Plataforma de streaming avalia entrar na disputa por direitos globais da competição a partir de 2027 Champions League, CNN Esportes, Futebol internacional, Netflix CNN Brasil
A Netflix está se preparando para fazer uma oferta bilionária pelos direitos de transmissão da Champions League da Uefa a partir de 2027, segundo informações da agência britânica PA.
A entidade europeia e os clubes do continente esperam arrecadar cerca de 4,3 bilhões de libras por temporada (R$ 30,8 bilhões) com a próxima venda de direitos de mídia e patrocínio.
O novo ciclo de negociação, que abrangerá o período de 2027 a 2033, deve incluir uma inovação importante: a opção de “global first pick”, que permitirá a um único grupo de mídia ou plataforma de streaming escolher com exclusividade uma partida por rodada para exibição mundial. Essa estratégia busca atrair gigantes do setor como Netflix, Disney, DAZN e Amazon, interessadas em ampliar seu alcance no esporte.
A proposta está sendo conduzida pela UC3, joint venture criada entre a Uefa e a Associação Europeia de Clubes (EFC), responsável pela gestão dos direitos comerciais das competições continentais. O primeiro processo de licitação está previsto para começar em 13 de outubro, e deve incluir, pela primeira vez, a venda simultânea dos direitos nos cinco maiores mercados televisivos da Europa: Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha.
Ainda não está claro até que fase da Champions League o modelo “global” poderá se estender. Isso porque a rede CBS mantém contrato de exclusividade nos Estados Unidos até 2030, o que limita a abrangência imediata da nova modalidade. Mesmo assim, fontes ouvidas pela PA indicam que a Uefa estuda acordos de longo prazo, superiores a três anos, em mercados estratégicos.
Em discurso na Assembleia Geral da EFC, o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, destacou a força comercial do futebol europeu e a parceria com a agência Relevent, que auxiliará na venda global dos direitos.
“Estamos construindo algo único, com ambição. Queremos oferecer o futebol mais envolvente e acessível, expandir nossas receitas e aproximar o jogo das pessoas em um cenário de mídia e streaming em constante mudança”, afirmou Ceferin.
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