Cientista político aponta que, embora não haja retaliação imediata sobre decisão do IOF, Congresso pode reagir em debates futuros sobre medidas fiscais Política, -transcricao-de-videos-, economia, Mercado Financeiro, STF (Supremo Tribunal Federal), Waack, William Waack CNN Brasil
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) favorável ao governo federal sobre a cobrança do IOF não encerrou as tensões com o Congresso Nacional.
Durante sua participação no WW, Murillo de Aragão, cientista político e CEO da Arko Advice, comentou que o governo venceu, no Supremo Tribunal Federal (STF), o impasse do IOF com o Congresso.
O processo de retaliação, no entanto, precisará passar pelo Senado e poderá enfrentar vetos.
Tensão institucional
O episódio deixou um clima de insatisfação no Congresso em relação ao Judiciário, situação considerada prejudicial em um momento em que o Brasil enfrenta diversos desafios. A disputa institucional pode impactar futuras deliberações sobre temas econômicos.
O caminho para uma possível revanche política do Legislativo pode se materializar via medidas que visem bloquear questões relacionadas ao IOF, ainda que não de forma imediata.