Centenas de moradores e equipes de resgate foram mobilizados para ajudar a desbloquear estradas Internacional, Ásia, China, Monte Everest, Nepal, nevasca CNN Brasil
Cerca de mil pessoas ficaram presas em acampamentos na encosta leste do Monte Everest, no Tibete, por conta de uma nevasca que bloqueou estradas, segundo relatos da mídia estatal chinesa.
Centenas de moradores locais e equipes de resgate foram mobilizados para ajudar a remover a neve que bloqueia o acesso à área, que fica a uma altitude superior a 4.900 metros, segundo reportagem do portal de notícias Jimu News.
Alguns turistas na montanha já foram resgatados, acrescentou o portal.
A queda de neve começou na noite de sexta-feira (3) e continuou durante todo o sábado (4), conforme avisos nas contas oficiais do WeChat da Empresa de Turismo do Condado de Tingri. A companhia informou que a venda de ingressos e a entrada para apreciar a vista do Everest foram suspensas a partir do final do sábado.
Do outro lado da fronteira, no Nepal, fortes chuvas provocaram deslizamentos de terra e inundações repentinas que bloquearam estradas, destruíram pontes e mataram pelo menos 47 pessoas desde sexta-feira, informou a polícia.
Trinta e cinco pessoas morreram em deslizamentos de terra separados no distrito de Ilam, no leste, na fronteira com a Índia. Nove pessoas foram dadas como desaparecidas após serem arrastadas pelas águas da enchente e outras três morreram em raios em outras partes do país.

