By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Na COP30, o alimento também precisa ser solução climática
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Na COP30, o alimento também precisa ser solução climática
outros

Na COP30, o alimento também precisa ser solução climática

Última atualização: 24 de agosto de 2025 05:20
Published 24 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Imagina chegar em uma das maiores conferências do mundo sobre meio ambiente e encontrar no cardápio uma profusão de hambúrgueres, pizzas e outras opções de fast food? Sempre foi assim, mas este ano o Brasil tem a chance de mudar essa cena. Sediar a COP30 em Belém representa uma oportunidade concreta de mostrar ao mundo que é possível pensar em alimentação e clima de forma integrada e agir de acordo com isso.

Contents
Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasInformações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

A proposta “Na Mesa da COP30”, construída por uma coalizão de organizações da sociedade civil, propõe que ao menos 30% dos alimentos servidos durante o evento venham da agricultura familiar, da sociobiodiversidade amazônica e de sistemas agroecológicos. Muito mais do que uma solução logística, trata-se de uma decisão política que coloca o alimento no centro da discussão climática.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Durante a pré-conferência realizada em Bonn, na Alemanha, o governo brasileiro já sinalizou compromisso com a proposta. O secretário extraordinário para a COP30, Valter Correia, afirmou que o país trabalha com o compromisso de garantir ao menos esse percentual das compras de alimentos da COP30 junto à agricultura familiar. Também em Bonn, o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, reiterou publicamente esse compromisso, destacando a importância de um cardápio que reflita a diversidade e a sustentabilidade da Amazônia.

O Brasil ocupa um papel paradoxal nesse debate. É um dos maiores produtores de alimentos do mundo, mas tem 74% das suas emissões de gases de efeito estufa vinculadas aos sistemas alimentares, em especial à agropecuária e ao desmatamento. Adotar uma abordagem mais coerente com a transição ecológica significa reconhecer esse impacto e apontar caminhos. Servir alimentos produzidos localmente, com práticas sustentáveis, durante a COP30 seria um gesto simbólico e prático na direção certa.

O projeto articula princípios de saúde, cultura e sustentabilidade. Os cardápios devem seguir as diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira e respeitar os saberes tradicionais dos povos da Amazônia. Isso significa valorizar ingredientes nativos, modos de preparo regionais e cadeias produtivas de baixo impacto. Ao fazer isso, a COP30 não apenas alimenta seus participantes, mas também fortalece economias locais e reafirma o protagonismo das comunidades que cuidam da floresta.

Para viabilizar a proposta, foram mapeadas cooperativas e associações de produtores no Pará, com levantamento de capacidade de produção, tipos de alimentos disponíveis e logística de distribuição. A expectativa é que a compra de insumos para o evento injete aproximadamente R$ 3,3 milhões na agricultura familiar, valor que representa cerca de 80% do orçamento anual do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) destinado ao município de Belém.

Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

Esse investimento pontual pode deixar um legado duradouro. A valorização de alimentos da sociobiodiversidade amazônica nas compras públicas e privadas pode impulsionar uma nova dinâmica econômica na região, fortalecendo políticas públicas de segurança alimentar e combate ao desmatamento. A COP30, portanto, não precisa ser apenas uma conferência sobre o futuro climático. Pode ser uma experiência viva de como integrar práticas sustentáveis no presente.

A alimentação sempre foi tratada como um detalhe em eventos internacionais, mas essa lógica precisa mudar. E o Brasil vai fazer isso. Quando a comida servida contradiz os discursos feitos no palco, perde-se uma oportunidade de coerência e de impacto. Ao colocar comida de verdade no centro da conferência do clima, damos o exemplo. Alimentar é também uma forma de governar.

You Might Also Like

Cleo Pires viraliza com resposta afiada sobre carreira; assista

“Ele será absolvido”, diz advogado de Bolsonaro

Moraes e Fux tem primeira divergência em julgamento de Bolsonaro

Filho de Arlindo Cruz quebra o silêncio sobre herança e faz revelação

Tony Salles ‘quebra a internet’ com clique ousado em homenagem ao Bahia; confira

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Criador de “Adolescência” fala sobre possível segunda temporada da série 

28 de março de 2025
Desembargador José Rotondano anuncia candidatura à presidência do TJ-BA
Ministério da Fazenda anuncia novas medidas para conter IOF após ser pressionado; saiba quais
Vélez ganha premiação milionária por vencer o Campeonato Argentino 
Torcedor do Independiente acusa chilenos de jogarem cocô durante briga 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?