Fala acontece após ataque de Israel contra integrantes do Hamas na capital catariana Internacional, Catar, Faixa de Gaza, Guerra de Israel, Israel CNN Brasil
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, deve ser levado à Justiça, disse o primeiro-ministro do Catar, Mohammed bin Abdulrahman bin Jassim Al-Thani, em entrevista a Becky Anderson, da CNN.
“Ele precisa ser levado à justiça. Ele é procurado pelo (Tribunal Penal Internacional)”, afirmou Al-Thani.
Netanyahu, juntamente com o ex-ministro da Defesa Yoav Gallant, é acusado pelo TPI de crimes de guerra relacionados às ações de Israel em Gaza. Ambos negaram qualquer irregularidade.
Os comentários de Al-Thani à CNN são uma resposta direta ao alerta de Netanyahu ao Catar. Também nesta quarta, o premiê divulgou um vídeo dizendo para “ou expulsar (o Hamas) ou levá-lo à Justiça. Porque se não o fizer, nós o faremos”.
“Acho que alguém como ele está tentando dar lições de moral à guerra. Ele está violando todas as leis — ele violou todas as leis internacionais”, comentou Al-Thani.
Israel enfrenta críticas após atacar a liderança do Hamas na capital do Catar, um aliado dos EUA e mediador fundamental nas negociações de cessar-fogo em Gaza. A ação colocou em risco as negociações sobre a libertação de reféns e fim do conflito.
O Hamas afirmou que a ofensiva matou cinco integrantes do grupo, mas não matou a delegação de negociação, que seria o alvo. Dúvidas estão surgindo sobre o sucesso da operação, de acordo com duas autoridades israelenses.