Anúncio de retomada de exercícios feito pelo presidente americano levou a temores sobre uma nova corrida armamentista Internacional, Armas nucleares, Donald Trump, Estados Unidos, testes nucleares CNN Brasil
O secretário de Energia dos Estados Unidos, Chris Wright, afirmou neste domingo (2) que o país não vai realizar “explosões nucleares”.
O comentário foi feito depois que o presidente Donald Trump anunciou que os EUA retomariam testes nucleares em resposta a outros países que já realizam os exercícios.
“Acho que os testes de que estamos falando agora são testes de sistema”, disse Wright em entrevista à Fox News. “Não são explosões nucleares”, esclareceu. “São o que chamamos de explosões não críticas.”
Wright enfatizou que os testes não representariam uma ameaça pública, dizendo: “Não é algo que vá causar uma explosão em forma de cogumelo para quem mora no deserto de Nevada.”
O secretário disse que os testes planejados se concentrariam em novos sistemas.
Questionado se teria sido avisado por Trump antes do anúncio, o secretário não respondeu diretamente. Ao invés disso, afirmou que o presidente “está claramente preocupado com o fato de os Estados Unidos serem a principal potência militar do mundo”.
O secretário também observou que a paralisação do governo, o shutdown, está afetando o avanço dos esforços nucleares e “atrasando a modernização do arsenal nuclear” americano.
Saiba como os testes nucleares começaram e por que foram interrompidos

