Expectativa é de que manifestantes cheguem às centenas de milhares na capital Belgrado
Este conteúdo foi originalmente publicado em Na Sérvia, multidões protestam em maior ato em décadas contra governo no site CNN Brasil. Internacional, Protestos, Sérvia CNN Brasil
Dezenas de milhares de pessoas compareceram a grandes manifestações contra o governo no centro de Belgrado neste sábado (15), dando sequência a uma onda de protestos contra as políticas do presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic.
“Gostaria de ver uma mudança, uma mudança de regime”, disse a manifestante Aleksa Cvetanovic, reconhecendo que pode ser um “tiro no escuro”.
Outro manifestante, que também deu seu nome como Aleksa, disse que acreditava em uma sociedade livre de corrupção e manteve a esperança de que o protesto de hoje pudesse desencadear uma mudança significativa.
As autoridades esperavam que algo entre 60 mil e 80 mil manifestantes chegassem à capital, segundo Vucic. Os organizadores disseram que esperavam muito mais, podendo chegar a centenas de milhares de pessoas nas manifestações que devem ser as maiores da Sérvia em décadas.
Protestos estudantis quase diários começaram em dezembro após a morte de 15 pessoas quando um telhado de uma estação ferroviária desabou em 1º de novembro na cidade de Novi Sad, no norte, um desastre que os oponentes atribuem à corrupção sob Vucic.
Promotores acusaram 13 pessoas pelo desastre, e o governo anunciou uma campanha anticorrupção. O primeiro-ministro Milos Vucevic e dois ministros também renunciaram.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Na Sérvia, multidões protestam em maior ato em décadas contra governo no site CNN Brasil.