Aos 40 anos, astro do Lakers supera marca de Vince Carter e se torna o jogador com a carreira mais longa na história da NBA, contribuindo para vitória sobre o Jazz Basquete, -traducao-ia-, LeBron James, Los Angeles Lakers, NBA CNN Brasil
O ala do Los Angeles Lakers, LeBron James, entrou em quadra na Crypto.com Arena na noite de terça-feira (18) para iniciar sua 23ª temporada na NBA, e aos 40 anos adicionou mais um recorde ao seu ilustre currículo – a carreira mais longa na história da liga.
Até terça-feira, James dividia a marca com Vince Carter, que jogou 22 temporadas na NBA entre 1998 e 2000.
“Foi muito divertido estar em quadra com os companheiros. Foi mentalmente difícil para mim”, disse o tetracampeão da NBA após o jogo.
“Esta é a primeira vez que comecei uma temporada de basquete sem ter jogado desde que comecei a praticar o esporte, aos nove anos de idade, nunca tinha perdido o início de uma temporada”.
Vestindo sua famosa camisa número 23, James estava em quadra para o lance inicial contra o Utah Jazz.
O locutor da arena anunciou a conquista de James durante o primeiro quarto, recebendo uma breve ovação dos torcedores do Lakers. O futuro membro do Hall da Fama agradeceu ao público com um aceno.
Os Lakers tiveram um início lento, ficando até 11 pontos atrás no começo. James terminou sem pontuar no primeiro quarto, com o Jazz liderando por 36 a 27 após os primeiros 12 minutos.
James converteu um arremesso de três pontos da lateral no início do segundo quarto, marcando seus primeiros pontos nesta temporada histórica.
Conforme James esquentou no jogo, o Lakers também melhorou. Los Angeles diminuiu a diferença no segundo quarto e se distanciou no placar no segundo tempo, vencendo com facilidade por 140 a 125.
James terminou com um duplo-duplo, anotando 11 pontos e distribuindo 12 assistências na partida. O atleta, que foi 21 vezes para o All-Star Game, agora acumula impressionantes 1.293 jogos consecutivos marcando dois dígitos.
O atleta 21 vezes All-Star jogou por 30 minutos na partida, em linha com os demais titulares do Lakers, enquanto a equipe o reintegrava gradualmente ao jogo. James havia demonstrado preocupação com seu condicionamento físico antes da estreia na temporada nesta terça-feira.
“O ritmo me testou, mas fiquei feliz com a forma como consegui acompanhar os companheiros. Conforme o jogo avançava, meu fôlego melhorou bastante. Recuperei o segundo fôlego, recuperei o terceiro fôlego”, disse James. “O ritmo ainda está voltando, obviamente. Primeiro jogo em quase sete meses, então tudo que aconteceu hoje era esperado.”
Lesão
James ficou de fora dos primeiros 14 jogos do Lakers na temporada 2025-26 devido à ciática – um problema no nervo que causa dor originada na coluna e se irradia pela parte posterior da perna.
O maior pontuador da história da NBA retornou aos treinos do Lakers esta semana após estar ausente da equipe desde o início da pré-temporada no começo de outubro, devido ao que o técnico JJ Redick descreveu como uma irritação nervosa no glúteo.
Rumores sobre aposentadoria circularam em torno de James ao longo do último ano, mas em junho, o quatro vezes MVP da liga exerceu sua opção contratual de US$ 52,6 milhões para retornar à sua oitava temporada com os Lakers.
No ano passado, jogando em sua 22ª temporada, igualando o recorde da liga, James continuou demonstrando uma produtividade impressionante, com média de 24,4 pontos, 7,8 rebotes e 8,2 assistências em 70 jogos.
James havia marcado um recorde de 42.184 pontos em temporada regular e 50.473 combinando temporada regular e playoffs antes da estreia desta terça-feira.
O nativo de Akron, Ohio, entrou na NBA com grande expectativa aos 18 anos após ser selecionado como número 1 no Draft da NBA de 2003 pelo Cleveland Cavaliers. Ele completa 41 anos em dezembro.

