Empresário Mark Walter adquiriu a franquia por valor recorde no esporte Basquete, CNN Esportes, Los Angeles Lakers, NBA, outros esportes CNN Brasil
A NBA aprovou, nesta quinta-feira (30), a venda do controle majoritário do Los Angeles Lakers para o empresário Mark Walter, que pagará US$ 10 bilhões (R$ 53,8 bilhões, na cotação atual) pelo controle da franquia.
A transação é a maior da história envolvendo a compra de um clube esportivo no mundo. Desde 1979, os Lakers, uma das franquias mais emblemáticas e bem-sucedidas da NBA, pertenciam à família Buss.
Walter, agora, torna-se controlador de três das principais equipes de Los Angeles, juntando os Lakers a um portfólio que já contava com as Sparks (WNBA, basquete feminino) e Dodgers (MLS, beisebol).
Jeanie Buss seguirá como presidente dos Lakers
A ainda presidente dos Lakers, Jeanie Buss, manterá o seu cargo no conselho de administração durante pelo menos cinco anos após a oficialização da venda.
A família Buss adquiriu os Lakers, em 1979, por 67,5 milhões de dólares, garantindo um lucro astronómico ao passar a franquia para frente.
Depois de ter sido dada “luz verde” à transação, Adam Silver, comissário da NBA, agradeceu à família Buss “por 46 anos de liderança e compromisso transformadores” nos Lakers, acreditando que Mark Walter será “uma grande adição à liga”.
NBA: LeBron James descarta estender carreira para jogar com 2º filho

