Pedro Fernando Nery defende que país aproveite momento para implementar agenda de desburocratização e crescimento econômico Macroeconomia, -transcricao-de-videos-, Donald Trump, Estados Unidos, William Waack CNN Brasil
O professor Pedro Fernando Nery, do IDP, argumenta que o Brasil deveria aproveitar o cenário de tarifas impostas pelos Estados Unidos para “olhar para dentro” e implementar uma agenda de desburocratização e crescimento econômico.
Segundo Nery, outros países e blocos afetados pela guerra comercial, como o Canadá e a União Europeia, já adotaram essa estratégia. “Se a gente vai ter barreiras sendo impostas de fora à nossa economia, que barreiras aqui de dentro que a gente pode remover para ter crescimento da economia, ter crescimento da produtividade?”, questiona o especialista.
Foco na produtividade
O professor destaca que, nos últimos anos, o Brasil tem se concentrado muito em questões fiscais e de justiça social no sistema tributário, deixando de lado uma agenda voltada para o aumento da produtividade.
“Uma agenda de produtividade, uma agenda de desburocratização, eu acho que está faltando e a gente poderia olhar com carinho para isso agora”, afirma Nery ao WW Especial, sugerindo que o país aproveite a discussão sobre o tarifaço como um gatilho para abordar as barreiras internas que afetam o crescimento econômico.
O especialista ressalta a importância de o Brasil discutir formas de compensar as eventuais perdas impostas pelo governo americano, adotando uma postura proativa em relação ao desenvolvimento econômico interno.
WW Especial
Apresentado excepcionalmente por Thais Herédia, programa é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.