By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Neymar, Gabigol e Lucas Moura entram em campanha contra gramado sintético 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Neymar, Gabigol e Lucas Moura entram em campanha contra gramado sintético 
outros

Neymar, Gabigol e Lucas Moura entram em campanha contra gramado sintético 

Última atualização: 18 de fevereiro de 2025 12:21
Published 18 de fevereiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A utilização de grama artificial voltou ao centro das discussões no futebol brasileiro
Este conteúdo foi originalmente publicado em Neymar, Gabigol e Lucas Moura entram em campanha contra gramado sintético no site CNN Brasil.  Futebol, CNN Esportes, Futebol brasileiro, Gabigol, Gramado sintético, Lucas Moura, Neymar CNN Brasil

Contents
Leia MaisPaulistão 2025: veja os confrontos das quartas de finalNeymar, Coutinho, Hulk e Memphis: veja jogadores mais “pops” nas redesEndrick quer sair do Real Madrid para jogar Copa do Mundo, diz jornalGrama sintética no BrasilEfeitos do calor na grama sintéticaProblemas crônicos com gramadoUma questão mundialPossíveis soluções

A utilização de gramados sintéticos voltou ao centro das discussões no futebol brasileiro nesta terça-feira (18), após jogadores da Série A iniciarem uma campanha nas redes sociais intitulada #NãoAoGramadoSintético.

Neymar, craque do Santos, Gabigol, do Cruzeiro, e Lucas Moura, do São Paulo, foram alguns dos atletas que se posicionaram contra a utilização de grama artificial nas competições nacionais.

Leia Mais

  • Paulistão 2025: veja os confrontos das quartas de final

    Paulistão 2025: veja os confrontos das quartas de final

  • Neymar, Coutinho, Hulk e Memphis: veja jogadores mais "pops" nas redes

    Neymar, Coutinho, Hulk e Memphis: veja jogadores mais “pops” nas redes

  • Endrick quer sair do Real Madrid para jogar Copa do Mundo, diz jornal

    Endrick quer sair do Real Madrid para jogar Copa do Mundo, diz jornal

Em publicação nas redes sociais, grandes nomes do futebol brasileiro como Neymar, Gabigol, Lucas Moura, Thiago Silva, Phillipe Coutinho e Alan Patrick, compartilharam o descontentamento com a utilização do gramado sintético. Veja:

“Preocupante ver o rumo que o futebol brasileiro está tomando. Com o tamanho e representatividade do nosso esporte, esse debate nem deveria existir. Nas ligas mais respeitadas do mundo, os jogadores são ouvidos e investimentos são feitos para assegurar a qualidade do gramado nos estádios. A solução para um gramado ruim é fazer um gramado bom, simples assim. Futebol é natural, não sintético. #NãoAoGramadoSintético”.

Grama sintética no Brasil

O “tapetinho”, como é apelidado por torcedores, passou a fazer parte da realidade do futebol brasileiro, causando grandes discussões sobre impacto no jogo e lesões.

Apesar das polêmicas, o gramado artificial está presente em alguns estádios do Brasil: Allianz Parque (Palmeiras), Ligga Arena (Athletico-PR), Nilton Santos (Botafogo) e no remodelado Pacaembu. O Atlético-MG também pretende utilizar gramado sintético na Arena MRV a partir deste ano.

Para adotar esse tipo de gramado, os clubes precisam ter um certificado de avaliação realizada pela Fifa. Alguns critérios avaliados são o quique e a rolagem da bola, a planicidade, a tração e rotação da chuteira. O parâmetro é o mesmo usado pela entidade para avaliar gramados europeus.

Entre as vantagens desse tipo de gramado está a possibilidade do estádio receber grandes eventos sem prejudicar a prática esportiva, não tendo interferência no estado da grama.

Efeitos do calor na grama sintética

A onda de calor que afeta o Brasil no começo de 2025 tem impacto nas mais diversas áreas, inclusive no esporte. Temperaturas extremas podem afetar a saúde de atletas e profissionais das mais diversas modalidades

Segundo a engenheira agrônoma Maristela Kuhn, o gramado artificial pode ser perigoso para a prática de esporte em meio a altas temperaturas.

“Os gramados brasileiros são espécies tropicais, bem resistentes ao calor. Claro que o gramado que não tiver irrigação adequada, se for uma irrigação ruim, aí sim, ele não tem como ser usado. Ele vai ficar todo queimado, porque as temperaturas estão muito exageradas”, disse Kuhn em entrevista à CNN Brasil.

Apesar de necessitar de cuidados especiais nos dias de calor extremo, o gramado natural consegue controlar a temperatura do solo.

“A célula da folha de grama transpira, ela libera umidade e ajuda a baixar a temperatura”, explica a engenheira agrônoma.


Gramado do estádio do MorumBIS
Gramado do estádio do MorumBIS • Reprodução / X São Paulo

O mesmo não pode ser dito do gramado sintético, principalmente quando se trata de calor extremo. Segundo Maristela Kuhn, as temperaturas no gramado sintético podem chegar a níveis perigosos para a prática de esporte.

“Uma comparação que a gente pode fazer é a de estar no centro de uma cidade com asfalto e estar num parque com árvores e com gramado. Você vai medir e a temperatura vai ser muito mais baixa. Existem estudos comparando gramado natural com artificial, na mesma situação, mesmo local, a sol pleno, que (indicam que) o gramado artificial vai ter 20, 30 graus a mais que o gramado natural. Então tem uma diferença muito grande. O gramado sintético é uma estrutura plástica. Aí as temperaturas podem facilmente atingir 80, 90 graus. E queimar o pé dos jogadores, como a gente já viu diversas vezes, pela chuteira mesmo. Cria bolha, queima”, alerta.


Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro • Foto: Wagner Meier/Getty Images

Problemas crônicos com gramado

O gramado sintético apresenta prós e contras. Mas a sua presença no contexto brasileiro se dá depois de décadas de problemas com gramados naturais.

Exemplo recente disso é o Maracanã, principal estádio do país, que já recebeu duas finais de Copa do Mundo e a decisão da Libertadores em 2023.

Apesar da importância do local, o maior palco do futebol brasileiro sofre com a qualidade do gramado.

Uma questão mundial

As discussões sobre gramado sintético e natural não são exclusivas do Brasil. Nem do futebol.

Nos Estados Unidos, a grama sintética é utilizada na NFL e sofre duras críticas. Em setembro de 2023, depois de uma lesão sofrida por Aaron Rodgers, o sindicato dos jogadores pediu a troca de todos os estádios para grama natural.

Alguns jogadores de futebol também costumam ser poupados em estádios de grama sintética.

Quando atuava no Grêmio, isso aconteceu com Luis Suárez, que tem problemas no joelho e evitou, por recomendação médica, atuar em grama sintética.

Possíveis soluções

O Catar precisou encontrar uma solução para que pudesse sediar a Copa do Mundo de 2022.

Para utilizar grama natural, o país empregou tecnologias que já vinham sendo aprimoradas.

Usou, por exemplo, uma espécie brasileira de grama, que é mais resistente ao calor. Além disso, essa grama recebeu tratamento especial, como irrigação com água do mar dessalinizada e climatização com ar gelado sendo soprado diretamente no gramado.

Quando se trata de temperaturas extremas, existem soluções para os dois tipos de gramado. Seja climatizar totalmente arenas com gramado sintético para amenizar o calor no solo, ou refrigerar artificialmente o gramado natural para que aguente o calor e não sofra danos que impeçam a prática esportiva.

Apesar das opções, a realidade brasileira parece estar longe do ideal. Enquanto isso, o jeito para a onda de calor atual é adotar soluções mais simples, como conclui a agrônoma Maristela Kuhn.

“O que eu vejo no Brasil, que as condições de infraestrutura são menores, é, nesse momento de temperatura extrema, conseguir trocar os horários das partidas, os horários de treinamento para campos que têm iluminação artificial e conseguir fazer à noite. Ou de manhã cedo. Porque aí você não vai ter esse problema do piso extremamente quente”, concluiu a engenheira agrônoma.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Neymar, Gabigol e Lucas Moura entram em campanha contra gramado sintético no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Tragédia em lixão: mais de 13 mil toneladas de lixo já foram retiradas

Pai de santo acusado de estupro ganha R$ 12 mil como servidor público

Rodrigo Paz e Jorge “Tuto” disputam presidência da Bolívia em 19 de outubro 

Nos EUA, Zelensky diz estar confiante em garantir a segurança da Ucrânia 

Trump pede que Zelensky desista da Crimeia e não se junte à Otan 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Concorrência desleal: risco real para a indústria, o Estado e o consumidor

10 de agosto de 2025
Idosa morre após acender cigarro enquanto usava balão de oxigênio 
INPC de fevereiro sobe 1,48% e acumula 4,87% em 12 meses, afirma IBGE 
Após divórcio, homem ateia fogo em metrô lotado na Coreia do Sul; veja 
Após morte de jovem de 25 anos, Vale das Pedrinhas fica sem ônibus; saiba detalhes
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?