é fruto desse novo processo, característico do nosso século, de aquisição e aportes “quase que infinitos”, que já gerou conquistas outrora improváveis, de Chelsea e Manchester City”, analisou Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil.
Receita do Chelsea
O faturamento do Chelsea nesta temporada poderia ser ainda maior, não fosse a ausência de um patrocinador máster no uniforme principal. Na última temporada, o clube londrino chegou a anunciar um acordo com a casa de apostas Stake, mas a parceria foi cancelada após forte rejeição por parte da torcida, contrária à associação do time com esse segmento.
Agora, a equipe optou por um contrato temporário com a empresa de tecnologia Infinite Athlete, que assumiu o espaço principal da camisa durante a temporada 2023/2024 por 46 milhões de euros (R$ 299,7 milhões). Para a atual temporada, a marca foi transferida para as mangas do uniforme de treino.
Em 2025, o Chelsea finalmente acertou uma parceria de patrocínio máster para a frente da camisa com a DAMAC Properties, incorporando o logo nos kits masculino e feminino nas últimas sete partidas da temporada 2024‑25 (incluindo quatro jogos da Premier League e confrontos da Conference League), com estreia durante a semifinal contra o sueco Djurgårdens, em maio.
“Chelsea e PSG são dois dos melhores exemplos de marcas que sabem trabalhar internacionalmente. Por terem vínculos históricos com o Brasil por conta de ídolos recentes e passado, pode parecer fácil, mas o segredo está numa estratégia global com olhar local. Profissionais ligados a esses clubes conhecem o Brasil e tem trabalho ativo aqui há mais de década, da mesma forma como exploram mercados como EUA, China e Oriente Médio”, explicou Alexandre Vasconcellos, gerente regional da Flashscore no Brasil.
Valores de elenco dos finalistas
Em valor de elenco, o Chelsea não tem um potencial maior em relação ao PSG. Dados do portal “Transfermarkt” indicam que a equipe inglesa está avaliada em 1,4 bilhões de euros (R$ 9,1 bilhões), contra 1,2 dos franceses (R$ 7,8 bilhões).
“No contexto global, o PSG busca consolidar-se como superpotência mundial, com um elenco estrelado e receitas robustas que sustentam altos investimentos. Enquanto o clube francês almeja a hegemonia continental, o inglês foca em competir consistentemente, mostrando que o potencial de arrecadação está diretamente ligado às ambições esportivas e à capacidade de monetizar sua marca globalmente”, falou Thales Rangel, Gerente de Marketing da Multimarcas Consórcios.

